O que significa ser ungido?

Ser ungido é ser separado, capacitado ou protegido. Muitos podem ser ungidos, mas há um único Ungido que tornou isso possível para todos. 

Você pode ter ouvido um comentário como este no culto da sua igreja local: “A unção é forte hoje!” ou “Eu posso sentir a unção neste lugar”. 

É uma curiosidade válida se perguntar se isso é muitas vezes mal utilizado, ou se uma “unção” é algo transferível. 

Você pode até ver os líderes da igreja “ungindo” os membros com óleo. Isso é bíblico? Vamos explorar mais o conceito de unção.

O significado de ungido

O ato de “ungir” ou “ser ungido” é ser untado ou esfregado com óleo como parte de uma cerimônia religiosa para tornar alguém ou algo sagrado. 

O significado grego de “ungir” é composto de duas palavras: chrio que significa “manchar ou esfregar óleo”, e aleipho, que significa “ungir”. 

Em hebraico, o termo masah tem conexões seculares, como esfregar um escudo com óleo, espalhar tinta em uma casa ou ungir o corpo com óleo. 

Independentemente da definição de origem ou uso, a intenção da unção é separar uma pessoa, lugar ou coisa para uso divino. 

Destina-se a capacitar as pessoas para realizar a obra de Deus, para proteção, ou para descrever a libertação do Messias.

O uso original de unção com óleo era por pastores, de acordo com Got Questions.com. Frequentemente piolhos e insetos incomodadas suas ovelhas. Podiam até matar as ovelhas se os insetos entrassem na pele ou nas orelhas delas. 

Os pastores, portanto, derramavam óleo na cabeça da ovelha, tornando-a muito escorregadia para os insetos rastejarem, de modo que eles simplesmente caíssem. 

Depois disso, a unção tornou-se um símbolo de proteção, capacitação e bênção como a conhecemos hoje.

Onde o termo “ungido” aparece na Bíblia?

Há versículos ligados a cada um dos quatro usos da unção listados acima:

Para separar

2 Reis 9:6 – “Então Jeú deixou os outros e entrou na casa. Então o jovem profeta derramou óleo sobre a cabeça de Jeú e disse: ‘Assim diz o Senhor, o Deus de Israel: Eu te unjo rei sobre o povo do Senhor, Israel’”.

Gênesis 28:18 – “De manhã cedo, Jacó pegou a pedra que havia colocado debaixo de sua cabeça e a erigiu como coluna e derramou óleo sobre ela”.

Capacitando pessoas

2 Coríntios 1:21-22 – “E é Deus quem nos confirma convosco em Cristo, e nos ungiu, e também nos selou e nos deu o seu espírito em nossos corações como garantia”.

Proteção

1 Crônicas 16:21-22 – “Ele não permitiu que ninguém os oprimisse; repreendeu os reis por causa deles, dizendo: Não toqueis nos meus ungidos! Não façam mal aos meus profetas!’”

Tiago 5:14 – “Alguém entre vocês está doente? Chame os anciãos da igreja, e orem sobre ele, ungindo-o com óleo em nome do Senhor”.

O Ungido

Salmos 89:51 – “As zombarias com que os teus inimigos, Senhor, zombaram, com que zombaram a cada passo do teu ungido.”

Quem é o “ungido” mencionado na Bíblia?

Atos 10:38 diz: “E vocês sabem que Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com poder. Então Jesus andou fazendo o bem e curando a todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com ele”. 

Jesus não foi o único ungido, porém, como visto no Salmo de Davi acima. O ungido era qualquer pessoa que Deus escolhia para realizar uma tarefa.

Enquanto muitos podem ser ungidos, Jesus é o mashiyach, ou o Messias, o ungido final. Ele é nosso libertador e quem capacita todos os cristãos para continuar suas obras. Se não fosse pela obra de Jesus, Deus não teria enviado o “ajudador”, ou o Espírito Santo. Sem Jesus, não podemos fazer a obra de Deus.

Outras pessoas podem ser ungidas?

Não há nada de errado com os líderes da igreja e outros crentes ungindo uns aos outros com óleo hoje. Você não precisa se tornar um rei para ser ungido. 

Podemos ungir nossos lares, nossas comunidades, nossa família, amigos, irmãos crentes, etc., mas a exigência é que seja um ato do Senhor. 

Isso significa que não podemos nos ungir e depois afirmar que somos todo-poderosos. E não devemos ungir nossa casa e afirmar que ela é mais valiosa do que é. Esta posição do coração não é do Senhor.

Muitos cristãos acreditam que o poder está no próprio óleo. Enquanto o óleo é um símbolo da proteção e bênção de Deus, o poder em si é um chamado de Deus para realizar a obra do Seu coração aqui na Terra. 

Qualquer coisa que vá além da palavra ou do fruto do espírito (Gálatas 5:22) não é de Deus e não deve ser ungido como tal.

Como os cristãos devem encarar Jesus como o Ungido hoje?

Jesus é o princípio e deve ser visto como aquele que unge. Ele é o maior. Através Dele recebemos o Espírito Santo. Ele disse em João 14:12:

“Em verdade vos digo que todo aquele que crê em mim fará as obras que tenho feito, e fará coisas ainda maiores do que estas, porque eu vou para o Pai”. 

As obras que Jesus estava fazendo estavam espalhando esperança, compartilhando amor, dando cura, e essas são as coisas que Ele nos chamou para fazer. 

Em João 14:26, Ele disse:

“Mas o Advogado, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito”.

Um exemplo

Como nosso exemplo, podemos olhar para sua demonstração em Lucas 7:45-46 como o caminho para realizar esta grande capacitação. 

Uma mulher “imoral” da cidade, aparentemente cheia de culpa, aproximou-se de Jesus enquanto ele jantava. 

Ele compartilha uma lição valiosa sobre o perdão quando Simão questiona o envolvimento de Jesus com a mulher. No versículo, Jesus diz a Simão:

“Você não me cumprimentou com um beijo, mas desde o momento em que entrei, ela não parou de beijar meus pés. Você negligenciou a cortesia do azeite para ungir minha cabeça, mas ela ungiu meus pés com perfume raro.”

O que torna este momento tão especial é que Jesus reconheceu a mulher por sua fé. Em Efésios 2:8, lemos “Deus te salvou por sua graça quando você creu. E você não pode levar crédito por isso; é um dom de Deus”. 

Jesus viu Deus na mulher através de seu espírito culpado. Jesus estava capacitando esta mulher a continuar neste caminho de arrependimento em que ela estava, e nos mostrou como Deus reage aos nossos atos de fé. Por mais que ela o ungiu por ser o Messias, Ele a ungiu para sair e fazer o mesmo ato de perdão para os outros. 

Este é o ato final da unção, para realizar a obra de Deus através do amor e capacitação.

Equipe Redação BP

Nossa equipe editorial especializada da Biblioteca do Pregador é formada por pessoas apaixonadas pela Bíblia. São profissionais capacitados, envolvidos, dedicados a entregar conteúdo de qualidade, relevante e significativo.

Artigos relacionados

Um Comentário

  1. Mt bom esse app tem me ajdado d mais nos estudos biblicos e as vezes nas minhas pregações q Deus vos abençoe grandemente cada vez mais e continuem a ajudar a tds q ama a palavra d Deus amém…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo