Descoberta revela selo que pertenceu ao “Governador da Cidade”

Um pedaço de barro carimbado do período do Primeiro Templo

Uma descoberta arqueológica notável veio à luz durante escavações na Western Wall Plaza, em Jerusalém, há alguns anos. Conduzida pela Autoridade de Antiguidades de Israel em colaboração com a Western Wall Heritage Foundation, essa escavação revelou um fragmento raro. Um pedaço de barro carimbado do período do Primeiro Templo. Além disso, associava-se ao “Governador da Cidade” de Jerusalém, uma posição de destaque há 2700 anos.

Este achado excepcional consiste em um pedaço de barro estampado e queimado, com dimensões de 13 × 15 mm e 2-3 mm de espessura. A representação na parte superior da selagem mostra duas figuras de frente uma para a outra, enquanto a inscrição em antigo alfabeto hebraico adorna a parte inferior.

Durante uma visita ao Centro Davidson, perto da Muralha Ocidental, na semana passada, o presidente da Câmara de Jerusalém, Nir Barkat, teve a oportunidade de examinar essa descoberta. Após a conclusão das pesquisas científicas, a selagem será temporariamente exibida no gabinete do prefeito.

Shimon Cohen foi quem encontrou a selagem durante escavações em um edifício tardio do Primeiro Templo, localizado na parte noroeste da Western Wall Plaza. Segundo Dr. Shlomit Weksler-Bdolah, escavadora do local pela IAA:

“o selamento foi provavelmente anexado a uma missiva importante e pode ter servido como uma espécie de logotipo, ou como um pequeno despacho enviado em nome do governador da cidade. ”

Evidências Históricas

A descoberta dessa selagem, junto com achados anteriores de selos reais no mesmo local, sugere que oficiais de alto escalão habitavam esta área durante o período do Primeiro Templo.

De acordo com o Dr. Weksler-Bdolah:

“Esta é a primeira vez que tal selagem é encontrada numa escavação legal, e apoia o registro bíblico da existência de um governador da cidade em Jerusalém há 2.700 anos. ”

Professores da Universidade Hebraica e da Universidade de Tel Aviv, ao estudarem a selagem, descreveram da seguinte forma:

“Dois homens enfrentam-se, de forma espelho, acima de uma linha dupla. Suas cabeças são retratadas como pontos grandes, sem detalhes. As mãos voltadas para o exterior são baixadas e as mãos voltadas para o interior são levantadas. Todas as figuras usam roupas listradas até ao joelho. No registro abaixo da linha dupla, uma antiga inscrição hebraica diz: לשרער, sem espaço entre as palavras e nenhum artigo definido. Ele denota לשר העיר, isto é, “pertencente ao governador da cidade. ”

A inscrição abaixo da linha dupla indica claramente a posse da selagem pelo “governador da cidade”, um título conhecido tanto na Bíblia quanto em documentos extra-bíblicos.

pedaço de barro carimbado do período do Primeiro Templo
Foto do selo de barro – Autoridade de Antiguidades de Israel

Os professores Ornan e Sass acrescentam:

“o título de ‘Governador da Cidade’ é conhecido a partir da Bíblia e de documentos extra-bíblicos, referindo-se a um oficial nomeado pelo rei. Governadores de Jerusalém são mencionados duas vezes na Bíblia: Josué é o governador da cidade nos dias de Ezequias (2 Reis), e Maaseias é o governador da cidade nos dias de Josias (2 Crônicas).

Essa descoberta arqueológica não apenas enriquece nossa compreensão histórica de Jerusalém antiga, mas também fortalece os relatos bíblicos sobre o papel dos governadores da cidade nessa era distante. É um testemunho tangível da rica herança cultural e política da região há milênios.

Fonte: facebook.com/AntiquitiesEN.

Se gostou, então confira mais achados arqueológicos.