Quem eram as filhas de Filipe? 5 Lições das moças que profetizavam
Essas quatro mulheres extraordinárias, filhas do evangelista Filipe, um dos sete discípulos separados para um serviço especial na igreja primitiva (Atos 6:1-7). Cujo não tem seus nomes mencionados na história bíblica, são conhecidas como profetizas, um dom a qual o Senhor as confiou.
Filhas de Filipe na bíblia
“E no dia seguinte, partindo dali Paulo, e nós que com ele estávamos, chegamos a Cesaréia; e, entrando em casa de Filipe, o evangelista, que era um dos sete, ficamos com ele. E tinha este quatro filhas virgens, que profetizavam.”
Atos 21:8-9
As quatro filhas de Filipe que profetizavam
Podemos observar que nenhuma menção é feita à esposa e mãe desse lar, o que indica que Filipe pode ter sido um viúvo, cujas filhas administravam a casa e cuidavam de suas necessidades. O texto não indica a idade das moças anônimas, mas seus dons espirituais poderiam sugerir uma maturidade de anos e riqueza de experiência.
Pelo menos por um período, as mulheres não estavam casadas, tendo escolhido o celibato ou a vida de solteira, talvez por se sentirem especialmente dedicadas a Deus no uso de seus dons (1 Coríntos 7:25-34).
A ideia de uma vida consagrada a Deus na virgindade não era totalmente nova e havia recebido a sansão do próprio Senhor (Mateus 19:12).
Embora, não esteja clara a forma como essas mulheres realmente atuavam na igreja primitiva. Precisamos interpretar o dom de “profecia” das filhas de Filipe em harmonia com as referências de Paulo (1 Coríntios 11:5; 14:1).
Sobretudo, elas podem ter exercido seu ministério entre as mulheres, como Miriã no Antigo Testamento (Êxodo 15:20). Não há registro sobre se elas acompanharam ou não Filipe em suas viagens missionárias, mas elas certamente conheciam bem as Escrituras e trabalhavam junto com os líderes da igreja primitiva.
Compartilhando os privilégios do evangelho em oportunidades incomuns, tanto para crescer no Senhor quanto para contribuir para o reino.
5 Lições que aprendemos com as quatro filhas de Filipe
O que podemos aprender com as quatro filhas de Filipe são diversas lições valiosas, tanto pela sua dedicação quanto pela forma como usaram seus dons espirituais para contribuir com a igreja primitiva. Aqui estão algumas lições que podemos aprender essas quatro moças que profetizavam:
1. As filhas de Filipe tinham um compromisso com Deus
A primeira lição que podemos aqprender é que as filhas de Filipe exemplificam um compromisso profundo com Deus, possivelmente optando pelo celibato ou vida solteira para se dedicar integralmente ao serviço espiritual. Esse tipo de dedicação demonstra a importância de colocar os propósitos divinos em primeiro lugar na vida.
2. Essas moças virgens faziam uso dos Dons Espirituais
Essas quatro filhas de Filipe tinham o dom da profecia, que usaram em harmonia conforme instruídas pelo apóstolo Paulo. Ensinando nós também a reconhecer e utilizar nossos dons espirituais para edificar a comunidade de fé e glorificar a Deus.
3. As quatro filhas de Filipe serviam na Igreja
Embora a forma exata de seu serviço não seja detalhada, é claro que elas contribuíam significativamente para a igreja. Isso nos lembra da importância de cada membro da comunidade e do papel que todos podem desempenhar, independentemente do gênero ou estado civil.
4. As filhas de Filipe tinham conhecimento Bíblico
Elas eram bem versadas nas Escrituras, o que indica a importância de estudar e conhecer profundamente a Palavra de Deus. Esse conhecimento permite uma contribuição mais significativa e fundamentada para a fé e a comunidade.
5. As filhas de Filipe tinham uma vida consagrada
Enfim, o que aprendemos é que vida dessas dozelas serve de exemplo de consagração e santidade, inspirando-nos a buscar uma vida dedicada e santa perante Deus. A ideia de virgindade consagrada, apoiada pelo próprio Jesus, nos mostra um caminho de serviço e devoção total.