10 Lições que aprendemos com a Mulher Cananéia

A história da Mulher Cananéia ou siro-fenícia é uma das mais conhecidas e pregadas dos evangelhos. Não é por acaso, pois, a mulher Cananéia nos ensina preciosas lições. Veja então, o que aprendemos com ela.

TEXTOS: Mateus 15: 21-28 e Marcos 7: 24-30

INTRODUÇÃO DESTE SERMÃO DE LIÇÕES DA MULHER CANANÉIA:

Jesus sai da regiões de Israel e vai para os territórios de Tiro e Sidom, uma região de gentios. Ele entra numa casa e queria que ninguém soubesse.

Nesse contexto vais destacar uma mulher qual o escritor não faz questão de revelar seu nome. Pouco se sabe acerca dela.

O que se sabe sobre ela é que era cananeia, grega, gentia, siro-fenícia de nação. E que ela está enfrentando um problema: sua filha está possessa por um espírito imundo.

O que se entende, pelos relatos tanto de Mateus como de Marcos, é que era sua única filha.

Ou seja, ela está enfrentando um problema. Quando falamos em problemas, precisamos destacar:

1. Os problemas da vida existem e eles são inevitáveis.

2. Os problemas da vida são inesperáveis e imprevisíveis.

3. Os problemas podem se tornar administráveis.

4. Os problemas da vida tem caráter instrutivo e pedagógico.

O que faz essa mulher ter uma fé elogiada pelo próprio Jesus? Oque faz ela Triunfar pela fé e Conquistar o que deseja?

Baseado na sua história, aprendemos algumas importantes lições:

10 LIÇÕES QUE APRENDEMOS COM A MULHER CANANÉIA

1. O PROBLEMA DELA A LEVA COM SENSO DE URGÊNCIA AOS PÉS DO SALVADOR (Marcos 7:25)

“Porque uma mulher, cuja filha tinha um espírito imundo, ouvindo falar dele, foi e lançou-se aos seus pés.”

2. ELA CONSEGUE DISCERNIR A PROCEDÊNCIA DO PROBLEMA E A SOLUÇÃO PARA ELE (Mateus 15:22)

“E eis que uma mulher cananéia, que saíra daquelas cercanias, clamou, dizendo: Senhor, Filho de Davi, tem misericórdia de mim, que minha filha está miseravelmente endemoninhada.”

3. ELA SOUBE APROVEITAR A OPORTUNIDADE (Marcos 7:25)

“…ouvindo falar dele, foi e lançou-se aos seus pés.”

A) Ela aproveitou sua única oportunidade

B) Ela tira o foco do problema e enxerga a oportunidade de Deus para sua vida

4. ELA VAI AO LUGAR CERTO, A PESSOA CERTA E NA HORA CERTA (Marcos 7:25)

A) Existem pessoas que estão no lugar certo, mas em busca de pessoas erradas

B) Deus não trabalha com o tempo do homem, Deus trabalha com o tempo Dele

5. ELA RECONHECEU QUEM JESUS ERA (Mateus 15:22)

“…clamou, dizendo: Senhor, Filho de Davi, tem misericórdia de mim, que minha filha está miseravelmente endemoninhada.”

• Ela reconheceu que ele era Senhor
  • Ela reconheceu que ele era o Messias
  • E Ela reconheceu que ele era o Rei dos Reis
  • Ela reconheceu que ele era o Filho de Deus
  • Ela reconheceu que ele tinha poder para solucionar o problema dela

6. A FÉ DELA TEM AÇÃO E ATITUDE (Marcos 7:25)

A) Toda ação gera uma reação

Quem age é você e quem reage é Deus

7. ELA USA O PODER DA ORAÇÃO INTERCESSÓRIA (Marcos 7:26)

“…e rogava-lhe que expulsasse de sua filha o demônio.”

A) Ela não busca por si mesma, mas, ela busca pela sua filha

Interceder é se colocar no lugar de alguém.

A necessidade nos leva a orar por nós, mas o amor nos leva a interceder por outra pessoa.

8. ELA É PERSEVERANTE E DETERMINADA (Mateus 15:23-25)

23 Mas ele não lhe respondeu palavra. E os seus discípulos, chegando ao pé dele, rogaram-lhe, dizendo: Despede-a, que vem gritando atrás de nós.

24 E ele, respondendo, disse: Eu não fui enviado senão às ovelhas perdidas da casa de Israel. 25 Então chegou ela, e adorou-o, dizendo: Senhor, socorre-me!”

A) Jesus está em silêncio e ela continua clamando

“Mas ele não lhe respondeu palavra.”

B) Os discípulos se opõe e ela continua clamando

“Despede-a, que vem gritando atrás de nós.”

C) Jesus disse que ela não era prioridade e ela continua clamando

“Eu não fui enviado senão às ovelhas perdidas da casa de Israel.’

9. ELA TRIUNFA PELA FÉ E CONQUISTA O QUE DESEJA (Mateus 15:28)

“Então respondeu Jesus, e disse-lhe: Ó mulher, grande é a tua fé! Seja isso feito para contigo como tu desejas. E desde aquela hora a sua filha ficou sã.”

• Uma pequena fé nos leva ao céu, mas uma grande fé trás o céu até nós.
  • A fé honra a Deus e Deus honra a fé.
  • A fé não é saber que Deus pode, é saber que Deus quer.
  • E a fé não é resultado do milagre, mas o milagre é resultado da fé.
  • A fé não questiona, a fé descansa nas promessas.
  • A fé crê no impossível, crê no incomum, crê no indizível, crê no extraordinário e crê no sobrenatural!

10. ELA TRANSFORMA A NECESSIDADE EM ADORAÇÃO (Mateus 15:25)

“Então chegou ela, e adorou-o…”

Essas são, portanto, as 10 lições que aprendemos com a mulher cananéia ou siro-fenícia.

Autor: Pastor Jorge Barbosa – adaptado Biblioteca do Pregador.

Veja mais Esboços de Pregação aqui.