O que significa coração na Bíblia

Há milhares de anos toda manhã e noite, o povo Judeu ora estas palavras para expressar sua devoção a Deus. Elas são a Shemá.

“Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor. Amarás, pois, o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças.” – Deuteronômio 6:4-5

Vamos analisar a quarta palavra chave dessa oração, coração, que em hebraico se pronuncia levav ou na sua forma curta lev.

O que significa coração na Bíblia

Diferentes culturas tinham ideias diferentes e como o corpo humano funciona. Isso se aplica os antigos escritores israelitas da Bíblia. Eles sabiam que o coração é um órgão no peito que sustenta a vida.

A Bíblia menciona um ataque cardíaco. Nabal cujo coração morreu dentro dele, ficou paralisado (1 Samuel 25:37).

Mas os autores bíblicos falam do coração de várias formas, o que pode soar estranho hoje. É que esses israelitas não conheciam o conceito de cérebro nem tinha uma palavra para isso. Imaginavam que a atividade intelectual dos humanos acontecia no coração. Por exemplo, você conhece com o seu coração na Bíblia. Seu coração é onde você entende e faz conexões.

No livro de Provérbios a sabedoria habita o coração e o coração é o que você usa para diferenciar a verdade e o erro, como rei Salomão fazia. Então, o coração é onde você pensa e compreende o mundo e mais do que isso. Na Bíblia o coração é onde você sente emoções. Sente dor em seu coração como Ana sentiu, porque não podia ter filhos. Aliás o termo coração partido vem do hebraico bíblico antigo.

Você pode sentir medo em seu coração. O coração pode derreter ou ficar angustiado. Pode até ficar deprimido. Por outro lado, o seu coração é onde você experimenta alegria. Em hebraico ser feliz é ser bom de coração ou ter um coração de alegria (Jeremias 15:16).

O coração é o gerador da vida física. É o centro da sua vida intelectual e emocional. E tem mais. No hebraico bíblico o coração é onde você faz escolhas motivadas por desejos (Salmos 37:4). Davi desejava em seu coração construir um templo para Deus.

O coração é onde seus afetos estão, os desejos do seu coração.

E se você realmente quer algo e vai atrás disso, é como Natã disse a Davi “Vai, e faze tudo quanto está no teu coração; porque o Senhor é contigo.” (2 Samuel 7:3).

Então, na Bíblia o coração é o centro da existência humana. Como diz o Provérbio “…guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida.” (Provérbios 4:23).

O coração corrompido

O profeta Jeremias acreditava que o coração humano estava corrompido. Ele disse: “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?” (Jeremias 17:9). Ele viu uma geração inteira se afastar de Deus. Começaram a sacrificar seus filhos, como se isso fosse bom.

É por isso que para os profetas Hebreus a única esperança para a humanidade é a renovação total do coração humano. (Deuteronômio 30:6).

Moisés previu que se um dia Israel fosse amar o seu Deus, seu coração deveria ser circuncidado. O que é uma metáfora muito nítida e surpreendente sobre como remover o mal e a teimosia do coração humano.

Davi depois de cometer assassinato e adultério implora a Deus “Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito reto. (Salmos 51:10).

O profeta Ezequiel esperava pelo dia em que Deus tiraria o coração de pedra e daria ao seu povo um coração de carne (Ezequiel 36:26). O que é muito parecido com a esperança de Jeremias de que Deus escreveria os mandamentos da Torá no coração do seu povo.

“Mas esta é a aliança que farei com a casa de Israel depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei a minha lei no seu interior, e a escreverei no seu coração; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo.” Jeremias 31:33

E isso nos leva de volta ao Shemá. Todos os dias o povo de Deus é chamado para consagrar a ele todo o seu corpo e mente, seus sentimentos e desejos, seu futuro e seus fracassos. Isso é o que significa amar o Senhor seu Deus com todo o seu coração

Alguns textos importantes da Bíblia que revelam mais sobre o coração?

A Bíblia define nosso coração em muitos versículos, não apenas em um único versículo. A Palavra de Deus nos mostra que nosso coração não é uma quarta parte separada de nosso ser. Em vez disso, nosso coração é uma composição de todos os três componentes de nossa alma, nossa mente, emoção e vontade. Vamos dar uma olhada em alguns versículos chave que revelam isso.

1. Mateus 9:4

“E Jesus, conhecendo-lhes os pensamentos, disse: Por que estais pensando coisas más em vossos corações ?”

Pensar é uma atividade da mente, mas o Senhor Jesus perguntou aos escribas por que eles estavam pensando em seus corações. Isso mostra que nossa mente faz parte do nosso coração.

2. Atos 11:23

“O qual, quando chegou e viu a graça de Deus, alegrou-se e encorajou a todos a permanecerem com o Senhor com propósito de coração.”

Propósito é decidir fortemente fazer algo, que é um exercício de nossa vontade. Portanto, este versículo mostra que a nossa vontade faz parte do nosso coração.

3. João 16:22

“Portanto, vós também agora estais tristes; mas eu te verei novamente e seu coração se alegrará, e ninguém tirará sua alegria de você.

A alegria está relacionada às nossas emoções, mas aqui vemos que nosso coração se alegra. Isso nos mostra que nossa emoção também faz parte do nosso coração.

4. Hebreus 10:22

“Aproximemo-nos do Santo dos Santos com um coração sincero, em plena certeza de fé, tendo o coração purificado de má consciência e lavado o corpo com água pura”.

Ter nossos corações purificados de uma má consciência indica que nossa consciência também faz parte de nosso coração.

Isso é ainda confirmado pela frase “se o nosso coração nos culpar” em 1 João 3:20. Visto que nossa consciência nos culpa ou nos condena quando fazemos algo errado, esse versículo também deixa bem claro que nossa consciência faz parte de nosso coração.

“Amarás, pois, o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças.” – Deuteronômio 6:4-5

Equipe Redação BP

Nossa equipe editorial especializada da Biblioteca do Pregador é formada por pessoas apaixonadas pela Bíblia. São profissionais capacitados, envolvidos, dedicados a entregar conteúdo de qualidade, relevante e significativo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo