LÃ – Significado

– A palavra heb. “gez” é traduzida como “lã” (Deuteronômio 18.4; Jó 31.20) e também como “erva ceifada” (Salmos 72.6; Amós 7.1). Ela se refere àquilo que é obtido após a tosquia das ovelhas, principalmente a lã após ser tosquiada.

A lã era uma mercadoria significativa no Oriente Próximo da Antiguidade. O rei Messa de Moabe, que era criador de ovelhas, enviava anualmente uma oferta de 100 mil carneiros como tributo para o rei Acabe de Israel (2 Reis 3.4). Além disso, o povo de Damasco comercializava lã com os mercadores de Tiro (Ezequiel 27.18). Os israelitas frequentemente usavam roupas feitas de lã (Levítico 13.47-59; Isaías 51.8; Oséias 2.5,9), embora a mistura de lã com linho fosse proibida (Deuteronômio 22.11). Curiosamente, o uso de roupas de lã era estritamente proibido para os sacerdotes israelitas que serviam no pátio interno do santuário (Ezequiel 44.17).

Além de seu valor material, a lã também possui significados simbólicos na Bíblia, representando testemunho e pureza. Ela é usada como uma metáfora para a redenção (Isaías 1.18), bem como para descrever o cabelo do “ancião de dias” (Daniel 7.9) e o cabelo e a cabeça do “Filho do homem” (Apocalipse 1.14).

Versículos referência

Deuteronômio 18.4: “Então, as primícias do seu grão, do seu mosto e do seu azeite, e as primícias da das ovelhas, lhe darás.”

Jó 31.20: “se a sua me testificar contra ele, e se as ovelhas abanarem a cabeça após ele,”

Juízes 6.37-40: Neste caso, os versículos mencionados não fazem parte do texto, mas estão relacionados ao relato das experiências de Gideão com a .

2 Reis 3.4: “Messa, rei de Moabe, era criador de ovelhas, e pagava a ovelha de cem mil cordeiros, e de cem mil carneiros, com a deles.”

Ezequiel 27.18: “Damasco negociava contigo por causa da multidão das tuas obras, por causa da multidão de todas as riquezas; com vinho de Helbom, e com branca.”

Oséias 2.5,9: “Porque sua mãe se prostituiu; aquela que os concebeu procedeu desonestamente; porque diz: Irei após os meus amantes, que me dão o meu pão e a minha água, a minha e o meu linho, o meu azeite e as minhas bebidas.”

Deuteronômio 22.11: “Nunca vestirás roupa de estamenho e juntamente.”

Isaías 1.18: “Vinde, pois, e arrazoemos, diz o Senhor; ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a .”

Daniel 7.9: “Continuei olhando, até que foram postos uns tronos, e um ancião de dias se assentou; o seu vestido era branco como a neve, e o cabelo da sua cabeça como pura ; o seu trono era de chamas de fogo, e as suas rodas de fogo ardente.”

Apocalipse 1.14: “E a sua cabeça e cabelos eram brancos como branca, como a neve; e os seus olhos como chama de fogo;”

Equipe Redação BP

Nossa equipe editorial especializada da Biblioteca do Pregador é formada por pessoas apaixonadas pela Bíblia. São profissionais capacitados, envolvidos, dedicados a entregar conteúdo de qualidade, relevante e significativo.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo