Quem foi Adoni-Zedeque: História do rei derrotado por Josué

Você sabe a importância de saber quem foi Adoni-Zedeque, ou, já pensou porque devemos ler os relatos de como os israelitas lutaram para conquistar a terra prometida?

No livro de Josué é possível entender que o povo sobreviveu devido à intervenção divina.

As suas conquistas, no entanto, vieram de muitas batalhas, muitas alianças e derramamento de sangue. Esse é um dos motivos que muitas pessoas não conseguem ver o operar de Deus em muitas dessas passagens bíblicas.

Sob a perspectiva do povo de Israel, eles precisavam reconquistar suas terras, uma vez que elas tinham sido compradas por Abraão e dada aos seus descendentes por promessa de Deus.

O seu tempo de vida no Egito, fez com que outros povos dominassem aquelas terras que eram deles, por isso, a necessidade de conquistá-las.

Quem foi Adoni-Zedeque

Esse personagem é descrito na bíblica como rei de Jerusalém em Josué 10:1: 

E SUCEDEU que, ouvindo Adoni-Zedeque, rei de Jerusalém, que Josué tomara a Ai, e a tinha destruído totalmente, e fizera a Ai, e ao seu rei, como tinha feito a Jericó e ao seu rei, e que os moradores de Gibeom fizeram paz com os israelitas, e estavam no meio deles,

E, Josué, líder israelita, o derrotou em uma batalha que se encontra descrita no Antigo Testamento. (Josué 10:26)

Apesar de seu nome não ser tão conhecido quanto outros reis da antiguidade, existe um contexto em que entender quem foi Adoni-Zedeque faz todo sentido.

Não vamos fazer confusão com Adoni-Zedeque e Adoni-Bezeque

Antes de tudo, vale observar que existe na bíblia um nome semelhante a esse, isto é, Adoni-Bezeque, ele aparece no livro de Juízes 1:5-7. 

No entanto, a cronologia bíblica nos indica que se trata de personagens diferentes, uma vez que, Josué morreu por volta do ano 1390 a.C. e que os Juízes começaram a governar em 1375 a.C.

Outro detalhe que nos leva a entender que não é a mesma pessoa, é que para as tribos continuarem as conquistas, consultaram ao Senhor para saber quem subirá aos cananeus para pelejar contra eles. (Juízes 1:1)

Além disso, esse personagem reinava sobre os cananeus e costumava cortar os polegares dos pés e das mãos de seus inimigos para impedi-los de lutar contra ele. (Juízes 1:7)

Significado do nome

Segundo o site Abarim, o nome Adoni-zedeque, no hebraico significa “Meu senhor é Justo, senhor da Justiça”. Etimologia: Do (1) o substantivo אדן (‘adon), senhor, senhor ou senhor, e (2) o verbo צדק (sadek), ser justo ou reto.

De acordo com Christiananswers, significa: senhor da justiça ou retidão.

Estudiosos acreditam que esse deveria ser um título de realeza ou de poder. 

Adonizedeque a História do rei derrotado por Josué

Por que Josué batalhou com esse rei?

Esse personagem era o rei de Jerusalém na época em que os israelitas estavam conquistando a terra de Canaã. Conforme descrito no livro de Josué, este rei governou uma coalizão de cidades-estado cananéias e sua influência se estendia além das fronteiras de Jerusalém.

A batalha entre eles aconteceu em Gibeão, uma cidade que havia se aliado aos israelitas. Na verdade, os gibeonitas quando ouviram que os israelitas conquistaram Jericó e Ai, criaram uma estratégia para se aliar a Israel. (Josué 9: 3-6)

Essa aliança fez com que Adoni-Zedeque fosse pelejar com os de Gibeão e para evitar que outras cidades seguissem o exemplo. Ele liderou um exército de vários reis cananeus em uma campanha para atacar Gibeão e trazer a cidade de volta para a aliança cananéia.

Josué, por sua vez, estava determinado a proteger Gibeão e manter a aliança com a cidade, reuniu seus próprios exércitos e marchou para enfrentar Adoni Zedeque e seus aliados. 

A batalha foi feroz, mas no final, os israelitas prevaleceram O rei foi capturado e levado diante de Josué, que o derrotou publicamente.

Qual a importância de saber quem foi Adoni-Zedeque?

Essa história é importante por várias razões. Em primeiro lugar, é um exemplo da guerra e da política na época antiga. Esse personagem não era apenas um rei, mas um líder militar e político que controlava várias cidades-estado. 

Por isso, ele usou sua influência para tentar preservar a aliança cananéia, e a batalha de Gibeão foi uma tentativa de impedir que outras cidades se juntassem aos israelitas.

Além disso, a história é significativa porque mostra a importância da aliança na época antiga. Gibeão se juntou aos israelitas porque acreditava que seria mais seguro do que permanecer sozinha. A aliança com os israelitas permitiu que a cidade se protegesse contra inimigos comuns.

Finalmente, essa história nos mostra a importância de fazer alianças para vencer as nossas batalhas. Além disso, nos revela a força, determinação e coragem para perseguir as promessas de Deus em nossas vidas.

Outros líderes, juízes e profetas como Samuel também precisaram lutar para alcançar um objetivo.

Josiane Silva

Olá, eu sou a Josiane Silva, mãe, avó e procuro servir a Deus. Amo estudar a bíblia para compreender o comportamento humano. Afinal podemos aprender muito com as histórias dos outros, não é mesmo? Como gosto muito de ler e de escrever, também trabalho como redatora freelancer.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo