PADÃ-ARÃ – Significado

PADÃ-ARÃ – Uma região que abrange grande parte da área oriental e setentrional do rio Eufrates Superior em seu curso para o sul, posteriormente voltando-se para leste.

Esta área está situada em oposição à extremidade nordeste do mar Mediterrâneo e a leste do rio Orontes. Sua cidade principal, Harã, foi o local de origem de Abraão, de onde ele emigraram para Canaã.

Padã-Arã é um distrito situado a noroeste da Mesopotâmia, cujo nome significa “campo de Arã”, distinguindo essa planície das regiões montanhosas ao norte e leste. Em diferentes passagens bíblicas, Padã-Arã é referida de diversas maneiras, como Padã em Gênesis 48.7, “terra de Arã” em Oseias 12.12 (NVI), “campos de Arã” na ARC, e “campos de Aram” na BJ. Além disso, é chamada Aram Naaraim em Gênesis 24.10 (BJ), o que significa “Arã de dois rios”. Supõe-se que esses dois rios sejam o Eufrates e o Tigre, situados entre os quais essa região se encontrava.

Abraão inviou seu servo a Padã-Arã (também conhecido como Mesopotâmia ou Arã-Naaraim, conforme Gênesis 24:10) em busca de uma esposa para Isaque (Gênesis 25:20).

Jacó buscou refúgio nessa região devido à ira de Esaú (Gênesis 28:3,5) e casou-se com suas primas, Raquel e Léia. Após prosperar, Jacó retornou a Canaã (Gênesis 31:18; 35:9,26; 46:15; 48:7).

Os habitantes de Padã-Arã conheciam aramaico (Gênesis 31:47), e a população era predominantemente de origem arameia (Gênesis 25:20; 28:5; 31: 24; Deuteronômio 26:5).

Versículos de referência:

Gênesis 24:10: “E o servo tomou dez camelos dos camelos de seu senhor, e partiu, pois todo o bem do seu senhor estava em sua mão; assim ele se declarou, e foi a Mesopotâmia, à cidade de Naor.”

Gênesis 25:20: “E Isaque tinha quarenta anos quando tomou por esposa a Rebeca, filha de Betuel, o arameu de Padã-Arã, e irmã de Labão, o arameu.”

Gênesis 28:3,5: “Que o Deus Todo-Poderoso te abençoe, e te faça frutificar e multiplicar, para que te tornes uma multidão de povos; E te dê a vitória de Abraão, a ti e à tua descendência contigo, para que herdes a terra em que habita, que Deus deu a Abraão.”

Deuteronômio 26:5: “E responderás, e dirás perante o Senhor teu Deus: O meu pai era um arameu errante, que desceu ao Egito, e ali peregrinou com poucas pessoas; e ali cresceu, e veio a ser uma nação grande, forte e numerosa.”

Equipe Redação BP

Nossa equipe editorial especializada da Biblioteca do Pregador é formada por pessoas apaixonadas pela Bíblia. São profissionais capacitados, envolvidos, dedicados a entregar conteúdo de qualidade, relevante e significativo.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você precisa desativar o Adblock para continuar navegando em nosso site!