O Senhor olha para o coração

Esboço de pregação e estudo sobre a escolha de Davi em 1 Samuel 16 com o tema: O Senhor olha para o coração.

Tema da pregação em 1 Samuel 16: O Senhor olha para o coração

Este é um tema poderoso para pregar sobre Davi sendo ungido rei por Samuel. Além disso, o estudo está em forma de esboço de sermão expositivo para que você possa extrair lições profundas.

Texto da pregação: 1 Samuel 16:1-13

INTRODUÇÃO da pregação em 1 Samuel 16:

Davi é realmente central nesses capítulos de 1 Samuel. É claro que Deus é sempre o personagem principal em todas as histórias da Bíblia, mas quando se trata dos humanos nessas histórias, Davi é a pessoa de maior importância aqui. 

De muitas maneiras, poderíamos chamar esses capítulos de ascensão de Davi e declínio de Saul, mas isso é muito longo! Saul está em todas as páginas, mas apenas como um personagem secundário, mais como um antagonista ou um contraste para Davi.

Davi é um precursor e um tipo de Cristo (isto é, sua vida forma uma imagem da vida de Cristo). Seu nome significa “amado”. 

E ele prefigura Jesus de muitas maneiras. Como Jesus, ele nasceu em Belém. Como Jesus, ele era um pastor e um rei Como Jesus, ele livrou seu povo do inimigo. 

E como Jesus, ele foi ungido por Deus com o Espírito Santo. Ele é um precursor de Cristo que quando você chega ao Novo Testamento, um dos principais títulos para Jesus é Filho de Davi.

A passagem de hoje nos apresenta a Davi nas páginas das Escrituras e da história. Embora estejamos lendo os versículos 1-13 no decorrer da mensagem, começaremos lendo o versículo 7 agora mesmo. 

O Senhor olha para o coração, não para a aparência exterior. Este é um princípio bíblico tão importante para nós aprendermos, e é claramente ilustrado para nós nesta história da unção de Davi. 

Nós tendemos a olhar para a aparência externa. Ficamos facilmente impressionados com as coisas erradas. 

Mas o que está dentro é mais importante do que o que está fora. Precisamos aprender a ver as coisas como Deus as vê.

I. O coração de Samuel por Deus (1 Samuel 16:1-5)

Então, em primeiro lugar, vamos olhar para o coração de Samuel por Deus. Samuel estava longe de ser perfeito, ele fez um trabalho ruim em criar e conter seus próprios filhos, mas ele tinha um coração para Deus. Vemos isso de três maneiras em nossa passagem.

   A. Luto pelo pecado (1)

Primeiro, vemos isso em seu luto pelo pecado. Veja o versículo 1:

O Senhor disse a Samuel: Até quando você vai chorar por Saul, já que eu o rejeitei como rei de Israel? Encha seu chifre com óleo e siga seu caminho; Estou enviando você para Jessé de Belém. Escolhi um de seus filhos para ser rei”. (1 Samuel 16:1)

Samuel estava lá quando Saul se tornou rei. Samuel foi quem ungiu Saul como rei. Como todo Israel, ele tinha grandes esperanças para Saul, e Saul começou tão bem. Mas Saul não tinha um coração para Deus, que começou a se manifestar em seu orgulho e desobediência.

Agora que Deus rejeitou Saul como rei, Saul permaneceu tão teimoso e impenitente como sempre. Ele ainda era rei, e seria por muitos mais anos, mas seus dias estavam marcados. A última vez que ouvimos falar de Samuel e Saul no capítulo 15 é que Samuel partiu de Saul e nunca mais o viu até o dia em que morreu.

E assim, Samuel estava de luto por Saul. Ele estava de luto pelo pecado de Saul. Estava de luto pela desobediência de Saul. Ele estava de luto pela perda de grandeza potencial e influência positiva de Saul para o reino de Deus.

Você chora pelo pecado? Você chora pelo seu pecado e pelo pecado dos outros? O Salmo 119:136 diz: “Correntes de lágrimas correm dos meus olhos, porque a tua lei não é obedecida.” 

Não sabemos quem escreveu o Salmo 119, poderia ter sido Davi, mas quem o escreveu certamente tinha um coração para Deus que eles demonstraram lamentando o pecado.

   B. Confiando em Deus em perigo (2-3)

Vemos o coração de Samuel por Deus em seu luto pelo pecado e em sua confiança em Deus em perigo. De volta a 1 Samuel 16, veja os versículos 2-3:

Mas Samuel disse: Como posso ir? Saul vai saber disso e me matar. O Senhor disse: Leve uma novilha com você e diga: Eu vim para sacrificar ao Senhor. Convide Jessé para o sacrifício, e eu lhe mostrarei o que fazer. Você deve ungir para mim aquele que eu indicar.” 

Samuel sabia que ir a Belém para ungir um novo rei era uma proposta arriscada. Se Saul soubesse disso, poderia mandar matar Samuel. Então, Samuel levou sua preocupação ao Senhor. Ele orou sobre isso, e Deus lhe deu um plano. Samuel traria uma novilha para o sacrifício, e agora ele tinha um propósito duplo ao ir a Belém.

O Salmo 118:6 diz:

“O Senhor está comigo; Eu não terei medo. O que o homem pode fazer comigo?” 

A pessoa com um coração voltado para Deus confiará em Deus em tempos de perigo.

   C. Obedecendo aos mandamentos de Deus (4-5)

E então vemos o coração de Samuel por Deus em sua obediência aos mandamentos de Deus. De volta a 1 Samuel 16, veja os versículos 4-5:

Samuel fez o que o Senhor disse. Quando ele chegou a Belém, os anciãos da cidade tremeram ao encontrá-lo. Eles perguntaram: “Você vem em paz?” Samuel respondeu: “Sim, em paz; Eu vim para sacrificar ao Senhor. Consagrem-se e venham ao sacrifício comigo”. Então ele consagrou Jessé e seus filhos e os convidou para o sacrifício. 

Samuel diz o que Deus lhe diz para dizer, e ele faz o que Deus lhe diz para fazer. Apesar do perigo, ele vai para Belém como Deus ordenou. 

Os anciãos da cidade tremem quando ele chega. Uma visita inesperada de um profeta nem sempre era uma coisa boa, como quando o chefe te chama em seu escritório, você não tem certeza do que está acontecendo. Samuel consagra Jessé e seus filhos e os convida para o sacrifício.

Deuteronômio 6 diz:

“Ame o Senhor, seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todas as suas forças. 6 Estes mandamentos que hoje vos dou devem estar em vossos corações”. (Dt 6:5-6)

Parte de ter um coração para Deus é a obediência aos mandamentos de Deus.

Samuel mostra seu coração por Deus em seu luto pelo pecado, sua confiança em Deus em perigo e sua obediência aos mandamentos de Deus.

II. A rejeição de Deus aos irmãos de Davi (1 Samuel 16:6-10)

Nos versículos seguintes, passamos do coração de Samuel por Deus para a rejeição de Deus aos irmãos de Davi. 

Esses próximos versículos são realmente o coração de toda a passagem. De volta a 1 Samuel 16, veja os versículos 6-10:

Quando chegaram, Samuel viu Eliabe e pensou: Certamente o ungido do Senhor está aqui diante do Senhor”. Mas o Senhor disse a Samuel: Não considere sua aparência nem sua altura, pois eu o rejeitei. O Senhor não olha para as coisas que o homem olha. O homem olha para a aparência, mas o Senhor olha para o coração. Então Jessé chamou Abinadabe e o fez passar na frente de Samuel. Mas Samuel disse: O Senhor também não escolheu este. Jessé então fez Samá passar, mas Samuel disse: Nem o Senhor escolheu este. Jessé fez com que sete de seus filhos passassem diante de Samuel, mas Samuel lhe disse: “O Senhor não os escolheu”. 

Então, essa é uma cena divertida. Jessé chega ao sacrifício com seus sete filhos. Um por um eles passam diante de Samuel e cada vez Deus diz a Samuel: “Não, eu não escolhi este. Não, este também não.” 

Cada vez que Samuel deve ter pensado: “Talvez seja esse”, principalmente quando chega ao último filho, número sete, processo de eliminação, certo? Não, todos os sete filhos passam diante de Samuel, e Deus não escolheu nenhum deles!

   A. Deus não olha para o que o homem olha

Há uma série de princípios importantes que podemos aprender com esta seção. Em primeiro lugar, Deus não olha para o que o homem olha. 

Eliabe era o mais velho, e Samuel ficou imediatamente impressionado com sua aparência física. Talvez ele fosse maior, mais alto e mais forte que o resto. Deus menciona sua altura no versículo 7.

De qualquer forma, Samuel ficou impressionado com ele e pensou: “Certamente o ungido do Senhor está aqui diante do Senhor”. Ele certamente parecia o escolhido! 

Mas lembre-se que Saul também era maior, mais alto e mais forte do que qualquer outra pessoa. E olha no que deu!

Deus não olha para o que o homem olha. Deus diz em Isaías 55:

“Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos”, declara o Senhor. “Assim como os céus são mais altos do que a terra, assim os meus caminhos são mais altos do que os vossos caminhos e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos”. (Isaías 55:8-9)

Quando Jesus ensinou o Sermão da Montanha, ele começou com as bem-aventuranças: “Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus. Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados. Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra”. (Mateus 5:3-5)

Lemos as bem-aventuranças, e parece que Jesus está virando todas as nossas atitudes de cabeça para baixo. Não pensamos assim naturalmente. 

Mas isso é porque Deus não pensa da maneira que pensamos, e Deus não olha para o que olhamos.

   B. O homem olha para a aparência, mas Deus olha para o coração

O versículo chave em toda esta passagem em 1 Samuel 16 é o versículo 7:

“O Senhor não olha para as coisas que o homem olha. O homem olha para a aparência, mas o Senhor olha para o coração”. 

Lemos no versículo 6 que Samuel “viu Eliabe e pensou”. Esse é o problema. Samuel baseou seu julgamento no que viu, na aparência externa. O homem olha para a aparência, mas Deus olha para o coração.

2 Crônicas 16:9 diz: “Pois os olhos do Senhor percorrem toda a terra para fortalecer aqueles cujos corações estão totalmente dedicados a ele”. 

É isso que Deus está procurando. Deus está procurando pessoas cujos corações estejam totalmente comprometidos com ele.

Olhamos para fora porque é tudo o que podemos ver. Só Deus pode ver o coração. 1 Reis 8:39 diz: “Pois só tu conheces o coração de todos os homens.”

E assim, precisamos confiar em Deus para o discernimento. É por isso que os pastores e missionários na Bíblia são sempre cuidadosamente selecionados com oração (Atos 13:2-3 ), e devemos fazer o mesmo hoje.

Quando Deus olha para o seu coração, o que ele vê? Lembre-se, Deus está procurando aqueles cujos corações estão totalmente comprometidos com ele. Seu coração está totalmente comprometido com ele?

Quando os filhos de Jessé chegaram, Samuel olhou para Eliabe e imediatamente pensou que era ele! Mas Deus disse a Samuel para não considerar sua aparência ou altura porque ele o havia rejeitado. 

Deus não olha para as coisas que o homem olha. O homem olha para a aparência, mas Deus olha para o coração.

III. Davi, o homem escolhido por Deus (1 Samuel 16:11-13)

Nós olhamos para o coração de Samuel por Deus. Vimos a rejeição de Deus aos irmãos de Davi. Agora, finalmente chegamos a Davi, o homem escolhido por Deus. 

Deus disse a Samuel para ungir um dos filhos de Jessé, mas Deus rejeitou todos os sete filhos de Jessé que passaram antes dele. Deus não comete erros, então só pode haver uma explicação. Jesse deve ter outro filho!

   A. Davi era o mais novo de todos os seus irmãos (11)

Veja 1 Samuel 16:11 :

Então ele perguntou a Jesse: Esses são todos os filhos que você tem? Ainda há o mais novo, Jessé respondeu, mas ele está cuidando das ovelhas. Samuel disse: Mande chamá-lo; não nos sentaremos até que ele chegue. 

Então, havia outro filho! Davi, o irmão mais novo. Como o filho mais novo, Davi provavelmente estava acostumado a ser esquecido, despercebido, excluído. 

Ele era apenas um jovem nessa época. Até seu próprio pai achava que ele era muito jovem ou insignificante para convidar para a festa. Ele certamente era um candidato improvável para o que quer que Samuel estivesse procurando.

É um tema comum na Bíblia onde Deus muitas vezes escolhe o irmão mais novo ao invés do mais velho. Deus escolheu Abel sobre Caim, Isaque sobre Ismael, Jacó sobre Esaú, José sobre seus irmãos, Efraim sobre Manassés e Moisés sobre Arão. 

Mas Deus escolheu Davi não apenas de um irmão mais velho, mas sete! Ele era o oitavo filho, e o número oito na Bíblia é o número de novos começos. Deus ia fazer algo novo através de Davi.

Lemos em 1 Coríntios 1:

“Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para envergonhar as sábias; Deus escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar as fortes… Portanto, como está escrito: Aquele que se gloriar glorie-se no Senhor.” (1 Coríntios 1:26-27)

Deus escolhe os jovens, os fracos, os tolos, os surpreendentes. Por quê? Para que Deus receba toda a glória, e para que não nos gloriemos em nossas próprias habilidades.

Samuel diz: “Você tem outro filho?” Jesse diz: “O mais novo está cuidando das ovelhas”. Samuel diz: “Vá buscá-lo! Ninguém come até ele chegar aqui!” Essa é uma motivação muito boa! Então, eles mandam chamar Davi.

   B. Davi tinha boa presença (12)

Davi chega, e a Bíblia nos diz que ele tinha uma boa presença. 1 Samuel 16:12 diz:

“Então mandou chamá-lo e fê-lo entrar (e era ruivo e formoso de semblante e de boa presença); e disse o SENHOR: Levanta-te, e unge-o, porque é este mesmo.” (1 Samuel 16:12)

A palavra “ruddy” significa vermelho. É a mesma palavra que foi usada para descrever Esaú anteriormente na Bíblia. Isso significa que ou Davi tinha cabelos ruivos, ou pode significar apenas que sua pele estava avermelhada ou bronzeada ou bronzeada pelo sol.

Você pode se perguntar por que a Bíblia nos dá uma descrição física de Davi quando Deus acabou de dizer a Samuel que ele não julga pela aparência externa. A aparência externa de uma pessoa não qualifica nem desqualifica para a liderança, mas a aparência de uma pessoa ainda pode dizer algumas coisas sobre ela.

Dizem-nos que Davi tinha uma bela aparência, o que na língua original diz literalmente que ele tinha “beleza de olhos”. Em outras palavras, havia algo bonito ou brilhante nos olhos de Davi. A Nova Versão Berkeley traduz: “Ele tinha olhos brilhantes”. Davi tinha um rosto brilhante, um semblante feliz. Dizem que os olhos são a janela da alma. 

Só Deus pode ver o coração, mas podemos pelo menos espiar pela janela! Provérbios 15:13 diz: “O coração feliz alegra o rosto”, e parece que Davi tinha um coração feliz.

   C. Davi foi ungido, então cheio do Espírito (13)

Em seguida, lemos que Davi foi ungido por Samuel e então cheio do Espírito. 1 Samuel 16:13 diz:

Então Samuel tomou o chifre de óleo e o ungiu na presença de seus irmãos, e daquele dia em diante o Espírito do Senhor veio sobre Davi com poder. Samuel então foi para Ramá. 

Esta é a primeira vez que o nome de Davi realmente aparece na passagem. Na verdade, é a primeira vez que o nome de Davi aparece na Bíblia! 

Davi é a única pessoa chamada Davi na Bíblia, e agora que seu nome apareceu, aparecerá mais de seiscentas vezes no Antigo Testamento e outras sessenta vezes no Novo. Em outras palavras, Davi é um grande nome na Bíblia.

Samuel o unge com óleo na presença de seus irmãos, e Davi é cheio do Espírito. Esta unção era uma unção privada mostrando a escolha de Deus de Davi como rei. 

Seriam muitos anos antes que Davi realmente se tornasse rei e fosse ungido publicamente, primeiro como rei de Judá e depois como rei de Israel (2 Samuel 2:4; 5:3). 

Da mesma forma, Deus tem boas obras de serviço preparadas para você e para mim, mas Deus muitas vezes leva anos para nos preparar para essas boas obras de serviço.

Deus escolheu Davi para rei e deu a Davi o Espírito para equipá-lo como rei. Da mesma forma, Deus também nos chama para servir e nos equipa com seu Espírito. 

Jesus disse a seus discípulos em Atos 1:8: “Mas vocês receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês”. 

O Espírito nos capacita a fazer as coisas que Deus nos chama para fazer. Davi foi ungido, então cheio do Espírito.

   D. Davi era um homem segundo o coração de Deus (1 Samuel 13:14)

E então, finalmente, Davi era um homem segundo o coração de Deus. Como Davi, Saul também foi ungido e cheio do Espírito. Saul começou bem, e Deus lhe deu tudo o que precisava para ter sucesso. 

Qual foi a diferença? A diferença era o coração. O coração de Saul não estava bem com Deus. É por isso que Samuel disse a Saul em 1 Samuel 13:14:

“O Senhor buscou um homem segundo o seu coração e o nomeou líder do seu povo”. 

O que significa ser um homem ou uma mulher segundo o coração de Deus? Isso não significa que você não tem pecado, mas que você está buscando a Deus, que seu coração está aberto a Deus, submisso a Deus, que quando você peca, você é rápido em confessar seu pecado e se arrepender. 

Significa que você é um homem ou uma mulher íntegro, que tem um coração inteiro diante de Deus. Lemos no Salmo 78:72:

“E Davi os apascentava com integridade de coração; com mãos hábeis os guiou”. 

Seu coração é vital para sua adoração a Deus. Seu coração é o que realmente importa. Você quer ser útil a Deus? Então trabalhe em seu coração. 

Trabalhe no seu personagem. Concentre-se em seu crescimento espiritual como crente, e quando você estiver pronto e for o tempo de Deus, ele o usará.

Davi foi o homem escolhido por Deus. Davi governaria bem seu povo, e sua vida apontaria para o Messias – Jesus, o Filho de Davi, que viria a ser nosso Salvador e Rei.

Eu amo esta passagem porque ela nos ensina tão claramente o importante princípio bíblico de que Deus não olha para o que nós olhamos. 

Nós olhamos para a aparência, mas Deus olha para o coração. São as coisas internas que mais importam para Deus. 

Deus escolheu Davi como rei sobre Saul, não baseado na aparência externa, mas porque Davi tinha um coração segundo Deus.

Conclusão da pregação: Resumo aplicativo:

Deixe-me encerrar agora com três aplicações desse princípio.

   1) Não julgue os outros pela aparência (João 7:24)

Em primeiro lugar, não julgue os outros pela aparência. Jesus disse em João 7:24: “Parem de julgar pelas meras aparências e façam um julgamento correto.” (João 7:24)

Quando julgamos outras pessoas por sua aparência, cometemos erros. Perdemos amizades, perdemos o potencial dos outros, perdemos o verdadeiro valor da outra pessoa. Não julgue os outros pela aparência.

   2) Não descarte seus próprios dons para servir (1 Pedro 4:10)

Em segundo lugar, não descarte seus próprios dons pelo serviço. A família de Davi o desconsiderou. 1 Pedro 4:10: “Cada um use o dom que recebeu para servir aos outros, administrando fielmente a graça de Deus em suas várias formas.”

Muitas vezes questionamos nossas próprias habilidades e dons para o serviço. Mas quando Deus te chama, ele também te capacita. Não subestime a obra que Deus pode fazer através de você pelo seu Espírito.

   3) Não negligencie Cristo (João 1:10-12)

E então, finalmente, não negligencie Cristo. João 1 diz: “Ele [Jesus] estava no mundo e, embora o mundo tenha sido feito por meio dele, o mundo não o reconheceu. Ele veio para o que era seu, mas os seus não o receberam. 

No entanto, a todos os que o receberam, aos que creram em seu nome, ele deu o direito de se tornarem filhos de Deus”. (João 1:10-12)

Davi estava no campo cuidando de ovelhas, e sua própria família não o reconheceu como o futuro rei. Jesus veio ao mundo, e o mundo não o reconheceu como Senhor. 

E, no entanto, Jesus foi o verdadeiro homem escolhido por Deus. Jesus era o verdadeiro homem com um coração segundo Deus. 

Não negligencie Cristo. Ele pode ter parecido apenas outro homem, mas ele era o Filho de Deus enviado ao mundo para ser nosso Salvador.

Precisamos aprender a ver as coisas como Deus as vê. O homem olha para a aparência, mas Deus olha para o coração.

Por Ray Fowler. Site: http://www.rayfowler.org. Gostou? Então veja mais esboços aqui.

Equipe Redação BP

Nossa equipe editorial especializada da Biblioteca do Pregador é formada por pessoas apaixonadas pela Bíblia. São profissionais capacitados, envolvidos, dedicados a entregar conteúdo de qualidade, relevante e significativo.
Botão Voltar ao topo
plugins premium WordPress