Habacuque 3: Confiando em Deus não importa o que aconteça
Esboço de Pregação e Estudo em Habacuque 3 com o tema: Confiando em Deus não importa o que aconteça. Estudo detalhado em forma de sermão expositivo.
Tema da pregação: Confiando em Deus não importa o que aconteça
Texto do sermão e estudo: Habacuque 3:16-19
“¹⁶Ouvindo-o eu, o meu ventre se comoveu, à sua voz tremeram os meus lábios; entrou a podridão nos meus ossos, e estremeci dentro de mim; no dia da angústia descansarei, quando subir contra o povo que invadirá com suas tropas. ¹⁷Porque ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; ainda que decepcione o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja gado; ¹⁸Todavia eu me alegrarei no SENHOR; exultarei no Deus da minha salvação. ¹⁹O SENHOR Deus é a minha força, e fará os meus pés como os das cervas, e me fará andar sobre as minhas alturas. (Para o cantor-mor sobre os meus instrumentos de corda).”
Introdução deste sermão em Habacuque 3
Os livros proféticos tratam das questões importantes da vida, e sem os profetas, nossa fé pode se tornar superficial e fraca, incapaz de enfrentar os rigores e desafios da vida.
Isto é certamente verdade com o livro de Habacuque. O livro de Habacuque é sobre fé em Deus. De fato, vimos que o versículo chave de todo o livro é Habacuque 2:4:
“O justo viverá pela fé”.
Vivemos em uma época em que os livros cristãos mais vendidos parecem ser aqueles que dizem como prosperar, ter sucesso e viver uma vida boa. E você sabe, é fácil colocar sua fé em Deus quando você está prosperando, quando a vida está indo bem e tudo de acordo com seus planos.
Mas o livro de Habacuque desafia você a colocar sua fé em Deus mesmo nos piores momentos. Quando Habacuque chegou ao fim de sua jornada, ele passou de um lugar de dúvida de Deus para um lugar de confiança em Deus, não importa o quê.
E esse “não importa o quê” era um problema sério para Habacuque, muito mais sério do que a maioria dos problemas com os quais lidamos todos os dias.
Contexto de Habacuque 3
Deus revelou a Habacuque que seu país estava prestes a ser invadido, saqueado e saqueado. Habacuque e seu povo perderiam tudo o que construíram ao longo dos anos, tudo pelo que trabalharam.
Tudo teria desaparecido. Isso é uma questão totalmente diferente de confiar em Deus mesmo tendo uma multa de trânsito, ou mesmo tendo um dia ruim no trabalho ou na escola. O livro de Habacuque desafia você a aprender a confiar em Deus, não importa o que aconteça.
Vamos colocar a questão nos mesmos termos que Habacuque enfrentou. Se o Brasil fosse invadido e conquistado por uma potência estrangeira, como isso afetaria sua fé em Deus? Sua fé é forte o suficiente para enfrentar esse tipo de provação?
Você ainda poderia se alegrar no Senhor se perdesse tudo, seu emprego, sua casa, sua família? Sua fé é forte o suficiente para confiar em Deus, não importa o quê?
Esse é o lugar para o qual o livro de Habacuque nos traz no final do capítulo três. Como você exerce fé em Deus durante os piores momentos?
Habacuque compartilha conosco três coisas que ele fez, mesmo quando estava enfrentando a pior calamidade de sua vida.
Vamos olhar juntos para esses versículos finais e ver o que podemos aprender para o fortalecimento de nossa própria fé.
I. Espere pacientemente por Deus, mesmo quando estiver com medo. (Habacuque 3:16)
A primeira coisa que você pode fazer é esperar pacientemente por Deus, mesmo quando estiver com medo. Veja o versículo 16 onde Habacuque escreve:
“Ouvi e meu coração batia forte, meus lábios tremeram com o som; a decadência penetrou em meus ossos e minhas pernas tremeram. (Habacuque 3:16)
Deus havia contado a Habacuque sobre a próxima invasão dos babilônios. Deus havia descrito a arrogância, violência e crueldade desses invasores em detalhes assustadores.
O Senhor também disse a Habacuque sobre os grandes e terríveis julgamentos que ele traria sobre Babilônia e, de fato, sobre todas as nações da terra que se recusam a se submeter a Deus. Habacuque pode até ter visto tudo isso em uma visão.
E Habacuque está aterrorizado com o que acontecerá em breve. Ele está com medo. Seu coração bate no peito; seus lábios tremem; ele se sente fisicamente fraco, quase incapaz de ficar de pé. Este é o Fator de Medo multiplicado por cento e dez.
Habacuque não estava lidando apenas com a possibilidade de ataque ao seu país, mas com a certeza do ataque. Ele estava com um medo mortal, e seu medo o afetou em um nível profundo e até físico.
Como você lida com o medo extremo? O que você faz quando o medo toma conta de você de tal forma que seu coração está batendo forte e suas pernas cedem? Você tenta o pensamento positivo? Respiração profunda? Apenas tente empurrá-lo para fora de sua mente? Como você exerce fé em Deus durante os piores momentos?
Habacuque diz para esperar pacientemente por Deus, mesmo quando estiver com medo.
Veja a segunda metade do versículo 16:
“No entanto, esperarei com paciência que venha o dia da calamidade sobre a nação que nos invade”.
Deus disse a Habacuque que os babilônios iriam invadir. Não havia como parar isso. Isso iria acontecer. Mas Deus também assegurou a Habacuque que ele julgaria os babilônios por seus pecados e que ele finalmente libertaria seu povo. E assim, em meio a seus temores, Habacuque escolhe esperar pacientemente por Deus.
A frase “esperar pacientemente” vem de uma palavra hebraica que significa “descansar, ou sossegar e permanecer”. É a mesma palavra que encontramos nos Dez Mandamentos, onde Deus nos diz para descansar no dia de sábado.
É a mesma palavra que encontramos no Antigo Testamento sobre a Terra Prometida, onde Deus prometeu dar aos israelitas descanso de seus inimigos na terra.
Aqui Habacuque decide esperar pacientemente durante este tempo de provação, para descansar no Senhor.
Deus promete lhe dar a paz dele quando você lhe der suas preocupações e medos.
Filipenses 4:6-7 diz:
“Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus”.
É o melhor negócio que você encontrará suas preocupações e temores pela paz dele.
Como você exerce fé durante os piores momentos? Antes de tudo, espere pacientemente pelo Senhor, mesmo quando estiver com medo. Descanse em Deus.
II. Escolha se alegrar em Deus, mesmo quando tudo na vida dá errado. (Habacuque 3:17-18)
E então uma segunda coisa que você pode fazer é escolher se alegrar em Deus, mesmo quando tudo na vida dá errado. Veja os versículos 17-18:
“Ainda que a figueira não floresça e não haja uvas nas vides, ainda que a colheita da oliveira fracasse e os campos não produzam mantimento, ainda que não haja ovelhas no curral e nem gado nos currais , todavia, me alegrarei no Senhor, exultarei em Deus, meu Salvador”. (Habacuque 3:17-18)
Esta é uma das passagens bíblicas que devemos memorizar como igreja. É uma passagem tão bonita para memorizar e meditar, e oro para que Deus já a esteja usando em sua vida para fortalecer sua fé nele.
Esses versículos representam uma das expressões mais fortes de fé que você encontrará em toda a Bíblia, pois Habacuque determina se alegrar em Deus mesmo quando tudo na vida dá errado.
Habacuque pinta três cenários aqui. Cada cenário contém um par de imagens correspondentes.
O primeiro cenário é este: “Ainda que a figueira não floresça e não haja uvas nas videiras”.
As flores na figueira e as uvas se formando na videira referem-se às coisas em que você está confiando para o futuro. Eles representam suas esperanças futuras.
É apenas uma flor, apenas uma flor e, no entanto, é um sinal tangível de que os figos e as uvas estão chegando.
Mas neste cenário, não há sinais para o futuro. A figueira não brota. Não há uvas na videira. Não há nenhum sinal visível de que essas coisas venham a acontecer.
Você tem esperanças e sonhos para o futuro, mas nenhum sinal visível de que eles se realizarão? Você já sentiu vontade de dizer: “Deus, por favor, apenas me dê um sinal, algum tipo de esperança de que as coisas vão mudar, algo para segurar?”
Então você sabe como Habacuque se sentiu. E Habacuque lhe diria, quando você não tiver nada para se agarrar para o futuro, agarre-se a Deus, e isso será suficiente. “Embora eu não tenha nenhum sinal visível de esperança para o futuro, nada tangível que eu possa ver, tocar ou compreender, ainda assim me regozijarei no Senhor. Eu me alegrarei em Deus meu Salvador”. Habacuque diz: “Confie em Deus, não importa o que aconteça”.
O segundo: “Embora a colheita da azeitona falhe e os campos não produzam alimentos”.
A colheita da azeitona e os campos referem-se às coisas em que você está confiando no presente. Eles representam seus meios atuais.
Mas, neste cenário, o que você está confiando o decepciona. A colheita da azeitona falha. Os campos não produzem comida. Eles te decepcionam.
De fato, a palavra traduzida como “falha” neste versículo é uma palavra que significa “enganar, decepcionar ou falhar”.
A ideia é esta. Você plantou e cultivou seus campos, trabalhou a terra, cuidou das colheitas, e agora que finalmente chegou a hora da colheita, as colheitas fracassam.
Os campos não produzem comida. Era tudo uma mentira. Foi tudo um engano. Todo esse trabalho, todo esse esforço, e tudo não dá em nada.
Para colocar em termos contemporâneos: você é demitido após anos de serviço fiel à empresa. Você perde o emprego e não tem uma fonte de renda atual. Você investe todo o seu dinheiro no que parece ser um portfólio matador e o mercado quebra. Ou você coloca anos em um relacionamento com outra pessoa e agora esse relacionamento se desfaz.
O que você faz quando tudo o que você está contando no presente de repente desmorona ao seu redor? O que você faz quando sofre decepções amargas na vida? Habacuque diz: “Confie em Deus, não importa o que aconteça”.
“Ainda que a colheita da azeitona falhe e os campos não produzam mantimento, ainda assim eu me alegrarei no Senhor. Eu me alegrarei em Deus meu Salvador”.
O terceiro: “Embora não haja ovelhas no curral e nem gado nas baias”.
As ovelhas e o gado referem-se àquelas coisas em que você confia do passado. Eles representam suas reservas. Mas neste cenário, você não tem reservas para recorrer. Não há ovelhas no curral. Não há gado nas baias. Ou, para colocar em termos de hoje, não há dinheiro no banco.
Não há mais patrimônio na casa. Seus amigos e familiares ajudaram você em tudo o que podiam. Seus cartões de crédito estão no limite. Sua força física é aproveitada. Suas reservas estão todas esgotadas.
O que você faz quando não tem nada para se apoiar? Habacuque lhe diria, recorra a Deus, e ele o sustentará.
“Ainda que não haja ovelhas no curral, nem gado nos currais, ainda assim me alegrarei no Senhor, exultarei em Deus, meu Salvador”.
É fácil confiar em Deus quando a figueira está brotando e há uvas nas videiras. É fácil confiar em Deus quando a colheita da azeitona é bem-sucedida e os campos estão produzindo alimentos. E é fácil confiar em Deus quando você tem muitas ovelhas e gado de reserva.
Mas você está realmente confiando em Deus nesses momentos? Ou você está apenas confiando nas coisas que você tem?
Pense em Jó no Antigo Testamento. Esta foi exatamente a pergunta que Satanás fez a Deus sobre Jó. “Jó confia em você porque confia em você, ou confia em você porque você o abençoou?”
Jó passou no teste quando Deus removeu a bênção, e Jó continuou a confiar nele, não importa o quê. Habacuque nos desafia com a mesma pergunta. Você realmente confia em Deus, ou só confia nele quando conhece a bênção dele sobre sua vida?
Aqui está outra maneira de formular a pergunta. O que faria você se sentir mais seguro financeiramente – ter um milhão de dólares no banco ou ter um Deus que promete suprir suas necessidades diárias? Pare e pense sobre isso por um momento. Seja honesto consigo mesmo. Se a resposta for o milhão de dólares no banco, então você não está confiando em Deus, mas no dinheiro no banco.
E sabe de uma coisa? Esses milhões de dólares podem acabar amanhã de qualquer maneira. Mas se a resposta é ter um Deus que promete suprir suas necessidades diárias, então não importa qual seja sua situação, você pode se sentir mais seguro do que a pessoa que tem um milhão de dólares no banco!
Você pode se sentir mais seguro porque está mais seguro. Isso é realmente bom! Isso é confiar em Deus, não importa o quê.
Habacuque decidiu se alegrar em Deus apesar das circunstâncias visíveis, mesmo que não visse nenhum sinal visível da presença ou do favor de Deus.
FF Bruce escreve: “É certo e apropriado expressar apreço pela bondade de Deus quando ele concede tudo o que é necessário para a vida, saúde e prosperidade. Mas quando essas coisas faltam, regozijar-se em Deus por si mesmo é evidência de pura fé.”
Habacuque diz: “Embora você não tenha esperança visível para o futuro, e o que você estava confiando no presente o decepcionou, e você não tenha reservas do passado para se apoiar, ainda assim regozije-se no Senhor, ainda se regozije em Deus.”
Por quê? Porque ele é Deus seu Salvador. Ele prometeu livrá-lo em seu tempo, e ele nunca deixou o justo cair. Encontramos uma instrução semelhante no Novo Testamento em 1 Tessalonicenses 5 que nos diz:
“Regozijai-vos sempre; orar continuamente; deem graças em todas as circunstâncias, porque esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus”. (1 Ts 5:16-18)
Como você exerce fé durante os piores momentos? Escolha se alegrar em Deus, mesmo quando tudo na vida dá errado.
III. Encontre forças em Deus para escalar as alturas, mesmo quando estiver para baixo. (Habacuque 3:19)
E então uma terceira coisa que você pode fazer é encontrar forças em Deus para escalar as alturas, mesmo quando você está para baixo. Veja o versículo 19:
“O Soberano Senhor é a minha força; ele faz meus pés como os pés de um cervo, ele me permite ir às alturas.” (Habacuque 3:19)
O profeta Habacuque aprendeu a encontrar sua força em Deus, não em seus próprios recursos ou habilidade. Habacuque estava prestes a passar por momentos difíceis. O pensamento disso o assustou tanto que seu coração disparou e suas pernas tremeram.
No entanto, ao se regozijar em Deus em meio a circunstâncias difíceis, ele encontrou nova força de Deus para lidar com a provação à mão.
Como é essa força que Deus te dá? Habacuque disse: “Deus faz meus pés como os pés de um cervo; ele me permite ir às alturas.”
Habacuque pinta a imagem de uma corça correndo nas alturas das montanhas, firme, firme, desinibida e destemida, cheia de liberdade e confiança enquanto escala as alturas. Você deseja entrar nos lugares mais elevados de comunhão com Deus? Então encontre sua força somente nele. Confie em Deus para te levantar quando você estiver para baixo.
Como você exerce fé durante os piores momentos? 1) Espere pacientemente pelo Senhor, mesmo quando estiver com medo. 2) Escolha se alegrar em Deus, mesmo quando tudo na vida dá errado. 3) Encontre forças em Deus para escalar as alturas, mesmo quando estiver para baixo.
CONCLUSÃO da pregação em Habacuque 3:
Vimos que Habacuque começou sua jornada com muitas perguntas: “Deus se importa? Deus é justo? Deus está aí?” Mas em vez de fugir de Deus com suas perguntas, Habacuque continuou trazendo suas perguntas a Deus e encontrando as respostas de que precisava.
Habacuque começou sua jornada no vale da dúvida e terminou sua jornada escalando as alturas com Deus com pés de cervo. É um belo caminho e aberto a todos os que se dirigem honestamente a Deus com suas perguntas e o buscam de todo o coração. Como Deus promete em Jeremias 29:13: “Você me procurará e me achará quando me buscar de todo o seu coração”.
E assim, onde quer que você esteja em sua jornada pessoal da dúvida à fé, deixe-me encorajá-lo, continue buscando a Deus. Continue vindo a ele com suas dúvidas e com suas perguntas. Venha a Deus através de Jesus seu Filho, sabendo que Deus te ama tanto que enviou seu Filho para morrer por seus pecados.
E eu oro para que Deus também o guie para aquele lugar onde você aprenderá a confiar nele não importa o que aconteça, onde você possa correr pelas alturas na presença de Deus com pés como um cervo. Que Deus nos ajude a aprender as belas lições que ele registrou para nós no livro de Habacuque.
Por Ray Fowler. Site: rayfowler.org