Descoberta de Cabeças Esculpidas do Período Romano Tardio em Bet Shean

No inverno de 2019, encontraram em Bet shean, duas antigas lápides esculpidas em forma de cabeças humanas, conhecidas como “protomes”. Enquanto caminhava na área ao norte da antiga cidade, uma residente de Bet Shean avistou o topo de uma cabeça esculpida emergindo do solo.

O Dr. Eitan Klein, Vice-Diretor da Unidade de Autoridade de Antiguidades de Israel para a Prevenção do Roubo de Antiguidades, foi ao local e viu outra cabeça esculpida ao lado da primeira. Ele datou as esculturas do período romano tardio, nos séculos III-V d.C.

“Criadas em calcário local, as cabeças esculpidas exibiam características faciais distintas, roupas e estilos de cabelo. Pelo menos uma das esculturas representava um homem barbudo”, explicou Klein.

“Geralmente, essas cabeças eram colocadas ao lado ou dentro de cavernas funerárias, simbolizando o falecido. Estas duas, esculpidas em estilo artístico oriental, refletem a transição do estilo clássico para o romano tardio, adotando tendências artísticas locais.”

arqueologia bíblica - cabeças esculpidas

Atualmente, as duas cabeças esculpidas de lápide estão em exibição no Museu Arqueológico “Traços no Vale” no Parque Nacional Gan HaShlosha. O museu funciona de domingo a quinta-feira, das 10:00 às 14:00, e agendamentos de visitas em grupo podem se fazer ligando para 04-6581017.

Vale notar que as fortes chuvas de inverno têm o potencial de revelar descobertas arqueológicas adicionais. Se você encontrar artefatos antigos, por favor, denuncie à Autoridade de Antiguidades de Israel.

Fonte: facebook.com/AntiquitiesEN

Veja mais em Arqueologia Bíblica.