A verdadeira felicidade – Sermão no Salmo 1

Esboço de Sermão Expositivo em Salmo 1: 1-3 com o tema: A verdadeira felicidade. Esboço de Pregação Expositiva sobre o Salmo 1.

TEMA desse Sermão Expositivo em Salmo 1: A verdadeira felicidade.

TEXTO desse Sermão Expositivo: Salmo 1: 1-3

“1  BEM-AVENTURADO o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.

2  Antes tem o seu prazer na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite.

3  Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará.”

INTRODUÇÃO desse Sermão sobre o Salmo 1: 1-3

O mundo está buscando felicidade. Mas é uma coisa que não pode ser comprada com dinheiro ou tomada à força.

No entanto, todas as pessoas querem! A notícia maravilhosa é que Deus nos ama e deseja nos dar felicidade!

I. Temos uma infinidade de bênçãos:

A. A palavra hebraica é ‘esher’ e sempre é encontrada no plural.

B. Porque nossa felicidade não vem de apenas uma bênção, mas de muitas bênçãos.

C. Efésios 1: 3 diz:

“Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nas regiões celestiais em Cristo”.

D. Quando você enfrentar tempestades da vida, Quando você está desanimado, pensando que tudo está perdido, Conte suas muitas bênçãos, nomeie-as uma por uma, E você ficará surpreso com o que o Senhor fez.

E. Deus tem sido tão bom para nós, e tão cedo nos esquecemos das bênçãos que Ele nos deu.

II. O bendito homem dos Salmos:

A. A bem-aventurança de ser perdoado.

1. “Bem-aventurado aquele cuja transgressão é perdoada, e cujo pecado é coberto” Salmo 32: 1

2. Quando o paralítico desceu do telhado, Jesus disse: “Homem, os teus pecados te são perdoados”.

3. Pense nisso hoje e você não poderá deixar de ser feliz!

4. Jesus nos perdoou por nossos pecados.

5. Se isso não é motivo para regozijar-se e ser feliz, não sei o que é!

B. A bem-aventurança da satisfação.

1. “Bem-aventurado aquele a quem tu escolhes, e fazes chegar a ti, para que habite em teus átrios; nós seremos fartos da bondade da tua casa e do teu santo templo.” Salmo 65: 4.

2. Existe verdadeira felicidade na satisfação.

3. Na verdade, a razão pela qual tantas pessoas não estão felizes hoje é que elas não estão satisfeitas.

4. Não há nenhuma satisfação real a ser encontrada no que este mundo tem a oferecer… somente Jesus pode satisfazer sua alma.

5. Paulo escreve sobre a paz de Deus que excede todo o entendimento e vem como resultado de conhecer Aquele que pode suprir todas as vossas necessidades segundo as suas riquezas na glória.

C. A bem-aventurança da disciplina.

1. “Bem-aventurado o homem a quem tu corriges, ó Senhor, e o ensinas de acordo com a tua lei.” Salmo 94:12

2. Alguns podem perguntar, como isso pode ser possível?

3. A felicidade que vem de ser disciplinado vem da compreensão de que pertencemos a Ele e que Ele nos ama.

4. ‘Porque o Senhor corrige a quem ama, e açoita a cada filho que recebe’ Hebreus 12: 6

5. Há felicidade em saber que você pertence à família Dele e que Ele se preocupa o suficiente conosco para querer que façamos o que é certo.

D. A bem-aventurança da obediência.

1. “Bem-aventurado aquele que teme ao Senhor que anda nos seus caminhos” Salmos. 128: 1

2. O temor piedoso não é medo em nossos corações, mas é a reverência adequada a Ele que resulta em nossa obediência à Sua liderança.

3. Confie e obedeça, pois não há outra maneira de ser feliz em Jesus, a não ser confiar e obedecer.

4. Não existe felicidade fora da vontade de Deus.

E. A bem-aventurança do serviço de todo o coração.

1. “Bem-aventurados os que guardam os seus testemunhos e o buscam de todo o coração” Salmos 119: 2

2. Esse tipo de felicidade pode ser nosso quando fazemos como Jeremias nos diz em 29:13: “Vós me buscareis e me achareis, quando me buscardes de todo o vosso coração”

3. O serviço indiferente não beneficia a Deus, nem beneficia o indivíduo.

F. A bem-aventurança da fidelidade.

1. “Bem-aventurados os que habitam em tua casa: eles ainda estarão te louvando.” Salmos 84: 4

2. Há felicidade reservada para aqueles que são fiéis à Sua casa.

3. É a ‘casa de reunião’ porque Deus se encontra aqui de uma maneira especial.

4. O poder que veio à igreja no dia de Pentecostes não veio a eles quando estavam em casa ou na estrada, mas sim quando estavam reunidos.

5. Se não fosse importante para Deus, Ele nunca o teria estabelecido e então nos ordenou que não abandonássemos a congregação.

G. A bem-aventurança de confiar.

1. “Provai e vede que o Senhor é bom: bem-aventurado o homem que nele confia” Salmos 34: 8

2. Às vezes, temos que ser persuadidos a fazer coisas.

3. Aqui, Davi, um homem que sabe como é abençoado confiar em Deus, nos persuade.

4. Se apenas confiarmos Nele, Ele deseja nos regar com Suas bênçãos.

5. Muitos de nós temos medo de abrir mão do que podemos ver a fim de nos apoderar do que não podemos.

6. Mas é aí que está a felicidade!

• Perdão
  • Satisfação
  • Disciplina
  • Obediência
  • Serviço
  • Fidelidade
  • Confiança

Veja mais Esboços poderosos de Pregação.