1 Samuel 13: Davi, o homem segundo o coração de Deus

Esboço de Sermão Expositivo de 1 Samuel 13: 14 com o título Davi, o homem segundo o coração de Deus.

TÍTULO: DAVI, O HOMEM SEGUNDO O CORAÇÃO DE DEUS

TEXTO deste Sermão: 1 SAMUEL 13: 14

“…já tem buscado o SENHOR para si um homem segundo o seu coração…”

INTRODUÇÃO deste Sermão

É mui difícil entender como Davi, considerado o homem segundo o coração de Deus, conforme lemos em 1 Samuel 13: 14, pecaria gravemente contra o Senhor e receberia o perdão.

Mas isto é possível compreender, quando nos vem à mente o seguinte:

I. DAVI TEMIA E ESTREMECIA DIANTE DE DEUS

Deus consagrou a Davi rei de Israel, após rejeitar a Saul; mas não lhe entregou o trono quando ele foi ungido pelo profeta Samuel.

1 Samuel 24: 4,5, diz:

“Então, os homens de Davi lhe disseram: Eis aqui o dia do qual o Senhor te diz: Eis que te dou o teu inimigo nas tuas mãos, e far-lhe-ás como te parecer bem a teus olhos. E levantou-se Davi, e mansamente, cortou a orla do manto de Saul. Sucedeu, porém, que, depois, o coração doeu a Davi, por ter cortado a orla do manto de Saul”.

Aquele era o dia que os companheiros de Davi acreditavam ser oportuno para ceifar a vida de Saul, mas este não era o momento de Deus.

Sucedeu, porém, que, depois, o coração doeu a Davi, por ter cortado a orla do manto de Saul” (1 Sm 24:5).

Não poucos estão prontos a estraçalhar a reputação alheia, sem o mínimo temor a Deus!

Mas Davi temia e estremecia diante do Senhor.

Ele respeitava Saul e considerava-o seu rei.

Saul era um rei oprimido pelo diabo, mas para Davi isto não importava; o monarca de Israel era um ungido do Senhor.

Era nisso que ele acreditava e isso lhe bastava.

II. DAVI DEIXOU DE SER “REI” PARA SER FEITO “GENTE”

Ele tomou a decisão de levar a arca para Jerusalém.

E como isso aconteceu encontramos o registro em 2 Samuel 6.

Só porque “Davi saltava com todas as suas forças diante do Senhor” e vestia-se de dignidade, foi zombado por Mical, sua mulher.

Quantas vezes o Espírito de Deus quer nos deixar “soltos” dos apertos e das amarras dos maus hábitos gerados pela carnalidade e pelo formalismo, que nos impedem de adorar ao Senhor com toda a intensidade do nosso coração!

Que tipo de pecado Davi cometeu, quando ofereceu holocaustos e ofertas pacíficas e abençoou o povo em nome do Senhor dos exércitos? (2 Sm 6:18).

Ele não deu a mínima importância às zombarias de Mical.

O que lhe importava era extravasar o gozo e a alegria de estar na presença do Senhor.

Ainda mais do que isto me envilecerei e me humilha- rei aos meus olhos; e das servas, de quem falaste, delas serei honrado” (2 Sm 6:22).

III. DAVI DEMONSTROU GRANDE GENEROSIDADE

1 Samuel 30:22-24 registra:

Então, todos os maus e filhos de Belial, dentre os homens que tinham ido com Davi, responderam e disseram: Visto que não foram conosco, não lhes daremos do despojo que libertamos; mas que leve cada um sua mulher e seus filhos e se vá.

Porém Davi disse: Não fareis assim, irmãos meus, com o que nos deu o Senhor, que nos guardou e entregou a tropa que contra nós vinha nas nossas mãos.

E quem em tal vos daria ouvidos? Porque qual é a parte dos que desceram à peleja, tal também será a parte dos que ficaram com a bagagem; igualmente repartirão”.

Foi a misericórdia de Davi que definiu:

…qual é a parte dos que desceram à peleja, tal também será a parte dos que ficaram com a bagagem; igualmente repartirão” (1 Samuel 20:24).

CONCLUSÃO deste Sermão em 1 SAMUEL 13

Deus conserta um coração partido se lhe dermos todos os pedaços — Myrtie Hobsn Stanton.

Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito reto. Não me lances fora da tua presença, e não retires de mim o teu Espírito Santo” (Salmos 51: 10-11).

“Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus” (Salmos 51:17).

Veja mais Esboços de Pregação.