Filipenses 1:6 Significado de “aquele que começou boa obra em vocês”

Filipenses 1:6 – ACF (Almeida Corrigida Fiel)

“Tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo.”

Traduções Bíblicas de Filipenses 1:6

Filipenses 1:6 – NAA (Nova Almeida Atualizada)

“Estou certo de que aquele que começou boa obra em vocês há de completá-la até o Dia de Cristo Jesus.”

Filipenses 1:6 – NVI (Nova Versão Internacional)

“Estou convencido de que aquele que começou boa obra em vocês, vai completá-la até o dia de Cristo Jesus.”

NTLHFilipenses 1:6 (Nova Tradução Linguagem de Hoje)

“Pois eu estou certo de que Deus, que começou esse bom trabalho na vida de vocês, vai continuá-lo até que ele esteja completo no Dia de Cristo Jesus.”

Explicação e Comentário de Filipenses 1:6

Paulo está encorajando os filipenses, dizendo-lhes o quanto ele ora por eles (Fp 1:3-5) e agora está falando sobre sua confiança não apenas na perseverança, mas também na santificação deles. 

Este versículo fala do processo pelo qual somos semelhantes a Cristo. Embora os toques finais sejam dados no fim dos tempos (1 João 3:2), devemos esperar confiantes. Vendo Cristo como o objetivo final, o cristão fiel buscará crescer em piedade até o dia em que morrer ou Jesus voltar.

Deus é quem nos salvou por sua grande misericórdia e por causa de seu grande amor por nós. Por causa dele nascemos de novo (1 Pedro 1:3) e nos tornamos uma nova criatura (2 Coríntios 5:17). Ele não nos deixará agora sozinhos, mas tem um plano para nos santificar. Isto é, Deus nos santificará e fará em nossa carne o que fez em nosso espírito.

“Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos e irmãs. E aos que predestinou, também chamou; aos que chamou, também justificou; aos que justificou, também glorificou” (Rm 8:29-30).

Interpretação de Filipenses 1:6, as partes chave do versículo:

“Tendo por certo isto mesmo”

Paulo não só tem a certeza de sua própria salvação (Rm 8:15), mas também da deles. Ele viu a igreja de Filipos em ação e acredita que eles são reais. Além disso, não é por sua própria força e vontade que eles irão correr a corrida até o fim, mas pela vontade e bondade de Deus. Paulo está confiante porque confia em Deus.

“Aquele que começou uma boa obra em vocês…”

Deus começou isso, e ele vai terminar. Deus os chamou (Rm 8:30). E Deus lhes deu seu Espírito como um depósito (Ef 1:14). Encontramos segurança eterna no fato de que foi Deus quem nos salvou quando não podíamos salvar a nós mesmos. Foi Deus quem nos amou e enviou seu único Filho para morrer por nós (Jo 3:16) quando não tínhamos amor em nós.

“a aperfeiçoará…”

Se eles são salvos, então eles são salvos para crescer. Deus não salva ninguém e depois não os torna à semelhança de seu Filho de uma forma ou de outra. Se você se considera um cristão, mas não tem nenhum desejo real de mudar e se tornar como Cristo, vá e clame a Deus. 

Para estar verdadeiramente salvo, é necessário que Deus tire qualquer engano de nossos olhos que nos faça pensar em algo além de “O viver é Cristo” (Filipenses 1:21).

“…até ao dia de Jesus Cristo.””

Isso vai continuar, mas não indefinidamente. Jesus vai voltar e num momento, num abrir e fechar de olhos, seremos transformados. 

Se você não colocou sua fé nele para a salvação, clame a ele e se arrependa. Se sim, participe de seu treinamento na piedade (1 Timóteo 4:8). E se você pertence a Deus, então desejará crescer.

Comentários sobre o que Significa Filipenses 1:6

Comentários sobre o que Significa Filipenses 1:6

Comentário de Wiersbe (Contexto)

É impressionante ver Paulo pensando nos outros, não em si mesmo. Enquanto o apóstolo aguarda seu julgamento em Roma, os cristãos de Filipos lhe vêm à memória, e ele se alegra com as recordações que tem deles. Ao ler Atos 16, descobrimos que algumas coisas que aconteceram a Paulo em Filipos poderiam ter deixado lembranças tristes. Foi preso e açoitado ilegalmente, colocado no tronco e humilhado diante do povo.

Mas até mesmo essas memórias alegram o coração de Paulo, pois for por meio desse sofrimento que o carcereiro conheceu a Cristo! Paulo se lembra de Lídia e de sua casa, da jovem serva infeliz, liberta da possessão demoníaca, e também de outros cristãos queridos de Filipos (vale a pena perguntar: “será que somos o tipo de cristão que traz alegria ao pastor quando ele se lembra de nós?”).

É possível que Filipenses 1:5 seja uma referência a sua cooperação financeira com Paulo, assunto ao qual ele volta em Filipenses 4:14-19. A igreja de Filipos foi a única congregação que contribuiu para sustentar o ministério de Paulo.

Wiersbe explica Filipenses 1:6

A expressão “boa obra“, em Filipenses 1:6, pode ser uma referência a esse compartilhamento de seus recursos. Essa obra foi iniciada pelo Senhor, e Paulo estava certo de que o Senhor a continuaria e completaria.

Mas não se foge do significado do texto ao aplicar esses versículos à salvação e à vida cristã. Ninguém é salvo pelas boas obras (Efésios 2:8, 9).

A salvação é a boa obra de Deus na vida do indivíduo, efetuada quando cremos em seu Filho. Em Filipenses 2:12, 13, vemos que Deus continua a trabalhar em nós por meio de seu Espírito. Em outras palavras, a salvação compreende uma obra tripla:

  • A obra que Deus realiza por nós – a salvação;
  • A obra que Deus realiza em nós – a santificação;
  • A obra que Deus realiza por meio de nós – o serviço.

Essa obra terá continuidade até vermos Cristo e, então, estará consumada. “Seremos semelhantes a ele, porque haveremos de vê-lo como ele é” (1 João 3:2).

Paulo se alegra em saber que Deus continua a operar na vida de seus irmãos e irmãs em Cristo em Filipos. Afinal, essa é a verdadeira base para comunhão cristã jubilosa: Deus operando em nossa vida diariamente.

Comentário de Beacon (Estudo)

A expressão tendo por certo isto mesmo (6) indica forte persuasão, a absoluta certeza de uma mente decidida.

Aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará significa, literalmente, “continuará terminando-a”. A boa obra se refere, em parte, à participação dos filipenses com o apóstolo, mas não se restringe a este significado. “Participação” (koinonia, 5, “cooperação”), tem um significado mais amplo que o compartilhamento de posses.

A boa obra ou “a participação no evangelho” também tem de se referir à participação dos filipenses com Cristo e entre si. No original grego, não há artigo definido antes de boa obra. Mas é apropriadíssimo incluí-lo na tradução, visto que a referência principal é à obra de salvação.

Por conseguinte, Paulo pode dizer que é Deus que começou esta boa obra. O verbo grego enarxamenos (começou) também se usa em Gálatas 3:3, onde atribui a Deus Espírito Santo o começo da vida cristã nos crentes gálatas (2 Coríntios 8:6).

No grego clássico, começou é palavra de ritual. O verbo grego do qual deriva é enarchomai, usado para descrever o ritual no começo de um sacrifício grego.

O verbo usado para concluir o sacrifício era epitelein (“aperfeiçoar” ou “consumar”). Pelo que deduzimos, Paulo quer dizer que a vida cristã é um sacrifício contínuo a Cristo (Romanos 12:1).

Até ao Dia de Jesus Cristo seria o dia da volta de Cristo. A frase sugere a ideia de dia de prova. Os profetas do Antigo Testamento falaram do “Dia do Senhor” em termos do tempo de julgamento e também de redenção.

Paulo está confiante de que Deus fará os crentes filipenses progredir na graça, de forma a estar permanentemente preparados para alcançar o dia do julgamento. Para o cristão será um dia de luz e vitória (1 Ts 1.10).

Comentário de Ellicott

Aquele que começou (ou melhor, quem começouuma boa obra em você também a terminará. – O fundamento da confiança de Paulo em sua perseverança é a crença de que foi a graça de Deus que começou a boa obra neles e que, não sendo resistido (como era óbvio por seu entusiasmo pelo bem), Ele completaria o que havia feito. começou. 

Em sua opinião, a graça de Deus é o começo e o fim; a cooperação do homem reside no processo intermediário que liga ambos. Isso fica ainda mais claro em Filipenses 2:12-13.

O dia de Jesus Cristo. – Assim também em Filipenses 1:10; Filipenses 2:16, “o dia de Cristo”; e em 1 Coríntios 1:8, “o dia de nosso Senhor Jesus Cristo”. Em todas as outras epístolas “o dia de nosso Senhor” (como em 1 Coríntios 5:5; 2 Coríntios 1:14; 1 Tessalonicenses 5:2; 2 Tessalonicenses 2:2); ou, ainda mais comumente, tanto nos Evangelhos quanto nas Epístolas, “naquele dia”. 

Como é comum nas epístolas, o dia do Senhor está mencionado como se estivesse próximo. Paulo, na Segunda Epístola aos Tessalonicenses (Filipenses 2:2), recusa-se a declarar que está próximo. Mas, ainda sim, não diz que está longe, e apenas ensina que há muito a ser feito, mesmo no desenvolvimento do poder anticristão, antes que ele chegue. É claro que, em relação à confiança aqui expressa, não faz diferença se está perto ou longe. 

Comentário Conciso de Matthew Henry

A maior honra dos ministros mais eminentes é ser servos de Cristo. E aqueles que não são realmente santos na terra, nunca serão santos no céu. Fora de Cristo, os melhores santos são pecadores e incapazes de permanecer diante de Deus. Não há paz sem graça. A paz interior brota de um sentimento de favor divino. E não há graça e paz senão de Deus nosso Pai, fonte e origem de todas as bênçãos. 

Em Filipos, o apóstolo foi maltratado e viu pouco fruto de seu trabalho. No entanto, ele se lembra de Filipos com alegria. Devemos agradecer ao nosso Deus pelas graças e confortos, dons e utilidade dos outros, pois recebemos o benefício e Deus recebe a glória. 

A obra da graça nunca estará aperfeiçoada até o dia de Jesus Cristo, o dia de sua aparição. Mas podemos sempre estar confiantes de que Deus realizará sua boa obra, em cada alma em que ele realmente começou pela regeneração; embora não devamos confiar nas aparências externas, nem em nada além de uma nova criação para a santidade. 

Comentário de Matthew Poole

Estar confiante nisso mesmo. Isto é, tendo agradecido a Deus pelo que havia feito e feito por eles, ele expressa sua firme persuasão e esperança caridosa de sua perseverança para o futuro. 

Aquele que começou uma boa obra em você, a executará. Não de nada em si mesmos mais do que outros, mas porque Deus Pai, (que não está cansado de fazer o bem), tendo começado a obra de fé neles Filipenses 2:13, com João 6:29, que mais estavam mortos em pecados, como os efésios, Efésios 2:1, ele preservaria e continuaria esse trabalho interno e espiritual nos frutos dos verdadeiros cristãos, e não o deixaria imperfeito, Salmo 138:8 Isaías 64:8; mas tornaria perfeito, ou perfeito, estabeleceria, fortaleceria e os estabeleceria nele, essas palavras sendo da mesma importância nas Escrituras com realizá-lo, conotando a dificuldade disso. 

Até o dia de Jesus Cristo. Isto é, até o dia de sua morte, quando os espíritos dos justos são aperfeiçoados, e Cristo aparece para seu julgamento particular, Hebreus 12:23, não como sendo perfeito enquanto aqui neste estado, Filipenses 3:12; ou melhor, até o dia de Cristo, ou último dia, no julgamento, 1 Coríntios 1:8 1 Tessalonicenses 4:15; quando forem reconhecidos como irrepreensíveis, para a glória de Cristo, que os carregou por todos, cumpriu a obra da fé neles e os glorificou, 2 Tessalonicenses 1:11, e quem são a sua glória, 2 Coríntios 8 :23.

Estudo sobre os filipenses

Equipe Redação BP

Nossa equipe editorial especializada da Biblioteca do Pregador é formada por pessoas apaixonadas pela Bíblia. São profissionais capacitados, envolvidos, dedicados a entregar conteúdo de qualidade, relevante e significativo.
Botão Voltar ao topo