6 orações de encorajamento para os pais

Como homens, não costumamos falar sobre isso, mas me lembrei de algo que um irmão em Cristo me disse uma vez. Ser homem é difícil. 

Eu sei que gostamos de passar a imagem da dureza, e nos posicionar como conquistadores que podem superar qualquer coisa. Também sei que as pessoas em nossas vidas, muitas vezes, nos veem sob essa luz, mas devo concordar com meu amigo, que ser homem é difícil.

Existem desafios que vêm com a masculinidade, especialmente quando você considera os vários papéis que desempenhamos. 

Enquanto, eu poderia listar todos eles, hoje eu só quero focar em um: ser pai. 

Um dos papéis mais desafiadores e gratificantes na vida de muitos homens é o de ser pai. Eu sei que isso é verdade na minha vida.

Este é um daqueles trabalhos para os quais você realmente não pode estudar ou se preparar. Você é empurrado para isso, e deve aprender à medida que avança. O desafio só aumenta se você tiver mais de um filho, porque descobrirá rapidamente que como lidou com um filho, pode não funcionar com o outro. 

No final das contas, ser um bom pai exigirá muita oração e sabedoria que vem da palavra de Deus e do Espírito Santo.

Para hoje, vamos nos concentrar na oração

Aqui estão, portanto, as orações de encorajamento para os pais, quando, enfrentarem os desafios.

1. Oração de agradecimento pelo pai

“Regozijai-vos sempre, orai continuamente, agradeci em todas as circunstâncias; pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus” (1 Tessalonicenses 5:16-18).

O melhor maneira de começar uma oração pelos pais, é dando graças. Isso é difícil para muitas pessoas, porque temos pais de todos os tipos. Alguns realmente bons e outros nem tanto. 

Mas, independentemente disso, vamos agradecer aos pais, porque pelo menos vocês não estariam aqui nesta terra sem ele.

Eu quero oferecer duas orações diferentes aqui:

Oração de agradecimento por um bom pai

Senhor, obrigado por meu pai. Obrigado não porque ele foi perfeito, mas porque esteve presente e sempre tentou dar o seu melhor. Ajude-me a aprender com ele, e tirar as lições que ele tentou me ensinar, para me ajudar a ser uma pessoa melhor, e aquela que o Senhor me chamou para ser.

Orações de agradecimento por um pai não tão bom

Senhor, obrigado por meu pai. Ele não era o melhor pai, e muitas vezes estava ausente. No entanto, obrigado porque o Senhor o usou para me dar vida e, através da vida que ele ajudou a produzir, o Senhor está me usando para impactar os outros. 

2. Oração pela Sabedoria dos Pais

“E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada.” (Tiago 1:5).

Senhor, eu oro por sabedoria. Pois, o Senhor conhece os desafios e as decisões que são necessárias diariamente. Conhece, também, as pressões que experimento, enquanto, navego pela vida. Dá-me sabedoria em todas as áreas da minha vida. Deixe-me ser sábio com relacionamentos, sábio com carreira, sábio com dinheiro, sábio com o chamado e sábio em todas as outras áreas da vida. Que a sabedoria que vem de ti, seja evidente para todos e principalmente reconhecida por meus filhos. Que sua sabedoria esteja presente em cada escolha que eu fizer para que minha vida seja agradável a ti, meu Deus.

3. Oração pela força do papai

“Mas os que esperam no SENHOR renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão.” (Isaías 40:31)

Senhor, me dê forças para ser pai hoje. Mais importante, ajude-me a reconhecer que minha força vem apenas do Senhor. Ajude-me a esperar diante de ti, e confiar completamente no Senhor, porque é neste lugar que encontrarei forças. Ajude-me a não fugir das minhas fraquezas, mas a abraçá-las e trazê-las para ti, porque quando eu for fraco, ficarei forte diante de todos os outros.

4. Oração pela fé do papai

“Meus irmãos, tende grande gozo quando cairdes em várias tentações; Sabendo que a prova da vossa fé opera a paciência. Tenha, porém, a paciência a sua obra perfeita, para que sejais perfeitos e completos, sem faltar em coisa alguma”. (Tiago 1:2-4)

Senhor, eu ofereço esta oração para me ajudar com minha fé. Sei que a fé só cresce quando é testada, e oro para passar no teste. Que minha vida seja uma jornada de fé cada vez maior. Eu oro não apenas pela fé em ti, mas pela fé que é demonstrada ao mundo ao seu redor. Deixe minha fé ser evidente para todos e permita que ela aponte outras pessoas para Cristo através da minha vida. Além disso, ajude-me a passar essa fé que o Senhor me deu para aqueles que virão depois de mim. Ajude-me a criar um legado de fé, que passe de geração em geração.

5. Oração por um novo pai

“Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele.” (Provérbios 22:6)

Senhor, ajuda-me quando começo minha jornada para a paternidade. Embora anseio pela paternidade, encaro-a com entusiasmo e apreensão. Ajude-me a saber que posso confiar em ti, e que o Senhor estará comigo nesta jornada. Lembre-me muitas vezes que eu não tenho que ser perfeito, mas o mais importante eu preciso estar presente na vida do meu filho. Dê-me nova paciência e nova graça enquanto ando por uma estrada que nunca andei antes. No entanto, agradeço que o Senhor, tenha ido antes de mim e me ajude a navegar nessas águas. Ajude-me desde o primeiro dia a dar o exemplo certo para que meu filho veja Cristo em mim e deseje que o Deus que eu sirvo esteja presente em sua vida. 

6. Oração por um pai idoso

“Porque eu já estou sendo oferecido por aspersão de sacrifício, e o tempo da minha partida está próximo. Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé”. (2 Timóteo 4:6-7)

Senhor, à medida que envelheço e as estações da vida mudam, agradeço-te pelos meus filhos. Pelo privilégio de criá-los, e vê-los crescer até a idade adulta. Minha oração é por eles, pois agora eles devem andar nos passos que eu tive que seguir. Dê-lhes graça para a jornada e me ajude a me ajustar em meu novo papel não apenas como pai, mas como amigo. Ajude-me a ser sempre o encorajador, lembrando-os de manter os olhos no Senhor, e continuar a ajudá-los a ser a pessoa que o Senhor os criou para ser. Foi uma honra ser pai deles. Agora me ajude a terminar minha jornada forte.

Pai, você não anda sozinho

Vou terminar com o mesmo pensamento com que comecei. Ser homem é difícil. No entanto, é bom saber que como homem e pai não caminhamos sozinhos. 

No entanto, deixe que essas orações sejam um lembrete de que você pode trazer tudo a Deus em oração. Aprenda a lançar tudo sobre ele porque ele é um pai amoroso e quer te ajudar.

A propósito, se você não teve um bom modelo de pai terreno, você tem o modelo perfeito em seu Pai Celestial. 

Tudo o que você precisa aprender sobre ser pai, ele lhe ensinará, e isso deve lhe trazer conforto ao longo do caminho. Eu oro para que você vá em frente, e seja o pai que Deus deseja que você seja.

Autor: Clarence L. Haynes Jr.

Botão Voltar ao topo