Apocalipse 3:20 Qual é o significado de “Eis que estou à porta e bato”?

“Eis que estou à porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele comigo”. – Apocalipse 3:20

No livro de Apocalipse, Jesus dá mensagens a sete igrejas diferentes. Alguns estudiosos diriam que essas igrejas representam sete tipos de igrejas ou sete tipos de pessoas que você pode encontrar na igreja hoje. 

Uma das igrejas que recebeu uma de suas mensagens mais fortes foi a igreja de Laodicéia. À luz desta igreja e dos desafios que ela teve, qual é o significado de “eis que estou à porta e bato“?

O que significa “Eis que estou à porta e bato” em Apocalipse 3:20

Há algum espaço de Laodicéia em seu coração onde você acha que está indo bem, mas você excluiu Jesus? Onde você não é nem quente nem frio, então você não serve para nada. 

Se houver, então o mesmo convite se estende a você como fez a esta igreja. Eis que ele está à porta e bate. Você vai deixá-lo entrar? 

A diferença entre experimentar tudo de melhor de Deus e se contentar com muito menos e muito pior depende de você decidir abrir a porta. 

Costumamos usar este versículo para falar com os incrédulos, mas lembre-se que ele estava falando com a igreja. 

Vamos nos certificar de que sempre temos a porta do nosso coração aberta para Jesus, para que ele possa fazer tudo o que quiser em nossas vidas.

Por que Jesus disse “Eis que estou à porta e bato” para a Igreja de Laodicéia em Apocalipse 3?

Jesus não tinha nada de positivo a dizer sobre esta igreja. Aqui estão as palavras fortes que Jesus usou para descrever a igreja em Laodicéia.

Conheço suas ações, que você não é frio nem quente. Eu queria que você fosse um ou outro! Então, porque você é morno – nem quente nem frio – estou prestes a cuspir você da minha boca. Você diz: Eu sou rico; Adquiri riqueza e não preciso de nada. Mas você não percebe que é um miserável, lamentável, pobre, cego e nu. Aconselho-te que de mim compres ouro refinado no fogo, para que te enriqueças; e roupas brancas para vestir, para cobrir sua nudez vergonhosa; e unguento para colocar nos olhos, para que veja”. – Ap. 3:15-18

Aqui estão três características da igreja em Laodicéia:

1. Eles eram mornos. 

Esta era uma igreja que não era nem quente nem fria. Muitas pessoas acreditam que essa mornidão significa apenas que eles estavam atravessando a cerca entre o mundo e a igreja. 

O que realmente significa é que eles não serviam para nada. Eles não tinham nenhum valor que pudessem oferecer. 

Laodicéia estava situada perto de duas outras cidades, Hierópolis, que era conhecida por suas fontes termais que eram boas para a cura e Colossos, que era conhecida pelas águas frias que proporcionavam refrigério. 

Como Laodicéia era morna, a água que eles produziam não era boa para cura ou refrigério e, portanto, não servia para nada. Como disse um estudioso, você pode beber chá quente ou chá frio, mas o chá morno é praticamente inútil.

2. Eles eram materialistas. 

Esta igreja era rica em bens materiais que criavam uma falsa sensação da bênção de Deus

Esta igreja é um lembrete de que você não pode equiparar a bênção de Deus a qualquer coisa material, que não seja uma representação de maturidade espiritual ou uma indicação de que Deus está satisfeito com sua vida.

3. Eles eram espiritualmente pobres. 

A pior parte desta igreja é que eles estavam espiritualmente falidos e eles nem perceberam isso. Se você lhes perguntasse, eles diriam que está tudo bem, estamos experimentando a bênção de Deus, porque olhe para tudo o que temos. 

No entanto, em meio às riquezas físicas, faltavam-lhes verdadeiras bênçãos espirituais. É triste dizer que muitos nas igrejas hoje desconhecem sua própria falta espiritual.

Como isso se relaciona com o versículo Apocalipse 3:20 “Eis que estou à porta e bato”?

Saber o que estava acontecendo em Laodicéia ajuda você a saber o significado de eis que estou à porta e bato. Deixe-me chamar sua atenção para alguns pensamentos.

Jesus estava fora da igreja.

Não é interessante que Jesus tenha que bater na porta. Isso significa que ele não estava presente na igreja. Imagine que houvesse uma igreja que levasse o nome dele, mas onde Jesus tivesse que bater na porta para entrar.

Eles estavam tendo igreja e fazendo igreja, mas não incluíam Jesus em sua igreja. Eles podem ter usado seu nome na música e adoração, mas foi aí que parou. 

Se existe um exemplo de igreja em um nível superficial, é este. Lembre-se que esta era uma igreja que elogiava suas “bênçãos”, mas o que faltava era o abençoador. 

Eles eram uma igreja cristã sem Cristo, deixando Jesus bater na porta para entrar. Isso é uma tragédia.

Jesus estava fora de seus corações.

Jesus não estava apenas fora da igreja em geral, ele estava fora do coração dos indivíduos. Em Mateus 6:24, Jesus diz isso.

“Ninguém pode servir a dois mestres. Ou você odiará um e amará o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Você não pode servir a Deus e ao dinheiro.”

Parece claro que as pessoas da igreja não tinham Jesus no centro de seus corações. Ele estava do lado de fora olhando para a igreja e do lado de fora olhando em seus corações. 

Eles estavam mais interessados ​​em servir aos seus interesses materiais e você não pode servir a Deus e ao dinheiro ao mesmo tempo. 

Eles estavam tolamente deixando riquezas eternas na mesa porque desejavam mais as temporárias. Jesus estava batendo na porta do coração deles esperando que eles o deixassem entrar para que ele pudesse mudar o coração deles.

Jesus desejava comunhão íntima com eles.

Provavelmente o significado mais importante de eis que estou à porta e bato é o coração de Jesus, que é desejar comunhão íntima comigo e com você. 

Este tem sido o coração de Deus desde o início e continua sendo seu coração até hoje. Jesus estava oferecendo a oportunidade de entrar e jantar. Isso grita de intimidade pessoal em sua forma mais elevada. 

Há algo que descobri há algum tempo, você não se senta à mesa e faz uma refeição com alguém de quem simplesmente não gosta, porque comer juntos é uma experiência íntima de comunhão. Logo antes de Jesus dizer que estava batendo na porta, aqui está o que ele disse:

“Aqueles a quem amo eu repreendo e disciplino. Portanto, seja sincero e arrependa-se.” – Apocalipse 3:19

O que ele estava dizendo é que eu te amo e minha repreensão não é para prejudicá-lo, mas para ajudá-lo, porque eu quero que você se arrependa. 

A razão pela qual desejo arrependimento é para que eu possa sentar e ter comunhão com você. Se você permanecer em seu pecado, continuarei fora da sua igreja e do seu coração. 

No entanto, se você prestar atenção ao meu aviso e realmente me deixar entrar, eu entrarei e terei comunhão com você. Jesus sabia que o coração deles estava no lugar errado, mas também sabia que se o deixassem entrar, ele o consertaria.

Eu podia ver agora. Alguém ouve a batida e abre a porta e Jesus se senta e janta com eles. Por meio desse processo, acredito que Jesus começaria a apontar coisas que precisam ser mudadas, mas, mais importante, ele o ajudaria a mudá-las. 

Jesus é o convidado que veria você ter pratos sujos e depois se ofereceria para ajudar a limpá-los. Ele não queria apenas entrar para contar tudo o que estava errado, ele queria ajudá-los a acertar.

Equipe Redação BP

Nossa equipe editorial especializada da Biblioteca do Pregador é formada por pessoas apaixonadas pela Bíblia. São profissionais capacitados, envolvidos, dedicados a entregar conteúdo de qualidade, relevante e significativo.

Artigos relacionados

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
WhatsApp