5 lições de quando Jesus anda sobre as águas

Esboço de pregação expositiva em Mateus 14:22-33 com o tema: 5 lições de quando Jesus anda sobre as águas.

Tema: 5 lições de quando Jesus anda sobre as águas

Texto do sermão: Mateus 14:22-33

Introdução

João explica a pressa de Jesus em despedir a multidão e enviar os discípulos de volta ao barco, pois a multidão queria coroá-lo como Rei (Jo 6:14-15).

Jesus sabia que os motivos não eram espirituais e não estavam de acordo com a vontade de Deus. Se os discípulos ficassem, teriam apoiado a multidão, pois ainda não compreendiam completamente os planos de Cristo.

Muitas vezes discutiam sobre “quem era o maior”, e provavelmente teriam aprovado uma revolta popular.

A experiência dos discípulos na tempestade pode nos inspirar nas tribulações da vida, mostrando algumas certezas que temos em meio às dificuldades.

Aqui estão as lições extraídas de Jesus anda por cima do mar…

I. Ele nos trouxe até aqui

A tempestade surgiu porque eles estavam dentro da vontade de Deus, ao contrário de Jonas, que enfrentou uma tempestade por desobedecer.

Jesus sabia que a tempestade viria, mas os enviou porque era mais seguro estar na tempestade com Deus do que em terra firme, fora de Sua vontade.

Não devemos julgar nossa segurança pelas circunstâncias. Há tempestades de correção, como a de Jonas, e tempestades de aperfeiçoamento, como a dos discípulos. Eles precisavam crescer, e Jesus os testou permanecendo fora do barco desta vez.

Muitos cristãos pensam que obedecer a Deus garante uma vida sem problemas, mas Jesus prometeu tribulações (Jo 16:33).

Quando enfrentamos tempestades por obedecer, devemos lembrar que Ele nos trouxe até aqui e cuidará de nós.

II. Ele está intercedendo por nós

Essa cena ilustra a Igreja hoje: o povo de Deus está no meio da tempestade, enquanto Jesus está no céu, intercedendo por nós (Rm 8:34).

Ele vê nossas lutas, carrega nossos fardos e sabe pelo que estamos passando (Hb 4:14-16). Jesus orou para que a fé dos discípulos não falhasse, e o mesmo Ele faz por nós.

Se soubéssemos que Jesus está orando ao nosso lado, enfrentaríamos as dificuldades com mais coragem. Ele não está fisicamente ao nosso lado, mas está no céu, vendo nossas necessidades e intercedendo.

III. Ele virá até nós

Às vezes, parece que Jesus nos abandona nos momentos mais difíceis, assim como Davi sentia a distância de Deus em alguns salmos.

Mas sabemos que, no tempo certo, Deus nos resgata. Jesus sempre vem ao nosso encontro nas tempestades da vida (Is 43:2), ainda que não no momento que desejamos, mas no momento em que mais precisamos.

Jesus andou sobre as águas para mostrar que aquilo que os discípulos mais temiam (o mar) era apenas um caminho para Ele se aproximar. Muitas vezes, as experiências que mais tememos acabam nos aproximando mais de Cristo.

Os discípulos não reconheceram Jesus porque não estavam procurando por Ele. O medo e a fé não podem coexistir, pois o medo nos impede de ver a presença de Deus.

IV. Ele nos ajudará a crescer

A tempestade tinha um propósito: ajudar os discípulos a crescer na fé. Jesus sabia que um dia os deixaria e eles enfrentariam outras tempestades. Precisavam aprender a confiar em Cristo mesmo quando Ele parecia distante.

Pedro, ao andar sobre as águas, demonstrou fé. Ele afundou porque tirou os olhos de Jesus e focou nas circunstâncias ao seu redor. Ainda assim, clamou por socorro no momento em que percebeu que estava afundando, e Jesus o salvou.

V. Ele nos levará até o fim

Se Jesus nos chama para “vir“, Ele cumprirá o propósito dessa palavra. Ele é o autor e consumador da nossa fé (Hb 12:2), e completará toda obra que começou em nós. Mesmo que falhemos ao longo do caminho, Deus será bem-sucedido.

Pedro e os discípulos aprenderam mais sobre Jesus após essa experiência. Eles o reconheceram como o Filho de Deus, adorando-o.

Da mesma forma, após milagres e tempestades, devemos nos prostrar diante de Cristo e reconhecer Sua realeza.

“Então, aproximaram-se os que estavam no barco e adoraram-no, dizendo: És verdadeiramente o Filho de Deus.” (Mateus 14:33).

Dicas para pregar este esboço Jesus anda sobre as águas

1. Leia Mateus 14:22-33 pelo menos 3x: Apesar de ser uma passagem conhecida, é necessário fazer uma leitura cuidadosa do texto. Além de te dar mais segurança para pregar, te dará clareza sobre as lições do sermão.

2. Faça a aplicação em cada tópico (lição): Como você viu, este esboço possui 5 lições e elas devem ser aplicadas. Aconselho você dividir o tempo em cada tópico para que consiga aplicar todas lições em sua pregação.

3. Seja claro e simples: Não use palavras difíceis na sua pregação. Procure falar de uma forma que as pessoas entendam a mensagem.