UNIGÊNITO – Significado

UNIGÊNITO – A expressão grega “monogenes” se traduz como “único de seu tipo,” “singular,” ou “unigênito.” No Novo Testamento, esse termo é empregado para descrever um filho único (Lucas 7.12; 8.42; 9.38; Hebreus 11.17). É utilizado em relação a Jesus Cristo para enfatizar que Ele é o único Filho de Deus (João 1.14, 18; 3.16, 18; 1 João 4.9).

A raiz etimológica da palavra grega “monogenes,” de acordo com a interpretação atual de renomados especialistas lexicográficos, não se origina de “gennao,” que significa “procriar ou gerar,” mas sim de “genos,” e, portanto, seu significado principal é “o único de seu tipo,” em vez de “o único nascido.”

No contexto do Concílio de Nicéia, os defensores ortodoxos da fé, em sua oposição a Ário, aparentemente não compreenderam esse matiz lexical. Como resultado, o debate na época focou mais na discussão sobre a existência eterna de Cristo do que na interpretação da palavra “monogenes.” Ou seja, a controvérsia se concentrou na eternidade da existência única de Cristo como o Filho de Deus.

Considerando a origem da palavra “monogenes” a partir de “genos,” surge a questão de saber se é necessário ou não ensinar a doutrina complexa da geração eterna (a ideia de que o Filho é eternamente gerado pelo Pai) para compreender o significado de “monogenes” de maneira apropriada.

Equipe Redação BP

Nossa equipe editorial especializada da Biblioteca do Pregador é formada por pessoas apaixonadas pela Bíblia. São profissionais capacitados, envolvidos, dedicados a entregar conteúdo de qualidade, relevante e significativo.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo