Quem foi Josafá: 6 Lições de atitudes para vencer batalha

Josafá foi o quarto rei de Judá, filho de Asa e neto de Abias. Ele reinou por 25 anos, sucedendo seu pai Asa e sendo sucedido por seu filho Jeorão. Josafá foi considerado um dos reis mais piedosos e justos de Judá, de acordo com a narrativa bíblica.

Durante seu reinado, ele promoveu reformas religiosas e tentou cultivar a adoração ao Deus de Israel, além de fortalecer a defesa de seu reino contra inimigos externos.

Josafá também foi conhecido por sua sabedoria e justiça, resolvendo disputas entre seus súditos com equidade. Sua história é narrada principalmente em 1 e 2 Crônicas e 1 Reis na Bíblia.

História de Josafá na Bíblia?

história de Josafá

Josafá é descrito na história bíblica como um rei justo e piedoso que buscou seguir os caminhos do Senhor. Ele fortaleceu as defesas de Judá e promoveu reformas religiosas, ordenando que os levitas ensinassem a Lei de Deus ao povo e estabelecendo tribunais para julgar as disputas entre os habitantes.

Em um determinado momento de seu reinado, Josafá uniu forças com o rei de Israel, Acabe, para lutar contra os sírios que haviam invadido o reino do norte. Apesar de ter vencido a batalha, Josafá acabou sendo criticado pelo profeta Jeú por ter se aliado com um rei ímpio.

Mais tarde, Josafá enfrentou outra ameaça, desta vez dos moabitas e amonitas, que se uniram contra Judá. Ele convocou o povo para jejuar e orar, e Deus lhe respondeu enviando uma mensagem através do profeta Jaaziel, que disse que a batalha era do Senhor e que Ele os entregaria nas mãos de Judá. Josafá e seu exército louvaram a Deus e, milagrosamente, os inimigos acabaram derrotados, sem a necessidade de lutar.

No final de sua vida, Josafá cometeu alguns erros que levou à desaprovação de Deus e uma derrota militar nas mãos dos edomitas.

Quem foi a esposa de Josafá e quem são seus filhos?

A Bíblia não menciona o nome da esposa de Josafá, mas registra que ele teve vários filhos.

Esses são portanto os filhos do Rei Josafá: Jeorão, ao qual se tornou seu sucessor como rei de Judá, Azarias, Jéuel, Zacarias, Azarias, Micael e Sefatias.

Quais foram os erros do Rei Josafá na Bíblia?

Embora o Rei Josafá é sempre lembrado como um líder justo e piedoso, ele cometeu alguns erros durante seu reinado. Conforme descrito no Antigo Testamento. Aqui estão alguns de seus erros mais impressionantes:

1. Aliança com Acabe – Josafá cometeu o erro de fazer uma aliança com Acabe, rei de Israel, para combater os sírios. No entanto, Acabe era conhecido por ser um rei ímpio que adorava outros deuses além do Senhor. Depois de vencer a batalha, Josafá acabou sendo repreendido pelo profeta Jeú por se unir a um rei ímpio.

E Jeú, filho de Hanani, o vidente, lhe saiu ao encontro e disse ao rei Josafá: Devias tu ajudar ao ímpio e amar aqueles que ao Senhor aborrecem? Por isso, virá sobre ti grande ira da parte do Senhor.

2 Crônicas 19:2

2. Casamento de seu filho – Josafá também errou ao permitiu que seu filho Jeorão se casasse com Atalia, filha de Acabe e Jezabel, que também era uma adoradora de Baal. Isso acabou levando a graves consequências para o povo de Judá, quando Jeorão se tornou rei e promoveu a adoração a outros deuses .

E andou nos caminhos dos reis de Israel, como fazia a casa de Acabe; porque tinha a filha de Acabe por mulher e fazia o que era mau aos olhos do Senhor.

2 Crônicas 21:6

3. Aliança comercial com Jorão – Josafá mais uma vez cometeu o erro de formar uma aliança com o rei de Israel, desta vez com Jorão, filho de Acabe, para fazer negócios navais. Essa aliança acabou levando a uma derrota militar nas mãos dos edomitas.

35 Porém, depois disso, Josafá, rei de Judá, se aliou com Acazias, rei de Israel, que procedeu com toda a impiedade.36 E aliou-se com ele, para fazerem navios que fossem a Társis; e fizeram os navios em Eziom-Geber.37 Porém Eliézer, filho de Dodavá, de Maressa, profetizou contra Josafá, dizendo: Visto que te aliaste com Acazias, o Senhor despedaçou as tuas obras. E os navios se quebraram e não puderam ir a Társis.

2 Crônicas 20:35-37

As três atitudes do Rei Josafá

atitudes de Josafá

As três atitudes principais do Rei Josafá resultou em uma grande vitória para o povo de Deus. Ele buscou, adorou e confiou no Senhor.

1. Ele buscou ao Senhor

Então, Josafá temeu e pôs-se a buscar o Senhor; e apregoou jejum em todo o Judá.

2 Crônicas 20:3

Diante da ameaça de exércitos inimigos, Josafá sentiu medo, mas sua reação foi buscar o Senhor. Ele proclamou um jejum em todo o Judá, convocando o povo a se unir em oração e busca a Deus.

2. Ele adorou ao Senhor

Então, Josafá se prostrou com o rosto em terra; e todo o Judá e os moradores de Jerusalém se lançaram perante o Senhor, adorando o Senhor.

2 Crônicas 20:18

Após ouvir a profecia de Jaaziel que prometia a intervenção divina, Josafá e todo o povo se prostraram em adoração. Essa atitude demonstrou que Josafá reconheceu que a resposta vinha de Deus. Além disso, ele estava expressando sua gratidão ao Senhor.

3. Ele confiou no Senhor

pôs-se em pé Josafá e disse: Ouvi-me, ó Judá e vós, moradores de Jerusalém: Crede no Senhor, vosso Deus, e estareis seguros; crede nos seus profetas e prosperareis.

2 Crônicas 20:20

Josafá incentivou o povo a confiar em Deus e nos Seus profetas. Ele proclamou que a fé em Deus traria segurança e prosperidade “Crede no Senhor“.

Josafá enviou cantores à frente do exército para louvar ao Senhor antes mesmo da batalha começar. Isso deixa claro a sua confiança em Deus.

Qual foi a oração de Josafá?

A oração de Josafá está registrada no Antigo Testamento da Bíblia, no livro de 2 Crônicas, capítulo 20, versículos 5 a 12. Foi uma oração que ele fez diante do Senhor quando o povo de Judá estava enfrentando uma grande ameaça de inimigos poderosos.

A oração de Josafá foi a seguinte:

E disse: Ah! Senhor, Deus de nossos pais, porventura, não és tu Deus nos céus? Pois tu és dominador sobre todos os reinos das gentes, e na tua mão  força e poder, e não há quem te possa resistir.Porventura, ó Deus nosso, não lançaste tu fora os moradores desta terra, de diante do teu povo de Israel, e não a deste à semente de Abraão, teu amigo, para sempre?E habitaram nela e edificaram nela um santuário ao teu nome, dizendo:Se algum mal nos sobrevier, espada, juízo, peste ou fome, nós nos apresentaremos diante desta casa e diante de ti; pois teu nome está nesta casa; e clamaremos a ti na nossa angústia, e tu nos ouvirás e livrarás.10 Agora, pois, eis que os filhos de Amom e de Moabe e os das montanhas de Seir, pelos quais não permitiste que passasse Israel, quando vinham da terra do Egito, mas deles se desviaram e não o destruíram,11 eis que nos dão o pago, vindo para lançar-nos fora da herança que nos fizeste herdar.12 Ah! Deus nosso, porventura, não os julgarás? Porque em nós não há força perante esta grande multidão que vem contra nós, e não sabemos nós o que faremos; porém os nossos olhos estão postos em ti.

Nessa oração, Josafá reconhece a grandeza de Deus e Sua soberania sobre todas as nações. Ele também lembra a Deus de Suas promessas a Israel e Seu papel em proteger Seu povo. Ele expressa sua total dependência de Deus e sua confiança em Sua intervenção para salvar o povo de Judá.

caracteristicas do Rei Josafá

A vitória de Josafá

Wiersbe explica “Uma das grandes realizações de Josafá foi derrotar os moabitas, amonitas e edomitas, uma enorme força que atacou Judá (2 Crônicas 20:10).

O rei humilhou-se diante do Senhor, conclamou a nação a realizar um jejum e incentivou o povo a buscar ao Senhor.

Numa grande assembleia em Jerusalém, Josafá orou pedindo a Deus que os guiasse e os socorresse, lembrando o Senhor de sua aliança com Abraão (v. 7) e de como Deus aceitou a oração de Salomão na consagração do templo (vv. 8, 9; 6:12-7:22).

Deus havia prometido que, se o povo se voltasse para o templo e orasse, Ele ouviria e responderia às suas orações.

O Senhor podia ver o grande exército se aproximando, e o rei pediu que Deus julgasse esse inimigo (o nome “Josafá” significa “aquele a quem Deus julga”, ou seja, “Deus pleiteia a sua causa”).

A oração foi seguida de uma proclamação da Palavra por Jaaziel (2 Crônicas 20:14-17), garantindo ao rei e a seu povo que o Senhor iria intervir e dar a vitória a Judá. “A peleja não é vossa” (v. 15). O rei e o povo creram na promessa do Senhor e o louvaram mesmo antes de começar a batalha.

No dia seguinte, Josafá enviou seu exército com cantores em todas as frentes. Deus fez com que os três exércitos inimigos lutassem uns contra os outros e se destruíssem, deixando os despojos de guerra para o exército de Judá.

21 E aconselhou-se com o povo e ordenou cantores para o Senhor, que louvassem a majestade santa, saindo diante dos armados e dizendo: Louvai o Senhor, porque a sua benignidade dura para sempre.22 E, ao tempo em que começaram com júbilo e louvor, o Senhor pôs emboscadas contra os filhos de Amom e de Moabe e os das montanhas de Seir, que vieram contra Judá e foram desbaratados.23 Porque os filhos de Amom e de Moabe se levantaram contra os moradores das montanhas de Seir, para os destruir e exterminar; e, acabando eles com os moradores de Seir, ajudaram uns aos outros a destruir-se.

2 Crônicas 20:21-23

O exército havia louvado a Deus antes da batalha e durante ela, e, quando terminou, louvou ao Senhor no templo. A fé, a oração e o louvor são armas poderosas!”

oração do Rei Josafá

Como morreu o rei Josafá

O fim de Josafá é marcado por sua aliança com Acazias, rei de Israel, para construir navios comerciais. Deus desaprova essa aliança e os navios naufragam antes de partir. Mais tarde, Josafá é confrontado por Jeú, um líder militar que havia se rebelado contra o rei de Israel. Josafá é ferido em batalha e morre pouco tempo depois. Seu filho Jeorão o sucede como rei de Judá.

35 Porém, depois disso, Josafá, rei de Judá, se aliou com Acazias, rei de Israel, que procedeu com toda a impiedade.36 E aliou-se com ele, para fazerem navios que fossem a Társis; e fizeram os navios em Eziom-Geber.37 Porém Eliézer, filho de Dodavá, de Maressa, profetizou contra Josafá, dizendo: Visto que te aliaste com Acazias, o Senhor despedaçou as tuas obras. E os navios se quebraram e não puderam ir a Társis.

2 Crônicas 20:35-37

Embora, a Bíblia não fala sobre a idade de Josafá no momento de sua morte, mas sugere que ele viveu uma vida longa e bem-sucedido como rei de Judá. Quanto ao seu túmulo, a Bíblia registra que ele foi enterrado na cidade de Davi.

O fim de Josafá bem como sua morte é mencionada em 2 Crônicas 20:35-37 e 2 Crônicas 21:1.

