5 lições que aprendemos sobre fé com Josué e Calebe

A história de Josué e Calebe é uma das histórias mais poderosas e provocantes encontradas no Antigo Testamento. Está cheio de lições que podemos aprender sobre fé e colocar em prática hoje.

Qual é a história de Josué e Calebe?

A história de Josué e Calebe está em Números 13:1-33. Deus havia prometido ao Seu povo o território da terra prometida. Quando o povo de Israel estava acampado no deserto, o Senhor disse a Moisés que enviasse alguns homens para explorar a terra dos cananeus. 

Deus já havia feito uma aliança com o povo que a terra de Canaã seria deles. Ele estava simplesmente instruindo Moisés a enviar espiões para que eles pudessem relatar a Moisés como era a terra. 

Moisés escolheu líderes de cada uma das doze tribos de Israel e os instruiu a ir e relatar sobre o povo, o solo, as colheitas e outros detalhes.  

Os espiões subiram e entraram furtivamente na terra de Canaã e começaram sua exploração. Por quarenta dias completos, eles exploraram e reuniram informações. Eles até cortaram um galho que tinha enormes cachos de uvas nele. 

As uvas eram tão deliciosas e grandes que foram necessários dois homens para carregar o galho de volta. Também trouxeram romãs e figos. 

Quando os espias voltaram, eles foram diante de Moisés e Arão, e toda a assembleia de israelitas, para relatar suas descobertas. No entanto, foi aí que os problemas começaram. 

Depois de mostrar o fruto a Moisés e Arão, eles relataram que as pessoas que viviam ali eram muito poderosas e suas cidades muito fortificadas. Dez dos espiões acreditavam que os israelitas não deveriam atacar o povo de Canaã, embora Deus já lhes tivesse prometido a vitória. 

Josué e Calebe, no entanto, tinham uma perspectiva completamente diferente. Josué e Calebe acreditavam de todo o coração que deveriam ir contra os cananeus porque acreditavam que Deus lhes daria a vitória. 

No entanto, o povo de Israel ficou tão zangado com Josué e Calebe que falaram em apedrejá-los. Em sua ira, os israelitas murmuraram contra o Senhor e contra Moisés, reclamando que deveriam ter ficado no Egito. Deus ficou irado com a resposta do povo. 

Todos os homens enviados à terra para espionar “foram abatidos e morreram de uma praga” (Nm 14:37), exceto Josué e Calebe. Deus disse aos israelitas que, como consequência de seus resmungos, eles vagariam no deserto por 40 anos. 

Ao refletirmos sobre essa história, há várias lições que podemos aprender sobre a fé com Josué e Calebe. Aqui estão cinco lições que podemos aprender sobre a fé com Josué e Calebe:

1. A fé envolve risco

A fé confia em Deus e em Suas promessas, mas sempre envolve risco. Deus havia dito aos espiões que fossem explorar a terra que Ele estava dando aos israelitas. No entanto, confiar em Deus e obedecer envolvia risco por parte dos espiões que entravam na terra. Eles tiveram que arriscar sua segurança para fazer o que Deus ordenou. 

A fé ainda envolve risco hoje. Quando Deus chama missionários ou plantadores de igrejas para ir a um país fechado ao evangelho, isso envolve um risco. Poderia custar a vida daquele missionário. 

Quando Deus nos chama para fazer parceria com Ele na adoção, é um risco. A adoção pode falhar ou a criança que adotamos pode não se relacionar conosco. 

Quando Deus nos chama para testemunhar a um membro da família ou vizinho, isso envolve risco. Podemos ser rejeitados ou evitados. 

Amigo, a fé sempre envolve um risco porque você está colocando sua confiança em Deus que você não pode ver. No entanto, as escrituras nos dizem que “sem fé é impossível agradar a Deus” (Hebreus 11:6).

2. A fé pode custar caro

Para Josué e Calebe, sua fé custou caro. Toda a assembleia de Israel se voltou contra eles e quis apedrejá-los. Imagino que eles perderam muitos amigos naquele dia, pois a grande maioria das pessoas acreditava que os outros espiões estavam certos em seu medo. 

No início da década de 1950, cinco missionários que sentiram que Deus os havia chamado para ministrar a uma tribo na Amazônia foram mortos por essa mesma tribo. Jim Elliot, Nate Saint, Ed McCully, Peter Fleming e Roger Youderian foram todos assassinados quando se aventuraram a fazer contato com o povo Huaorani. Elizabeth Elliot, esposa do falecido Jim Elliot, passou a escrever 24 livros após a morte de seu marido. Elizabeth tinha uma compreensão profunda do custo da fé e da obediência e muitas vezes escrevia sobre esses assuntos. 

Em nossa era de indulgências, precisamos lembrar que a fé custa caro e Jesus realmente disse que seria caro. Ele nos instruiu a tomar nossa cruz e segui-Lo (Lucas 9:24-25). 

3. A fé olha para Deus

Josué e Calebe viram as mesmas pessoas e circunstâncias que os outros espias viram. No entanto, eles tiveram uma resposta diferente. Por quê? Josué e Calebe tinham seus olhos focados no caráter todo-poderoso de Deus e não nos desafios. 

Os outros espiões se concentraram nos desafios e não no caráter de Deus. Como resultado, eles espalham negatividade por todo o acampamento. 

A lição para nós é que, quando os desafios são grandes, precisamos desviar nosso foco de nossos problemas e fixá-lo firmemente no Senhor. 

Cada designação de Deus tem desafios. No entanto, se é aí que você fixa seu foco, ficará sobrecarregado de medo. Em vez disso, fixe seu foco no poder onipotente de Deus.

Havia uma velha canção cantada há muitos anos, escrita por Charles Wesley. Tem sido cantada ao longo dos anos por muitos missionários que seguem o chamado de Deus. 

“Fé, fé poderosa, a promessa vê
E olha somente para Deus;
Ri das impossibilidades
E chora: Será feito!

E Gritos; Deve ser feito! 
E Chora: Será feito!
Ri das impossibilidades 
E grita: Será feito!”

Precisamos da fé de Josué e Calebe, que olharam somente para Deus e clamaram, será feito!

4. A fé muitas vezes requer espera

Depois de espionar a terra e dar um relatório cheio de fé, levou mais 40 anos até que Deus permitiu que Josué e Calebe entrassem na terra prometida. 40 anos devem ter parecido muito tempo! Eu me pergunto como eles nutriram sua fé durante esses anos. 

A espera deles foi resultado do pecado dos outros 10 espias que não creram na promessa de Deus. No entanto, muitas vezes Deus usa a espera para refinar Seus instrumentos e preparar o palco para Sua glória. 

Aos 85 anos, 45 anos depois de terem espionado a terra, Calebe pediu a Josué que lhe desse a terra que o Senhor lhe havia prometido para Sua família. Mesmo aos 85 anos, Ele confiou que o Senhor o usaria para expulsar os anaquitas. 

A lição para nós é que mesmo quando Deus prometeu algo, pode levar muito tempo para vermos a promessa cumprida. No entanto, na espera, nossa fé pode se fortalecer. Como Calebe, podemos continuar confiando no Senhor mesmo na velhice.

5. A fé resulta em fecundidade

As palavras de Moisés aos espias antes de enviados foram: “Tende bom ânimo e trazei do fruto da terra”. Enquanto os espias trouxeram frutos, todos, exceto Josué e Calebe, não tinham fé. 

Deus havia feito uma aliança com Seu povo de que eles entrariam na terra prometida, mas 10 dos espias não tinham a fé corajosa necessária para agir de acordo com a promessa de Deus. Como resultado, eles não puderam desfrutar do fruto da terra prometida. 

Josué e Calebe, no entanto, não apenas desfrutaram do fruto literal da terra, mas também experimentaram a frutificação que vem em nossas vidas espirituais à medida que caminhamos fielmente com Jesus ao longo do tempo. Josué ascendeu à liderança por trás de Moisés, e Calebe gostava de viver com alegria e resiliência mesmo na velhice. Aos 85 anos, ele pede, “dê-me esta montanha”. 

Agora vivemos na nova aliança. E o fruto que Deus prometeu são os frutos do Espírito: “amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio” (Gálatas 5:22-23). 

Queremos essas qualidades, mas isso significa que temos que dar um passo de fé corajosa para recebê-las. Devemos exercer nossa fé com confiança corajosa e obediência ativa, só então veremos a frutificação a longo prazo que desejamos. 

A história de Josué e Calebe tem muitas lições para você e para mim e como vivemos uma vida de fé. Que nos lembremos que a fé envolve risco, a fé pode custar caro, a fé olha para Deus, a fé muitas vezes requer espera e, no entanto, a fé resulta em uma vida frutífera. 

Josué e Calebe entraram na terra prometida – versículos

Deuteronômio 1:34-36

34 Ouvindo, pois, o Senhor a voz das vossas palavras, indignou-se, e jurou, dizendo:
35 Nenhum dos homens desta maligna geração verá esta boa terra que jurei dar a vossos pais.
36 Salvo Calebe, filho de Jefoné; ele a verá, e a terra que pisou darei a ele e a seus filhos; porquanto perseverou em seguir ao Senhor.
37 Também o Senhor se indignou contra mim por causa de vós, dizendo: Também tu lá não entrarás.
38 Josué, filho de Num, que está diante de ti, ele ali entrará; fortalece-o, porque ele a fará herdar a Israel.

Deuteronômio 1:34-36

Números 14:30

30 Não entrareis na terra, pela qual levantei a minha mão que vos faria habitar nela, salvo Calebe, filho de Jefoné, e Josué, filho de Num.

Números 14:30

Artigos relacionados

Equipe Redação BP

Nossa equipe editorial especializada da Biblioteca do Pregador é formada por pessoas apaixonadas pela Bíblia. São profissionais capacitados, envolvidos, dedicados a entregar conteúdo de qualidade, relevante e significativo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo