Quem eram os amorreus na Bíblia? Eram gigantes?

Quem eram os amorreus na bíblia? Eles eram gigantes? O que você sabe sobre a vida e cultura desse povo por muito tempo lutou com Israel?

A bíblia os menciona várias vezes, mas muitas pessoas não sabem muito sobre esse povo antigo e intrigante.

Eles foram um dos sete povos que habitaram a terra prometida a Abraão, mas por que Deus exigiu que eles fossem exterminados?

Para saber mais sobre quem eram os amorreus na bíblia, continue lendo este post.

Quem eram os amorreus na Bíblia?

Os amorreus foram um povo que habitou a região da Canaã, atualmente território de Israel, Palestina e Jordânia, durante os tempos bíblicos.

A primeira vez que a bíblia os menciona, está no livro de Gênesis 14:7, no contexto da narrativa da guerra de quatro reis contra cinco.

Eles eram um dos sete povos que habitavam a terra prometida a Abraão (Gênesis 15:18-21).

Embora algumas passagens da Bíblia se refiram aos amorreus como “homens altos” ou “gigantes” (Deuteronômio 1:28), não há evidências sólidas de que eles eram fisicamente diferentes de outros povos da região.

Essa descrição deles como “gigantes”, pode ser uma forma figurativa de descrever sua força militar e poder, em vez de sua altura ou tamanho físico.

A Bíblia não descreve os costumes dos amorreus em grande detalhe, pois, em tese, os textos bíblicos focam em contar a história do povo hebreu. Porém, existem algumas informações em textos antigos e em outros registros históricos. Confira:

Politeísmo

Eles eram politeístas e adoravam vários deuses e deusas, incluindo El, Baal, Aserá e Anate.

Práticas de sacrifício

Como muitos outros povos da época, realizavam sacrifícios humanos e animais como parte de seus rituais religiosos.

Habilidades em metalurgia

Era um povo conhecido por serem hábeis na fabricação de armas e ferramentas de metal.

Agricultura

Eles cultivavam a terra e eram conhecidos por serem bons agricultores, cultivando principalmente trigo e cevada.

Comércio

Era um povo comerciante e estabeleciam rotas comerciais com outras regiões para trocar bens e produtos.

Esses são apenas alguns dos costumes e práticas que o povo amorita possuíam, na verdade, se tratava de uma nação antiga, forte e muito bem estruturada.

Como muitas culturas antigas, sua sociedade era complexa e diversificada, e pode ter havido variações nas práticas culturais entre diferentes grupos de amorreus. Por exemplo, o desenvolvimento da escrita e construções de grandes templos.

Os amorreus eram gigantes?

Os hebreus descrevem como eram os amorreus da seguinte maneira:

“O povo é mais forte e mais alto do que nós; as cidades são grandes e fortificadas até o céu; e também vimos ali os filhos dos anaquins, descendentes dos gigantes”. (Dt 1:28)

Nesse contexto, talvez, o termo “gigante” se refere à estrutura e organização daquele povo, não apenas à estatura dos homens da cidade.

Por esse motivo, eles desfaleceram quando os espias entregaram o relatório da cidade a Moisés. Afinal, como eles entrariam naquela terra, uma vez que ainda estavam se organizando como nação?

Como Deus conhecia a existência e estrutura desse povo, conquistar essa terra, seria um ato de fé, baseado na experiência que eles já tinham vivenciado. (Dt 1: 29-33)

Em Gênesis 6:4, também encontramos informações de que “havia gigantes na terra”. Em seguida, sugere que os filhos de Deus possuíram as filhas dos homens e tiveram filhos. Assim, nefilins ou gigantes, como conhecemos, significa nascidos na terra.

Talvez o termo, também, se refira a príncipes ou a aristocracia, isto é, homens com estatura política. Além disso, “gigante” pode significar valente, influente e poderoso.

Então, de todas as formas, a resposta a essa pergunta, é sim, os amorreus eram gigantes.

Por que prometer uma terra que já tem dono?

Deus fez uma aliança com Abraão que daria a ele e a sua descendência, “desde o rio do Egito até ao grande rio Eufrates…” (Gn 15:18-21)

No entanto, essa promessa não significava que Israel era mais justo ou merecedor.

Na verdade, aquele povo deveria ser expulso porque eram extremamente maldosos. Basta observar que muito tempo depois, por cometer os mesmos pecados que os amorreus, Israel também foi expulso de suas terras pela Síria e Babilônia. (2 Rs 17:24; 2 Rs 24-25; 2 Cr 36)

Assim, conhecemos quem eram os amorreus na bíblia. Por outro lado, temos o vislumbre de como Deus gosta de experimentar a nossa fé.
Agora, leia: derrubando gigantes: a coragem de enfrentar os desafios com fé em Deus.

Josiane Silva

Olá, eu sou a Josiane Silva, mãe, avó e procuro servir a Deus. Amo estudar a bíblia para compreender o comportamento humano. Afinal podemos aprender muito com as histórias dos outros, não é mesmo? Como gosto muito de ler e de escrever, também trabalho como redatora freelancer.