3 dicas simples para ler a Bíblia corretamente

A leitura Bíblica é algo fundamental para todo cristão que deseja crescer espiritualmente e fortalecer sua fé com a palavra de Deus.

Existem alguns passos importantes para ler a Bíblia corretamente, pois sabemos que a ela não é como qualquer livro, mas um livro espiritual que contém a palavra de Deus.

Por isso, devemos ter certo cuidado e reverência para fazer uma boa leitura. Além disso, ela é nosso alimento espiritual e o mapa que ensina o caminho da salvação.

Sabemos que ler a bíblia não é uma tarefa muito fácil, pois, além de ser um livro escrito em uma cultura diferente da nossa, é um livro espiritual. Mas é possível com as dicas que vou te passar, fazer uma leitura proveitosa.

Existem 3 passos comuns na vida dos leitores da bíblia que são muito importantes e devem ser praticados por todos os cristãos. Para ler a Bíblia corretamente e ter resultados surpreendentes, siga essas 3 dicas.

1 – LER A BÍBLIA EM ORAÇÃO

como ler a bíblia orando

Não tem como separar a oração da leitura da bíblia, pois ambos estão ligados. Por isso esse é o primeiro passo importante para todo leitor da bíblia praticar.

Sabemos que a bíblia não é um livro comum, por isso, há uma necessidade de pedir a ajuda de Deus para que possamos entender o que Ele quer nos ensinar.

A oração é o nosso ato de humilhação diante de Deus reconhecendo nossas limitações, porque não podemos entender a bíblia sem sua ajuda.

Quando oramos ficamos mais aquebrantados, e dessa forma, mais sensíveis para ouvir a voz de Deus.

Mas, a oração deve ser feita antes, durante e depois da leitura? É o que vamos entender a seguir.

ORANDO ANTES DE LER A BÍBLIA

A oração deve ser feita antes, durante e depois da leitura da bíblia, para que assim possamos estar em comunhão com Deus.

Primeiramente, falando antes da leitura, essa oração é aquela que chegamos diante de Deus aquebrantados reconhecendo que precisamos de sua ajuda para entender a bíblia.

COMO ORAR?

É claro que você tem toda a liberdade de orar como queira, porém meu objetivo aqui é te fornecer dicas simples que farão toda diferença.

A oração antes, é quando pedimos a Deus que nos ajude a compreender o que ali está escrito para que possamos agradar-lhe em tudo.

Essa oração é breve e simples. Você deve estar com o coração disposto a aprender, ou seja, com a inocência de uma criança que nada sabe e precisa aprender.

Pode ser uma breve oração, mas com sinceridade. Devemos pedir a Deus que nos ajude a compreender sua palavra.

Por exemplo: “Senhor reconheço que não posso sozinho, mas peço a sua ajuda para entender a sua palavra e assim poder fazer a tua vontade”.

ORAR DURANTE A LEITURA DA BÍBLIA

A oração durante a leitura, é aquela que enquanto lê a Bíblia, você fala com Deus a respeito do que está lendo. Ou seja, é que aquele diálogo com Deus durante a leitura bíblica.

Por exemplo, ao ler a bíblia, quando você se depara com um texto que não entende, aí você diz: “Senhor, o que isto quer dizer? O que Paulo está querendo falar para seus leitores aqui?”

ORANDO DEPOIS DE LER A BÍBLIA

E por último, a oração depois da leitura, seria quando pedimos a Deus para que nos ajude a guardar e praticar tudo aquilo que aprendemos.

Porque, como leitores da Bíblia, nosso compromisso não é somente ler, mas colocar em prática.

2 – LER A BÍBLIA MEDITANDO

lendo a bíblia meditando

O segundo passo que vamos falar é ler a bíblia meditando nela. Mas o que é meditar na bíblia?

Meditar na bíblia é parar para pensar naquilo que estamos lendo ou então fazer uma reflexão.

Porque, quando se lê com calma, refletindo naquilo que pode ser aplicado na nossa vida, a leitura se torna mais proveitosa. Veja o que o salmista diz:

“Os meus olhos anteciparam as vigílias da noite, para meditar na tua palavra” (Salmos 119:148).

E meditar na bíblia, não precisa ser só quando vamos pregar, mas sempre que necessitamos nos alimentar espiritualmente.

Ler a bíblia meditando, tem por característica, ser aquela leitura calma e não apressadamente apenas para completar mais um livro lido.

Meditar na bíblia, é como que degustar um alimento: se eu ingerir esse alimento rapidamente, não sentirei o sabor, mas quando ingerir o mesmo alimento saboreando-o, então sinto todo sabor.

Portanto, procure ler a bíblia saboreando-a, ou seja, aproveitando ao máximo seus ensinos, suas orientações e suas promessas.

3 – LER A BÍBLIA E PRATICAR

como ler a bíblia e praticar

O terceiro passo, é praticar! Mas praticar faz parte da leitura bíblica?

Sim praticar faz parte dos passos para ler a bíblia, porque é onde que tudo fará sentido para as nossas vidas. Para que a leitura faça sentido, precisamos colocar em prática. Tiago disse:

“E sede cumpridores da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos” (Tiago 1:2).

Quando só ouvimos, ou então, só lemos, sem praticar, estamos nos enganando a nós mesmos.

Porque cada lição, ordem ou promessa contida na Bíblia, tem um propósito, por isso, precisamos descobrir qual a nossa ação diante da palavra.

Quando praticamos o que lemos na bíblia, além de sermos abençoado pelas promessas nela descrita, nossa vida muda completamente, por isso é muito importante praticar.

A palavra de Deus tem que estar em nossos corações bem guardados e assim ser praticada no nosso dia a dia para que então possamos agradar ao nosso Deus.

Veja também esse guia completo de como ler a Bíblia.