Grandes Autores e Pregadores Definem a Pregação Expositiva

Para definir o que de fato o que é Pregação Expositiva, analisaremos algumas Definição desse Método segundo os Grandes Autores sobre a Pregação Bíblica.

Pois, na verdade, muitos ouvem sobre Pregação Expositiva, mas na verdade, poucos sabem sobre ela.

Por exemplo, as pessoas caracterizam a Pregação Expositiva como um comentário contínuo. Outros rotulam-na de pregação doutrinária estranha.

Outros ainda pensam nisso como um ponto de partida para a teologia sistemática (esteja ou não no texto).

O que Exatamente é Pregação Expositiva segundo grandes autores e pregadores?

Alguns autores proeminentes definem a exposição em seus livros sobre Pregação Bíblica. Embora a lista tenha uma variedade de definições, acredito que você verá muitos temas comuns enfatizados aqui.

A Pregação Expositiva segundo John MacArthur:

“A mensagem encontra sua única fonte nas Escrituras. A mensagem é extraída das Escrituras por meio de exegese cuidadosa. A preparação da mensagem interpreta corretamente as Escrituras em seu sentido normal e em seu contexto. A mensagem explica claramente o significado original das Escrituras, pretendido por Deus. A mensagem aplica-se ao significado bíblico para hoje.”

John MacArthur

Bryan Chappell define a Pregação Expositiva :

“A ideia principal de um sermão expositivo, o tópico, as divisões dessa ideia, os pontos principais e o desenvolvimento dessas divisões vêm todos de verdades que o próprio texto contém. Nenhuma parte significativa do texto é ignorada. Em outras palavras, os expositores ficam de boa vontade dentro dos limites do texto e não vão embora até que tenham examinado sua totalidade com seus ouvintes.”

Dr. Bryan Chappell

Pregação Expositiva segundo John Stott:

“A exposição se refere ao conteúdo do sermão (verdade bíblica) ao invés de seu estilo (um comentário corrente). Expor as Escrituras é trazer para fora do texto o que está lá e expô-lo à vista. O expositor abre o que parece fechado, torna claro o que é obscuro, desfaz o que está atado e desdobra o que está bem embalado.”

John Stott

Pregação Expositiva segundo Begg:

“Desdobrando o texto da Escritura de forma que faça contato com o mundo dos ouvintes enquanto exalta a Cristo e os confronta com a necessidade de ação.”

Alistair Begg

Pregação Expositiva segundo Robinson:

“A comunicação de um conceito bíblico derivado e transmitido por meio de um estudo histórico-gramatical e literário de uma passagem em seu contexto, que o Espírito Santo aplica primeiro à personalidade e experiência do pregador e, por meio dele, aos ouvintes.”

Haddon Robinson

Pregação Expositiva segundo Lloyd-Jones:

“Pregar é a teologia vinda de um homem que está em chamas e que o objetivo principal da pregação é dar aos homens e mulheres um senso de Deus e de sua presença.

Lloyd-Jones

David Helm define esse tipo de pregação:

“A pregação expositiva é uma pregação com poder que, por direito, submete a forma e a ênfase do sermão à forma e ênfase de um texto bíblico.”

David Helm

O que Albert Mohler diz:

A pregação expositiva é aquele modo de pregação cristã que tem como propósito central a apresentação e aplicação do texto da Bíblia... todas as outras questões e preocupações estão subordinadas à tarefa central de apresentar o texto bíblico.”

Albert Mohler

Pregação Expositiva segundo Mark Dever:

“A pregação expositiva é a pregação na qual o ponto principal do texto bíblico que está sendo considerado se torna o ponto principal do sermão que está sendo pregado.”

Mark Dever

A Pregação Expositiva segundo Tim Keller:

“A pregação expositiva fundamenta a mensagem no texto de forma que todos os pontos do sermão são os pontos do texto, e se fundamentam nas ideias principais do texto. Ele alinha a interpretação do texto com as verdades doutrinárias do resto da Bíblia (sendo sensível à teologia sistemática). E sempre situa a passagem dentro da narrativa bíblica, mostrando como Cristo é o cumprimento final do tema do texto (sendo sensível à teologia bíblica).”

Timothy Keller

banner curso pregação expositiva