Descobertas de tesouro de naufrágios antigos na costa de Cesareia

Os achados incluem centenas de moedas, anéis de ouro e prata, pedras preciosas raras, estatuetas, sinos e restos dos navios

A Unidade de Arqueologia Marinha da Autoridade de Antiguidades de Israel realizou um levantamento subaquático ao largo da costa de Cesareia, que resultou na descoberta de um tesouro de dois naufrágios antigos. Os achados incluem centenas de moedas, anéis de ouro e prata, pedras preciosas raras, estatuetas, sinos e restos dos navios.

As descobertas revelam que os navios afundaram em diferentes períodos de tempo, com todas as mãos a bordo, possivelmente durante uma tempestade enquanto tentavam manobrar os navios para o porto.

Um tinteiro e estatuetas de bronze do período romano.
Um tinteiro e estatuetas de bronze do período romano. Foto- Autoridade de Antiguidades de Israel

A equipe descobriu uma série de artefatos fascinantes dos naufrágios de dois navios que afundaram nos períodos romano e mameluco, cerca de 1700 e 600 anos atrás, respectivamente. Os restos dos navios e suas cargas foram encontrados espalhados em águas pouco profundas a uma profundidade de cerca de 4 metros.

Anel com a figura do Bom Pastor - arqueologia bíblica

De acordo com a Unidade de Arqueologia Marinha, os navios provavelmente estavam ancorados nas proximidades e foram naufragados por uma tempestade. O tesouro marinho inclui centenas de moedas romanas de prata e bronze, uma estatueta de bronze em forma de águia, uma estatueta de um pantomimo romano, inúmeros sinos de bronze, vasos de cerâmica e múltiplos itens metálicos do casco de um navio de madeira.

tesouro de naufrágios antigos na costa de Cesareia - sinos
Sinos. Foto: Dafna Gazit, Autoridade de Antiguidades de Israel

Além disso, a equipe encontrou objetos pessoais raros das vítimas do naufrágio, incluindo uma bela pedra preciosa vermelha para instalar um anel ‘gemma’ e um conjunto de anel de ouro grosso e octogonal com uma pedra preciosa verde esculpida com a figura de um jovem pastor vestido com uma túnica e com um carneiro ou uma ovelha nos ombros. O anel com a figura do ‘Bom Pastor’ pode indicar que seu dono era um cristão primitivo.

Descobertas de tesouro de naufrágios antigos - pregos

A descoberta foi feita perto do porto de Cesareia, um local de grande importância na tradição cristã que abrigou uma das primeiras comunidades cristãs.

Se gostou, então veja mais em arqueologia bíblica.

Equipe Redação BP

Nossa equipe editorial especializada da Biblioteca do Pregador é formada por pessoas apaixonadas pela Bíblia. São profissionais capacitados, envolvidos, dedicados a entregar conteúdo de qualidade, relevante e significativo.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo