QUADRADO, APOLOGIA DE – Significado

QUADRADO – Por volta do ano 125 dC, Quadrado escreveu uma apologia cristã primitiva destinada ao imperador Adriano, com o objetivo de defender o cristianismo. O único fragmento sobrevivente dessa obra é encontrado nos escritos de Eusébio, e nele, Quadrado declara o seguinte:

“Mas as obras de nosso Salvador eram sempre presentes (pois elas eram genuínas), a saber, os que foram curados, os que foram ressuscitados da morte, os que não só eram vistos no ato de ser curado ou ressuscitado, mas também sempre estiveram presentes; e não apenas quando o Salvador estava na terra, mas também depois da partida dele, pois eles viveram por tempo específico; de modo que alguns deles sobreviveram mesmo até o nosso tempo.”

Segundo Eusébio, Quadrado redigiu essa apologia com o propósito de proteger a comunidade cristã da interferência de “alguns homens maus” que buscavam perturbar os cristãos. Além disso, Quadrado tinha a esperança de persuadir o imperador Adriano quanto à sinceridade do cristianismo, de modo que Adriano, mantendo a pureza das intenções dos cristãos, interrompeu as perseguições. É importante destacar que, por vezes, a apologia de Quadrado é erroneamente associada à Epístola a Diogneto.

Equipe Redação BP

Nossa equipe editorial especializada da Biblioteca do Pregador é formada por pessoas apaixonadas pela Bíblia. São profissionais capacitados, envolvidos, dedicados a entregar conteúdo de qualidade, relevante e significativo.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo