Sermão: Jesus anda sobre as águas

Texto do sermão sobre quando Jesus anda sobre as águas: Mateus 14:22-33

Introdução deste sermão Jesus anda sobre as águas

Como qualquer outro relato da Bíblia, esta história também deve ser interpretada em seu próprio contexto para entender as intenções originais do autor. 

A história se desenrola seguida por um tumulto messiânico (Jo 6:15). Em resposta, Jesus imediatamente despediu seus discípulos enquanto despedia a multidão e subia sozinho a um monte para orar.

Por que Jesus evitou uma oportunidade tão boa? Ser o rei dos judeus com certeza soa impressionante. Essa não era sua missão, no entanto. O plano de Deus para ele era sofrer e morrer para que fôssemos salvos. Da mesma forma, Deus tem um plano para cada um de nós. Ele quer que sigamos o plano antes que ele possa nos abençoar. 

Este capítulo nos ensina três princípios importantes sobre honrar o plano divino.

1. Distrações (Mateus 14:22-23)

22 Logo em seguida, Jesus insistiu com os discípulos para que entrassem no barco e fossem adiante dele para o outro lado, enquanto ele despedia a multidão. 23 Tendo despedido a multidão, subiu sozinho a um monte para orar. Ao anoitecer, ele estava ali sozinho,

A. As multidões queriam que Jesus fosse rei sobre eles. Isso certamente era uma distração, porque não era o plano que papai tinha em mente.

B. A resposta de Jesus foi dupla. Ele imediatamente se afastou da fonte de distração (multidão) e foi diante de Deus em oração.

C. Seus princípios eram simples, mas poderosos. As distrações devem ser mortas, sem piedade. A oração ajuda a manter o foco.

2. Medo (Mateus 14:24-31)

24 mas o barco já estava a considerável distância da terra, fustigado pelas ondas, porque o vento soprava contra ele. 25 Alta madrugada, Jesus dirigiu-se a eles, andando sobre o mar. 26 Quando o viram andando sobre o mar, ficaram aterrorizados e disseram: “É um fantasma! ” E gritaram de medo. 27 Mas Jesus imediatamente lhes disse: “Coragem! Sou eu. Não tenham medo! “

28 “Senhor”, disse Pedro, “se és tu, manda-me ir ao teu encontro por sobre as águas”. 29 “Venha”, respondeu ele. Então Pedro saiu do barco, andou sobre a água e foi na direção de Jesus. 30 Mas, quando reparou no vento, ficou com medo e, começando a afundar, gritou: “Senhor, salva-me! “

31 Imediatamente Jesus estendeu a mão e o segurou. E disse: “Homem de pequena fé, porque você duvidou? “

A. Mateus então se volta para os discípulos no barco. O barco estava no meio do mar, fustigado pelas ondas porque o vento estava contra ele.

B. Somos apresentados a 2 fontes principais de medo. Atmosfera (…Mas quando viu o vento teve medo …) e manifestações satânicas (…é um fantasma”, diziam, e gritavam de medo…)

C. O plano de Deus para você não pode se cumprir sem você. O plano nunca pode acontecer se você permitir que o medo o impeça de desempenhar seu papel.

3. Adoração (Mateus 14:32-33)

32 Quando entraram no barco, o vento cessou. 33 Então os que estavam no barco o adoraram, dizendo: “Verdadeiramente tu és o Filho d

A. O que os discípulos viram foi uma habilidade atribuída somente a Deus (Jó 9:2). Eles perceberam que Jesus é Deus em carne.

B. Eles imediatamente se prostraram diante dele em adoração como um símbolo de colocar todo o seu ser à disposição da vontade e plano de Deus.

C. A adoração deve ser sincera. O verdadeiro adorador reconhece a superioridade da vontade de Deus sobre a sua.

Lições e aplicação de Jesus anda sobre as águas

Há algumas lições muito valiosas para os filhos de Deus aqui. Vamos considerar cada uma dessas lições.

I. Evite distrações

A. Deus tem planos para prosperar você, dar-lhe esperança e um futuro (Jeremias 29:11).

B. O sofrimento sempre precede as bênçãos (Filipenses 2:9-11).

C. Satanás sempre nos apresentará uma saída fácil. Não se engane.

D. Evite distrações imediatamente.

E. Passe algum tempo a sós com Deus. Dá força para manter o foco.

II. Domine seus medos

A. Assim como Pedro, todos nós começamos com fé e uma grande emoção.

B. Antes que o medo tome conta de nós no meio do caminho no local do vento e das águas violentas.

C. Quando vir os ventos, ande com fé. Deixe a fé controlar seu medo. Não o contrário.

III. Adore-o

A. Adoração é mais do que cantar hinos em uma manhã de domingo com as mãos levantadas.

B. Não é tão simples. A adoração genuína requer 2 coisas. Primeiro, você deve admitir o senhorio de Jesus sobre sua vida. 

C. Segundo, você precisa se entregar a Jesus. Apenas confessar Seu Senhorio sobre sua vida não é suficiente.

Se você gostou deste sermão, então veja mais esboços prontos aqui.

Equipe Redação BP

Nossa equipe editorial especializada da Biblioteca do Pregador é formada por pessoas apaixonadas pela Bíblia. São profissionais capacitados, envolvidos, dedicados a entregar conteúdo de qualidade, relevante e significativo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
plugins premium WordPress