TAANAQUE – Significado bíblico

TAANAQUE – Uma cidade cananita situada nos montes, ao sul do vale de Jezreel, localizada em Tell Ta’annak. Sua posição elevada sobre uma das entradas para o vale a destacar nos registros históricos. Os comandantes de Tutmósis III sugeriram sua passagem como uma rota alternativa para atacar Megido, que fica a oito quilômetros a noroeste. Posteriormente, Taanaque foi listado como uma das cidades conquistadas por Tutmósis e mencionado em uma lista de guerreiros em carros que receberam rações no Egito.

Doze tábuas cuneiformes no idioma acádio foram descobertas por Sellim em 1903-04 em Tell Ta’annak. Duas delas contêm cartas de um certo Amenotep instruindo o governante de Taanaque a enviar homens e suprimentos, primeiro para Gaza e depois para Megido. A linguagem e o conteúdo dessas cartas sugerem fortemente um dado inicial no reinado de Amenotep II. Uma carta de Amarna também atestou que os habitantes de uma cidade, possivelmente Taanaque, cometeram roubos e saques contra um rei vizinho.

Taanaque foi derrotado por Josué (Josué 12.21). Embora estivesse localizado na herança de Issacar, seu território foi transferido para Manassés (Josué 17.11; 1 Crônicas 7.29), que não conseguiu conquistar a cidade imediatamente (Juízes 1.27; cf. 5.19). Os levitas coatitas estabeleceram residência na cidade (Josué 21.25), o que pode explicar por que se tornou um centro importante no quinto distrito administrativo de Salomão (1 Reis 4.12). Em aproximadamente 926 aC, Sisaque do Egito citou Taanaque (N° 14) como uma das cidades conquistadas durante sua passagem pelo vale de Jezreel.

O professor Ernest Sellim de Viena promoveu três campanhas arqueológicas em Tell Ta’annak (1902-04), descobrindo ruínas cananitas e israelenses. No entanto, essas escavações foram realizadas antes da era da arqueologia científica. A partir de 1963, uma equipe conjunta de Concórdia-ASOR, liderada por Paul W. Lapp, realizou uma série de três campanhas de escavação (também em 1966 e 1968).

As escavações revelaram que Taanaque foi inicialmente uma cidade bem adequada e fortemente fortificada na Idade do Bronze Inicial, prosperando de cerca de 2700 até 2400 aC Durante o período hicso, nos séculos XVII e XVI aC, a cidade novamente prosperou, apresentando fortificações típicas do período hicso, incluindo uma grande residência nobre chamada Edifício Oeste. A cidade parece ter sido destruída por volta de 1479 aC durante o reinado de Tutmósis III, mas foi facilmente reconstruída pelos cananeus, como indicam as tábuas cuneiformes descobertas. Uma tábua adicional foi descoberta em 1968.

Durante a era Amarna (meados do século XIV), Taanaque parece ter tido pouca importância até ao século XII aC. Algumas descobertas notáveis ​​foram feitas em relação a uma construção do século X, conhecida como a “Estrutura Sectária” ou “Altar”. Esta estrutura continha figuras de animais, uma cobra e uma árvore da vida em relevo ornamental. Embora inicialmente tenha sido chamado de “altar de incenso”, uma descoberta posterior de um altar semelhante não mostrou evidências de fogo ou incenso, levando a crer que esses altares eram usados ​​para libações. Além disso, 108 estatuetas antropomórficas de barro foram descobertas, muitas delas representando a deusa Astarte, datando dos séculos XV e XII aC

A cidade foi novamente destruída pelo exército de Sisaque em sua campanha de 926 aC Após essa destruição, Taanaque foi parcialmente habitada durante a monarquia israelense e os períodos persas. A história contínua de ocupação ao longo do Antigo Testamento apresenta paralelos significativos com a ocupação de Megido.

Equipe Redação BP

Nossa equipe editorial especializada da Biblioteca do Pregador é formada por pessoas apaixonadas pela Bíblia. São profissionais capacitados, envolvidos, dedicados a entregar conteúdo de qualidade, relevante e significativo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo