Quem foi Ezequiel na Bíblia?

Ezequiel, cujo nome significa “Deus fortalece”, era filho do sacerdote Buzi. Ele foi um profeta do período do exílio na Babilônia.

Provavelmente você já ouviu sobre a roda que Ezequiel ele viu em uma visão ou sobre Ezequiel testemunhando ossos secos ganhando vida em um deserto. Ou talvez você tenha ouvido falar desse profeta do Antigo Testamento através das estranhas visões que ele teve.

Não importa qual seja o caso, a maioria de nós tem pelo menos uma vaga familiaridade com esse grande profeta das escrituras. Mas o que sabemos além disso? Estamos cientes do contexto histórico em que Ezequiel viveu?

Sabemos por que Deus enviou a Ezequiel tantas visões bizarras, juntamente com profetas durante o exílio babilônico, como Daniel?

Neste estudo, vamos aprender no contexto cultural de Ezequiel o por que devemos saber mais sobre ele do que apenas todas as visões que ele teve.

O contexto cultural de Ezequiel

Ezequiel viveu durante um dos tempos mais tumultuados de Israel. O reino se dividiu em dois e desceu a partir daí.

Os assírios haviam eliminado o reino do norte, e o reino do sul de Judá tinha seu dia de ajuste de contas chegando.

O Império Babilônico começou a varrer o mundo antigo e fez os reis de Israel pagarem algo conhecido como tributo.

Essencialmente, Babilônia era um pouco como um chefe da máfia, e contanto que você o pagasse, você não teria problemas. O problema veio, no entanto, quando o rei de Israel decidiu cessar seu tributo.

Em vez de confiar no Senhor para livrá-los dos babilônios, Judá depositou sua fé no poder estrangeiro do Egito, o mesmo povo que os escravizou anos antes.

Isso não vai bem e os babilônios com sucesso sitiaram Jerusalém e levaram a maioria de seus habitantes cativos. Naquela época, Ezequiel tinha 25 anos quando foi exilado.

Antes disso, ele viveu durante o reinado bem-sucedido e piedoso do rei Josias e os reis não tão bem-sucedidos que vieram depois.

Não ajudou que  falsos profetas corriam desenfreados em Israel na época e lhes dissessem que estariam a salvo dos babilônios.

O chamado de Ezequiel para a vida de um profeta não acontece até que ele atinja a idade de 30 anos (Ezequiel 1), muito além da meia-idade de muitas pessoas nos tempos antigos (na verdade, Ezequiel morre em seus 50 anos).

Devemos manter este contexto cultural em mente porque Ezequiel teria sido em sua infância durante o reinado de Josias. Ele provavelmente só viu reis terríveis no trono de Israel e depois o cerco babilônico.

Infelizmente, Ezequiel nunca teve a chance de testemunhar o retorno dos cativos babilônicos sob o domínio da Pérsia.

Ezequiel era sacerdote ou profeta?

Ezequiel era tanto sacerdote quanto profeta. A Bíblia o identifica como sacerdote em Ezequiel 1:3, onde ele se refere a si mesmo como “filho de Buzi, o sacerdote”. Ele também é descrito como realizando funções sacerdotais, como oferecer sacrifícios e interpretar a lei (Ezequiel 40-48).

Ao mesmo tempo, Ezequiel também era um profeta. Ele recebeu visões e revelações de Deus, que ele transmitiu ao povo de Israel. O livro de Ezequiel na Bíblia registra essas visões e revelações, que incluem profecias sobre a destruição de Jerusalém, o exílio do povo judeu e a restauração futura de Israel.

O caráter de Ezequiel

A Bíblia muitas vezes não nos mostra as falhas e deficiências dos profetas e não tende a mergulhar muito em suas disposições e personalidades. Mas o que sabemos sobre Ezequiel?

Ezequiel começou como sacerdote, o que significa que ele veio da tribo de Levi, a tribo especificamente consagrada para o sacerdócio.

Antes do exílio, ele recebeu influência do famoso profeta lamentador Jeremias.

Embora Ezequiel denuncie várias cidades e nações, bem como Israel por seus pecados, ele também desempenha o papel de consolador e consolador, um equilíbrio típico que vemos entre muitos profetas do Antigo Testamento, como Daniel e Jeremias.

Além disso, não sabemos muito especificamente sobre seu personagem. Sabemos que ele buscou a Deus fervorosamente, sentiu desespero e esperança em relação à situação de Israel e sabia bastante sobre os deveres sacerdotais.

Como foi a morte do profeta Ezequiel?

As informações sobre sua morte são baseadas em tradições e especulações.

Tradições e especulações sugerem diferentes causas e datas: Morte natural por causas naturais em idade avançada. Martírio por suas mensagens proféticas contra a idolatria. Morte em Tel Abib, na Babilônia, onde viviam os exilados. Data da morte entre 570 a.C. e 560 a.C.

O livro de Ezequiel, no Antigo Testamento, termina com uma visão do templo restaurado e uma descrição das terras que seriam atribuídas às tribos de Israel na terra prometida.

A Bíblia não detalha a morte de Ezequiel, apenas que ele morreu no exílio na Babilônia. Tradições e especulações sugerem diferentes causas e datas, mas sem confirmação histórica.

O legado de Ezequiel como profeta corajoso e fiel permanece, inspirando e desafiando as pessoas até hoje.

O que podemos aprender com Ezequiel?

Além de nossa falta de conhecimento sobre sua vida pessoal, podemos aprender várias coisas com esse profeta.

1. Primeiro, Deus pode nos chamar para uma determinada vocação ou ministério a qualquer momento.

A vida de Ezequiel estava na metade quando Deus lhe enviou visões proféticas.

Talvez ele tenha sentido falta de propósito porque seus deveres sacerdotais não eram mais necessários na Babilônia. Ainda assim, Deus o usa e entrega mensagens cheias de esperança.

2. Em segundo lugar, podemos saber que Deus pode usar até a vida mais difícil para trazer glória a ele.

Ezequiel teve uma vida difícil. Ele provavelmente não tinha muitas lembranças do rei Josias e só testemunhou corrupção, morte e cativeiro em sua vida.

No entanto, Deus prevalece na história. O profeta tem algo a esperar e esperar para as futuras gerações de Israel.

Leitura adicional: 5 coisas interessantes para saber sobre Ezequiel na Bíblia