Depois, Josafá dormiu com seus pais, e o sepultaram com seus pais na Cidade de Davi; e Jeorão, seu filho, reinou em seu lugar.

2 Crônicas 21:1

Lições que aprendemos com o Rei Josafá

lições do Rei Josafá

Josafá, como líder e servo de Deus, nos ensina várias lições valiosas para a nossa vida cristã. Aqui estão as principais lições que podemos aprender:

1. Buscar ao Senhor em Tempos de Crise

“Então, Josafá temeu e pôs-se a buscar o Senhor; e apregoou jejum em todo o Judá.” (2 Crônicas 20:3)

Diante de uma ameaça iminente, Josafá buscou ao Senhor com fervor e conclamou toda a nação a jejuar. Em vez de confiar em suas próprias forças, ele reconheceu a necessidade de intervenção divina.

2. A Unidade do Povo em Oração

“E Judá se ajuntou, para pedir socorro ao Senhor; também de todas as cidades de Judá vieram para buscarem o Senhor.” (2 Crônicas 20:4)

A união do povo em oração demonstra o poder da comunhão na busca por ajuda divina. Quando os problemas são grandes, a comunidade de fé deve se unir em oração, clamando juntos pela misericórdia e direção de Deus.

3. Lembrar as Promessas de Deus

“Ah! Senhor, Deus de nossos pais, porventura, não és tu Deus nos céus? Pois tu és dominador sobre todos os reinos das gentes, e na tua mão há força e poder, e não há quem te possa resistir.” (2 Crônicas 20:6)

Josafá lembrou-se das promessas e das ações passadas de Deus, reafirmando sua fé. Lembrar das promessas de Deus e de Sua fidelidade no passado fortalece a fé e a confiança no presente, especialmente em momentos de dificuldade.

4. Confiança na Direção Divina

“Nesta peleja, não tereis de pelejar; parai, estai em pé e vede a salvação do Senhor para convosco, ó Judá e Jerusalém; não temais, nem vos assusteis; amanhã, saí-lhes ao encontro, porque o Senhor será convosco.” (2 Crônicas 20:17)

A confiança de Josafá na direção divina, mesmo quando a situação parecia desesperadora, é um exemplo de fé inabalável. Ele encorajou o povo a confiar na promessa de Deus de que a batalha não era deles, mas do Senhor.

5. Louvor Antes e Durante a Batalha

“E, aconselhou-se com o povo e ordenou cantores para o Senhor, que louvassem a majestade santa, saindo diante dos armados e dizendo: Louvai o Senhor, porque a sua benignidade dura para sempre.” (2 Crônicas 20:21)

O louvor a Deus antes e durante a batalha demonstra uma confiança completa na vitória divina. Louvar a Deus em meio às adversidades é um ato de fé que reconhece Seu poder e soberania.

6. Nesta peleja, não tereis de pelejar

“Nesta peleja, não tereis de pelejar; parai, estai em pé e vede a salvação do Senhor para convosco, ó Judá e Jerusalém; não temais, nem vos assusteis; amanhã, saí-lhes ao encontro, porque o Senhor será convosco.” (2 Crônicas 20:17)

Deus disse a Josafá e ao povo que eles não precisariam lutar na batalha; em vez disso, deveriam permanecer firmes e observar a salvação que Ele proporcionaria.

Isso ensina que em muitas situações, nossa melhor ação é confiar em Deus e permitir que Ele lute por nós.

Quando enfrentamos desafios que parecem insuperáveis, podemos nos lembrar de que a batalha é do Senhor. Ele é capaz de nos dar a vitória de maneiras que vão além do nosso entendimento.

Indiara Lourenço

Com mais de 20 anos atuando na Pregação e Ensino, Indiara possui experiência em ministério infantil, jovem e feminino. Estudante de Teologia e ministra aulas na EBD. Mãe, esposa e serva que ama fazer a obra de Deus. Contagia a todos com sua alegria e inspira com palavras motivadoras, deixando um impacto positivo por onde passa.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo