Salmo 5: Estudo versículo por versículo comentado e explicado

O Salmo 5 é uma oração matinal de Davi onde ele busca orientação, proteção e justiça diante de seus inimigos. Neste estudo completo, vamos explorar versículo por versículo comentado e explicado do Salmo 5 da Bíblia.

Que tipo de Salmo é o 5?

O Salmo 5 é classificado como “salmo imprecatório” devido à oração no versículo 10, o que também se observa em outros salmos (12, 35, 37, 58, 59, 69, 79, 83, 109, 139 e 140).

Nestes salmos, os autores retratam um Deus de furor, pronto para destruir os pecadores em busca de vingança contra seus inimigos.

No entanto, é crucial considerar diversos fatos antes de rotular os salmistas que veem Deus como um “valentão briguento” incapaz de perdoar. Em primeiro lugar, os inimigos descritos são aqueles que se rebelaram contra o Senhor (5:10) e, em alguns casos, contra o rei ungido do Senhor.

Israel, como povo da aliança, tinha a promessa de proteção divina enquanto fosse obediente (Lv 26; Dt 27 – 29). Na aliança com Abraão, Deus prometeu abençoar quem abençoasse Israel e amaldiçoar quem o amaldiçoasse (Gn 12:1-3).

Quando os israelitas pediam por justiça contra seus inimigos, estavam apenas solicitando que Deus cumprisse suas promessas na aliança.

Embora “Deus é amor” (1 Jo 4:8, 16), Ele também é “luz” (1 Jo 1:5) e, em Sua santidade, deve lidar com o pecado.

Desde a queda do homem em Gênesis 3, há uma batalha em curso no mundo entre a verdade e as mentiras, a justiça e a injustiça, o certo e o errado, e não se pode permanecer neutro nessa batalha.

Conforme expresso por C. S. Lewis:

“Se vemos os judeus amaldiçoando com mais amargura que os pagãos, creio que isso se deve, pelo menos em parte, ao fato de levarem mais a sério o certo e o errado. Pois, se observarmos suas queixas, descobriremos que, normalmente, não eram decorrentes apenas do fato de essas coisas terem sido feitas contra eles, mas também de serem explicitamente erradas e abomináveis tanto para Deus quanto para a vítima”.

O que significa Neilote no Salmo 5?

Salmo de Davi destinado ao cantor-mor, sobre Neilote“. A palavra hebraica “nehiloth” traduzida como “Neilote” significa “perfurar” ou “furar através de”, e acabou por referir-se a um “tubo” ou “flauta”.

Portanto, este cântico era destinado a ser entoado com o acompanhamento de instrumentos de sopro, como o chifre, a trombeta, a flauta ou a cometa.

Por exemplo, a NTLH descreve da seguinte forma: “Salmo de Davi. Ao regente do coro – para flautas.”

Qual a divisão e lições do Salmo 5?

Wiersbe, um comentarista expositivo da Bíblia, nos dá 3 divisões com três lições:

  1. Devemos nos preparar para nos encontrarmos com o Senhor (Sl 5:1-3).
  2. Devemos procurar agradar ao Senhor (Sl 5:4-6).
  3. Devemos nos sujeitar ao Senhor (Sl 5:7-12).

Salmo 5: Comentário versículo por versículo

Salmo 5 Comentário versículo por versículo

1 – “DÁ ouvidos às minhas palavras, ó SENHOR, atende à minha meditação.”

Davi neste primeiro versículo pede atenção de Deus em suas palavras. Além disso, o salmista quer que Deus atenda aos seus gemidos.

2 – “Atende à voz do meu clamor, Rei meu e Deus meu, pois a ti orarei.”

É notável a reverencia de Davi quando ora. Ele engrandece ao Senhor o chamando de “Rei meu”.

3 – “Pela manhã ouvirás a minha voz, ó SENHOR; pela manhã apresentarei a ti a minha oração, e vigiarei.”

Aqui percebemos um costume de Davi orar pela manhã. Além disso, aprendemos sobre como ele orava: “apresentarei… e vigiarei”. Ou seja, Davi falava com Deus e também ficava atento para ouvir Deus.

Vigiarei significa ficar esperando, atento, ligado, cuidando. Era como se Davi estivesse dizendo: “Eu oro a Deus apresentando minhas palavras, mas eu não tenho pressa de sair da Sua presença. Eu falo, mas também quero ouvir o que Ele tem a me dizer.”

4 – “Porque tu não és um Deus que tenha prazer na iniquidade, nem contigo habitará o mal.”

Deus não tem prazer na perversidade e não pode permanecer neutro diante do pecado. Portanto, os pecadores rebeldes não podem entrar em Sua presença (Salmo 5:1 ss; 24:3-6).

Davi esta reconhecendo a justiça de Deus em não aceitar a iniquidade, por isso, ele crê que o Senho pode o ajudar.

5 – “Os loucos não pararão à tua vista; odeias a todos os que praticam a maldade.”

A NVI traduz da seguinte forma: “Os arrogantes não são aceitos na tua presença“. Já a NTLH diz: “Tu não suportas a presença dos orgulhosos“.

Ou seja, Davi está dizendo que pessoas que confiam nelas próprias não permanecem. Além disso, o salmista reforça que Deus não fica feliz com os que praticam o mal.

6 – “Destruirás aqueles que falam a mentira; o SENHOR aborrecerá o homem sanguinário e fraudulento.”

Davi também fala na sua oração do fim dos mentirosos e que Deus os despreza. Mas, porque Davi cita esse tipo de pessoa em sua oração? Porque provavelmente, Davi estava sofrendo com pessoas mentirosas e falsas.

7 – “Porém eu entrarei em tua casa pela grandeza da tua benignidade; e em teu temor me inclinarei para o teu santo templo.”

Neste momento da oração, Davi se mostra diferente dos maus comportamentos que Deus odeia. Ele diz “Porém”. Ou seja, Davi estava dizendo “Se eles fazem isso, eu farei diferente, eu entrarei em tua presença”.

Além disso, Davi destaca seu temor, sua reverência ao se inclinar diante do Senhor.

8 – “SENHOR, guia-me na tua justiça, por causa dos meus inimigos; endireita diante de mim o teu caminho.”

Agora Davi pede para Deus o guiar no caminho certo, no caminho justo. Pois, ele sabia que Deus fica do lado do justo. Ou seja, daquele que faz a vontade Dele.

9 – “Porque não há retidão na boca deles; as suas entranhas são verdadeiras maldades, a sua garganta é um sepulcro aberto; lisonjeiam com a sua língua.”

Fica claro nas palavras de Davi que ele estava sofrendo calúnias, difamações e falsidades. Mas, Davi apresenta isso na sua oração a Deus.

10 – “Declara-os culpados, ó Deus; caiam por seus próprios conselhos; lança-os fora por causa da multidão de suas transgressões, pois se rebelaram contra ti.”

Palavras de um humano aflito, mas que confia e pede justiça de Deus. Davi ora com sinceridade. Talvez, não são palavras bonitas para alguém. Porém, é o que Davi sente no coração.

11 – “Porém alegrem-se todos os que confiam em ti; exultem eternamente, porquanto tu os defendes; e em ti se gloriem os que amam o teu nome.”

De palavras tristes pela indignação dos falsos, Davi agora expressa alegria, pois ele sabe que Deus o defende. Não defende porque ele é melhor, mas porque confia no Senhor se colocando como justo.

12 – “Pois tu, SENHOR, abençoarás ao justo; circundá-lo-ás da tua benevolência como de um escudo.”

E então Davi termina sua oração confiante que Deus abençoa o justo. Por isso, Davi escolhe não fazer justiça com suas próprias mãos, antes, ele entrega tudo nãos mãos de Deus.

Como posso fazer um estudo devocional no Salmo 5?

Para um estudo devocional no Salmo 5, em primeiro lugar, comece lendo o salmo com atenção. Reflita sobre a natureza de Deus como um Deus de justiça e amor. Observe como o salmista expressa sua confiança em Deus como seu refúgio. Explore o contraste entre os justos e os ímpios apresentados no salmo. Ore para que Deus o ajude a aplicar os princípios do Salmo 5 em sua vida diária. Considere como você pode buscar a Deus com fé e confiança, sabendo que Ele ouve suas orações e é seu protetor.

André Lourenço

Bacharel em Teologia, Graduado em Gestão da Qualidade e Pós Graduando em Psicologia nas Organizações, André possui mais de 17 anos de experiência na pregação e ensino da Bíblia. É Professor de cursos de Homilética e Hermenêutica. Já escreveu centenas de estudos bíblicos e ministra aulas na EBD. Se considera um eterno aprendiz e apaixonado por Compartilhar a Palavra de Deus!

Artigos relacionados

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo