Descoberta de oficina de lâmpadas de cerâmica resolve mistério arqueológico

Centenas de lâmpadas de óleo de cerâmica, incluindo dois símbolos da menorah, foram encontradas

A famosa cisterna de óleo Beit Nattif está novamente emergindo à luz do dia!

Durante as escavações em Beit Shemesh, foi descoberta uma das maiores oficinas de lâmpadas de cerâmica em Israel. Centenas de lâmpadas de óleo de cerâmica, incluindo dois símbolos da menorah, foram encontradas juntamente com moldes de lâmpadas de pedra e numerosas figuras que datam de aproximadamente 1600-1700 anos atrás.

Essa descoberta surpreendeu os arqueólogos não apenas pela quantidade e qualidade das lâmpadas, mas também porque resolveu um mistério arqueológico que perdurava há anos.

lâmpadas de óleo de cerâmica - achado arqueológico
Imagens, cortesia da Autoridade de Antiguidades de Israel

Em 1934, o arqueólogo Dimitri Baramki, um inspetor do Departamento de Antiguidades durante o Mandato Britânico, descobriu uma cisterna de água na região de Beit Shemesh. Durante a escavação, ele se surpreendeu ao encontrar um “tesouro” antigo – uma grande quantidade de lâmpadas de óleo intactas com motivos animais, vegetais e desenhos geométricos. Essas lâmpadas, datadas do período romano tardio (séculos III a IV d.C.), ficaram conhecidas como “lâmpadas Beit Nattif” devido ao nome da vila vizinha e se tornaram um marco arqueológico.

Após a descoberta durante o Mandato Britânico, a localização da cisterna foi perdida e permaneceu um mistério, apesar dos esforços para reencontrá-la.

lâmpadas de pedra e numerosas figuras - descoberta arquologica
Yoli Schwartz, Assaf Peretz e Moran Balila, cortesia da Autoridade de Antiguidades de Israel

Os diretores de escavação da Autoridade de Antiguidades, Israel Moran Balila, Itai Aviv, Nicolas Benenstein e Omer Shalev, compartilham que ficaram maravilhados ao encontrar, próximo à beira de Beit Nattif, algo que lhes parecia familiar a partir das fotos publicadas no relatório de Baramki.

Benyamin Storchan, especialista em lâmpadas Beit Nattif da Autoridade de Antiguidades de Israel, explica: “A partir dos escritos de Josefo, sabemos que Bet Nattif funcionou como um centro administrativo durante o período do Segundo Templo, sendo uma das dez cidades da Judeia sob o domínio Hasmoneano.

oficina de lâmpadas de cerâmica arqueologia
Yoli Schwartz, Assaf Peretz e Moran Balila, cortesia da Autoridade de Antiguidades de Israel

Após o fracasso da Revolta de Bar Kokhba e a tomada de posse romana da região, a população judaica local das Colinas da Judeia foi grandemente reduzida e a região foi colonizada por pagãos. As muitas figuras desenterradas no local atestam isso. Ao mesmo tempo, um pequeno número de lâmpadas de óleo de cerâmica decoradas com símbolos distintamente judaicos, como o shofar, o incenso e a menorah de sete ramificações, nos diz que a vida judaica continuou a existir nas colinas da Judeia, mesmo após a rebelião ter falhado.”

“O festival de Hanukkah é uma excelente oportunidade para compartilhar com o público a recuperação dessas lâmpadas a óleo, que foram o principal meio de iluminação nos tempos antigos”, afirmam os arqueólogos. De acordo com a importância da descoberta e sua localização, a Autoridade de Antiguidades de Israel e o Ministério da Construção e Habitação planejam preservar o local e incorporá-lo a um grande parque que estará aberto ao público.

Veja mais em arqueologia bíblica.

Equipe Redação BP

Nossa equipe editorial especializada da Biblioteca do Pregador é formada por pessoas apaixonadas pela Bíblia. São profissionais capacitados, envolvidos, dedicados a entregar conteúdo de qualidade, relevante e significativo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo