Fique de olho nesses sinais de um falso profeta

Os falsos profetas existem desde o início. Você poderia dizer que o primeiro falso profeta apareceu no Jardim do Éden com a mentira da serpente para Adão e Eva. A verdade da questão é que eles estavam lá no início e continuarão até o fim.

Por isso faz sentido saber o que é um falso profeta. Essas pessoas podem estar invadindo suas igrejas e púlpitos, por isso é imperativo saber quem são. 

Seu dano vai além de suas “profecias” e ensinamentos, sua influência pode ser prejudicial ao corpo de Cristo.

Antes de mais nada, este artigo é mais do que apenas responder a uma pergunta. Trata-se de se armar porque o que aconteceu no passado está acontecendo agora e você deve estar preparado para não ser vítima.

O que é um falso profeta?

Vamos começar respondendo a esta pergunta, o que é um falso profeta?

Um profeta na Bíblia era aquele que proclamava a palavra do Senhor. Eles falariam em nome do Senhor em uma situação. 

Às vezes eles falavam sobre um evento futuro e outras vezes falavam sobre um assunto atual. Por definição então, um falso profeta é aquele que se apresenta como falando em nome do Senhor, porém ao invés de falar a verdade, ele fala mentiras. 

“Sim, assim diz o Senhor Todo-Poderoso, o Deus de Israel: Não se deixe enganar pelos profetas e adivinhos entre vocês. Não dê ouvidos aos sonhos que você os encoraja a ter. Eles estão profetizando mentiras para você em meu nome. Eu não os enviei’, declara o Senhor” (Jeremias 29:8-9).

Características dos falsos profetas

Eles podem parecer e soar como você.

“Cuidado com os falsos profetas. Eles vêm até vocês disfarçados de ovelhas, mas por dentro são lobos ferozes” (Mateus 7:15).

A primeira coisa a notar sobre um falso profeta é que eles podem se parecer com você. Eles podem parecer legítimos e podem até usar toda a linguagem certa. Em outras palavras, eles sabem como olhar a peça. Muitas vezes, é por isso que eles são tão enganadores, porque eles se parecem com outras ovelhas.

Eles podem parecer inofensivos, mas são extremamente perigosos.

Neste mesmo versículo em Mateus Jesus usa a analogia de um lobo e uma ovelha. Ele chama o falso profeta de lobo feroz. 

Os lobos são predadores e, para sobreviver, devem encontrar continuamente novas presas. Quando eles atacam, eles são cruéis.

O falso profeta pode parecer uma ovelha, mas eles atacam como o lobo. Eles procuram devorar fazendo com que as pessoas acreditem em uma mentira ou depositem sua confiança em algum outro lugar que não seja verdadeiramente seguir Jesus ou sua palavra. Isso é o que os torna perigosos.

3 Sinais de Alerta

1. Eles “profetizam” a partir de suas próprias ilusões

“Então o Senhor me disse: Os profetas estão profetizando mentiras em meu nome. Eu não os enviei, nem os designei, nem falei com eles. Eles estão profetizando para vocês falsas visões, adivinhações, idolatrias e enganos de suas próprias mentes” (Jeremias 14:14).

O falso profeta muitas vezes profetiza a partir de sua própria imaginação. No entanto, porque eles sabem como fazê-lo tão bem, se você não for cuidadoso, pode ser vítima deles. Sem discernimento, muitas vezes você não pode dizer a diferença.

Outra coisa a ter cuidado é o falso profeta que profetiza apenas o que você quer ouvir. Eles podem até profetizar coisas com as quais as pessoas concordarão. Isso aconteceu em Israel e isso acontece hoje.

2. O que eles dizem não se torna realidade

“Vocês podem dizer a si mesmos: Como podemos saber quando uma mensagem não foi proferida pelo Senhor? 

Se o que um profeta proclama em nome do Senhor não acontece ou se realiza, essa é uma mensagem que o Senhor não falou. Esse profeta falou com presunção, então não se assuste” (Dt 18:21-22).

O grande teste decisivo para quem afirma ser um profeta de Deus é simples. O que eles disseram se tornou realidade? 

Isso era verdade nos tempos bíblicos e é verdade hoje. A propósito, a punição no Antigo Testamento por ser um falso profeta era a morte. 

“Mas o profeta que ousar falar em meu nome alguma coisa que eu não ordenei, ou o profeta que falar em nome de outros deuses, deve ser morto” (Dt 18:20).

Claramente, isso não é algo que Deus tome levianamente, especialmente por causa da influência que essas pessoas geralmente podem ter.

3. Eles afastam as Pessoas de Cristo

“Se aparecer entre vós um profeta, ou alguém que profetiza por sonhos, e vos anunciar um sinal ou prodígio, e se o sinal ou prodígio de que se fala ocorrer, e o profeta disser: Sigamos outros deuses (deuses não sabia) e vamos adorá-los,  você não deve ouvir as palavras desse profeta ou sonhador. O Senhor, seu Deus, está testando você para saber se você o ama de todo o seu coração e de toda a sua alma. É ao Senhor seu Deus que você deve seguir, e a ele você deve reverenciar. Mantenha seus comandos e obedeça-o; servi-lo e apegar-se a ele” (Deuteronômio 13:1-4).

O que acho fascinante neste versículo é que o falso profeta anunciou um sinal e maravilha e realmente aconteceu. Isso pode levar você a acreditar que esse falso profeta é verdadeiro. No entanto, o motivo real eventualmente sai. Este profeta então se voltava e encorajava as pessoas a seguir outros deuses e adorá-los.

É por isso que tempo e paciência são dons maravilhosos quando você está lidando com alguém que se declara profeta. 

O tempo é necessário porque eventualmente revelará os motivos do coração. Paciência é necessária para ver se o que eles dizem se torna realidade.

Existem falsos profetas hoje?

A resposta curta é sim. Considere estes versículos.

“Mas também houve falsos profetas em Israel, assim como haverá falsos mestres entre vocês. Eles ensinarão habilmente heresias destrutivas e até negarão o Mestre que os comprou. Desta forma, eles trarão destruição repentina sobre si mesmos. Muitos seguirão seus ensinos malignos e imoralidade vergonhosa. E por causa desses mestres, o caminho da verdade será caluniado. Em sua ganância, eles inventarão mentiras inteligentes para se apossar do seu dinheiro. Mas Deus os condenou há muito tempo, e sua destruição não tardará” (2 Pedro 2:1-3).

Quando você pensa sobre o que é um falso profeta e o que os motiva, há uma boa possibilidade de que seja uma dessas coisas:

A bolsa

Muitas vezes, essas pessoas veem a piedade ou as coisas de Deus como uma forma de encher seus bolsos. 

Não se surpreenda se o falso profeta estiver atrás do seu dinheiro, porque é a principal fonte de sua motivação. 

A ganância vergonhosa dessas pessoas fará com que elas inventem mentiras como forma de obter seu dinheiro, então cuidado com esses hipócritas.

O poder

O falso profeta muitas vezes tem a capacidade de manipular o pensamento daqueles que estão sob seu controle. Isso é como uma droga para o falso profeta porque alimenta seu ego. 

O outro lado é que às vezes as pessoas querem essas pessoas ao seu redor, simplesmente para lhes contar mentiras. Eles usam essas mentiras como justificativa, para que possam continuar a viver o estilo de vida que quiserem. Torna-se a combinação perfeita.

“Pois virá o tempo em que as pessoas não suportarão a sã doutrina. Em vez disso, para satisfazer seus próprios desejos, eles reunirão em torno de si um grande número de professores para dizer o que seus ouvidos ansiosos querem ouvir. Eles desviarão os ouvidos da verdade e se voltarão para os mitos” (2 Timóteo 4:3-4).

Se você se lembra, anteriormente definimos o que é um falso profeta. Uma característica é que eles falariam de suas próprias ilusões. Agora eles não estão apenas falando, mas eles têm um público que quer ouvir.

O prazer

Outro marcador do falso profeta é o desejo de prazer. Pedro nos lembra que muitos seguirão seus ensinos malignos e imoralidade vergonhosa. 

Isso pode nem sempre ser aparente de antemão, mas com o tempo é revelado. A parte triste não é apenas que eles ensinam, mas a quantidade de pessoas que os seguirão. 

Essas pessoas ensinam heresias destrutivas e destroem muitas ovelhas no processo. Não é à toa que Jesus os chamou de lobos ferozes.

O que você deve fazer quando encontrar um?

Com maior compreensão do que é um falso profeta, o que você deve fazer se encontrar um? Essas pessoas podem parecer muito intimidantes, mas veja como você lida com elas:

1. Não tenha medo deles

“Se o profeta falar em nome do Senhor, mas sua previsão não acontecer ou se cumprir, você saberá que o Senhor não deu essa mensagem. Esse profeta falou sem minha autoridade e não precisa ser temido” (Dt 18:22).

Lembre-se que o falso profeta não tem poder ou autoridade real. Não importa quantas vezes eles digam “Assim diz o Senhor”, a autoridade deles não vem de Deus, então você não precisa se preocupar com o que eles dizem. 

2. Evite-os

“E agora faço mais um apelo, meus queridos irmãos e irmãs. Cuidado com as pessoas que causam divisões e perturbam a fé das pessoas ensinando coisas contrárias ao que você foi ensinado. Fique longe deles” (Romanos 16:17).

Se alguém foi identificado como um falso profeta, fuja dele e evite-o. Não há razão para encher seu coração ou mente com qualquer coisa que eles tenham a dizer, porque a verdade não está neles. Portanto, siga o conselho de Paulo e fique longe deles.

3. Exponha-os

“Nada tenhas a ver com as obras infrutíferas das trevas, mas antes as exponhas” (Efésios 5:11).

Se alguém é um falso profeta e você sabe disso, então soe o alarme. Diga a todos que você conhece que eles são um falso profeta e incentive-os a fazer o mesmo. 

No entanto, não se surpreenda se você for rejeitado, especialmente se uma pessoa estiver seguindo esse falso profeta. Quando você os expor, certifique-se de estar fazendo como os bereanos no livro de Atos.

“E o povo de Beréia tinha a mente mais aberta do que os de Tessalônica, e ouviram com avidez a mensagem de Paulo. Eles examinaram as Escrituras dia após dia para ver se Paulo e Silas estavam ensinando a verdade” (Atos 17:11).

Deixe o erro de seus caminhos ser visto à luz da Palavra de Deus, e não sua opinião pessoal.

Seja Cheio da Palavra

Haverá falsos profetas por aí e você deve estar ciente. Sim, é importante saber o que é um falso profeta, mas é mais importante saber como evitar ser vítima deles. Há duas coisas que você precisa: a Palavra de Deus e discernimento.

Surpreendentemente, essas duas coisas funcionam juntas. A palavra de Deus lhe dá clareza sobre o que é a verdade, então certifique-se de conhecer sua palavra, o que você acredita e o que é verdade. O Espírito de Deus lhe dá discernimento. Este é um aviso interno de que, mesmo que algo pareça certo, você sabe que algo está errado. 

Em outras palavras, estou encorajando você a ser cheio da Palavra de Deus e do Espírito de Deus. Essas são suas maiores armas contra lidar com qualquer um que seja um falso profeta. 

A Palavra de Deus e o discernimento não farão com que os falsos profetas desapareçam, mas você estará numa posição em que não sucumbirá aos seus caminhos errôneos.

“Então não seremos mais imaturos como crianças. Não seremos jogados e soprados por todo vento de novo ensinamento. Não seremos influenciados quando as pessoas tentarem nos enganar com mentiras tão inteligentes que parecem a verdade. Em vez disso, falaremos a verdade em amor, crescendo cada vez mais como Cristo, que é a cabeça do seu corpo, a igreja” (Efésios 4:14-15).


Autor Clarence L. Haynes Jr. do Crosswalk.

Botão Voltar ao topo