LABÃO – Significado

LABÃO (Pessoa) – Filho de Betuel (Gênesis 24:24, 29), irmão de Rebeca (versículos 15, 29), pai de Lia e Raquel (Gênesis 29:16) e tio e sogro de Jacó. Os antepassados de Labão viveram em Ur, mas seu pai, Betuel, foi chamado de arameu de Padã-Arã, e Labão também é mencionado como arameu (ARC – “sírio”, Gênesis 25:20; cf. Gênesis 28:5). Sua cidade natal era Harã, que ficava na Síria e que, como Ur, era um centro de adoração do deus-Lua, Sin ou Nanar.

Quando Isaque atingiu a idade apropriada, Abraão enviou seu servo Eliezer de volta a Harã para encontrar uma esposa para Isaque. Labão recebeu Eliezer com hospitalidade e proveu abrigo para ele e seus camelos (Gênesis 24:29-33, 54). Labão atuou como o chefe da casa; tomou a decisão sobre o casamento de Rebeca com Isaque (versículos 50, 51), e Eliezer deu presentes valiosos a ele e sua mãe (versículo 53).

Labão desempenha um papel significativo na narrativa de seu sobrinho Jacó em busca de uma esposa. Depois que Isaque foi enganado por Rebeca e Jacó, Rebeca temeu que Esaú matasse Jacó, então sugeriu que ele fugisse para a casa de seu irmão, Labão (Gênesis 27:43). Enquanto isso, ela convenceu Isaque de que Jacó partira para Harã para encontrar uma esposa entre o povo deles.

Quando Jacó chegou à região de Harã, encontrou Raquel, a filha mais jovem de Labão, e foi calorosamente recebido (Gênesis 29:13). Labão contratou Jacó para cuidar de seus rebanhos e estabeleceu um acordo de que, após sete anos de trabalho, Jacó receberia Raquel como salário. Ao final desse período, Labão substituiu Raquel por Lia, sua filha mais velha. Jacó protestou, mas os dois homens finalmente concordaram que Jacó serviria outros sete anos por Raquel.

Tanto Jacó quanto Labão eram negociantes astutos e tiveram sérios desentendimentos em relação aos salários. Jacó propôs que eles compartilhassem uma parte dos rebanhos. Quando isso foi aceito, o Senhor abençoou Jacó e seus rebanhos, o que deixou Labão enfurecido. Jacó alegou que Labão havia mudado seu salário dez vezes (Gênesis 31:7, 41).

Jacó fugiu de Harã, e Labão o perseguiu porque estava perdendo seus deuses domésticos, cuja posse garantiria ao detentor a herança de Labão. Raquel os havia roubado, mas habilmente os escondeu da vista de seu pai. Labão e Jacó se separaram após fazerem uma aliança de paz e erigirem uma coluna de pedras como testemunha entre eles (Gênesis 31:46-50).

Equipe Redação BP

Nossa equipe editorial especializada da Biblioteca do Pregador é formada por pessoas apaixonadas pela Bíblia. São profissionais capacitados, envolvidos, dedicados a entregar conteúdo de qualidade, relevante e significativo.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo