Atos 1:8 Significado de “Mas recebereis a virtude do Espírito Santo”

Atos 1:8 – NVI (Nova Versão Internacional)

“Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra”.

Traduções Bíblicas de Atos 1:8

Atos 1:8 – ACF (Almeida Corrigida Fiel)

“Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra.”

Atos 1:8 – NVT (Nova Versão Transformadora)

“Vocês receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas em toda parte: em Jerusalém, em toda a Judeia, em Samaria e nos lugares mais distantes da terra”.

Atos 1:8 – NAA (Nova Almeida Atualizada)

“Mas vocês receberão poder, ao descer sobre vocês o Espírito Santo, e serão minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até os confins da terra.”

Atos 1:8 – NTLH

“Porém, quando o Espírito Santo descer sobre vocês, vocês receberão poder e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judeia e Samaria e até nos lugares mais distantes da terra.”

Explicação “Mas recebereis a virtude do Espírito Santo”

Por volta dos trinta anos, Jesus teve um poderoso ministério de três anos na terra. Ele foi de cidade em cidade pregando sobre o Reino de Deus, demonstrando e autenticando sua mensagem com sinais e maravilhas. Ele foi cheio do Espírito Santo em seu batismo por João e ministrou com grande poder e autoridade (Lc 3:22)

Seu ministério terreno seria apenas a primeira fase de seu plano para restaurar a criação desde a queda de Adão no Jardim do Éden (Gn 3:23). 

Enquanto ele estava ministrando na terra, ele estava treinando seus discípulos para continuar seu ministério após sua morte, ressurreição e ascensão. 

Jesus sempre soube que tinha vindo para morrer, mas também sabia que ministraria em Espírito através de seu povo por séculos depois que seu corpo se fosse.

Pouco antes de Jesus subir ao céu para sentar-se à direita do Pai, ele deu essas instruções finais aos seus discípulos. Ele lhes disse que deveriam esperar pelo Espírito Santo prometido (Joel 2:28), e então ir até os confins da terra com o Evangelho do Reino.

Comentando e explicando as partes chave de Atos 1:8:

“Mas…”

Isso vem logo após Jesus dizer a seus discípulos que eles não saberiam quando o fim do mundo chegaria. Ele disse que dependia de seu pai.

“…receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês”

Jesus lhes disse que eles precisavam esperar até que ele enviasse seu Espírito Santo. Era importante entender que Jesus não os estava enviando sozinhos ou por sua própria autoridade para pregar, mas que ele ainda estaria presente no ministério pelo Seu Espírito. 

Por isso, eles teriam autoridade para fazer o que Ele fez e dizer o que Ele disse. O Espírito Santo realmente veio no dia de Pentecostes, e nenhum deles jamais foi o mesmo, tendo sido capacitado para a vida e o ministério.

“e serão minhas testemunhas…”

Os discípulos foram enviados para contar o que tinham visto e ouvido. Porque parte de sua missão era “ensiná-los a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei” (Mt 28:20). Foi essencial passar a Grande Comissão para cada nova geração de cristãos, e devemos fazer o mesmo. 

Todos os cristãos devem considerar-se enviados para testemunhar o que vimos e ouvimos sobre Jesus Cristo.

“…em Jerusalém, e em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra.”

A partir disso, entendemos que somos chamados a testemunhar o Evangelho em nosso entorno imediato. 

Devemos também buscar formas de participar da missão de levar o Evangelho de Jesus Cristo até os confins da terra. 

Podemos apoiar missionários, tornar-nos missionários e ajudar a plantar igrejas por toda parte, sempre confiando na promessa de Jesus de “edificar sua igreja” (Mt 16:18) enquanto fazemos discípulos fielmente de todas as nações.

Comentários sobre o significado de Atos 1:8

Comentários sobre o significado de Atos 1-8

Comentário de Beacon

Em Atos 1:8, está o versículo chave deste livro significativo. Pois ele mostra, simultaneamente, o poder e o programa da Igreja de Jesus Cristo. O poder é o Espírito Santo.

O programa é a evangelização do mundo. Para uma pessoa, reivindicar ser cheia do Espírito e apesar disso não estar vitalmente preocupada com as missões do mundo é equivalente a negar a sua profissão de fé.

Quando o Espírito Santo enche o coração humano com o seu poder e a sua presença, Ele gera a necessidade de obedecer aos mandamentos de Cristo.

O inverso também é verdadeiro: a Grande Comissão não pode ser realizada sem o poder do Espírito.

Exposições de MacLaren

Não é de admirar que, com tantas esperanças transbordando de sua tristeza, como óleo em águas turbulentas, o pequeno grupo voltou ao cenáculo, santificado pelas lembranças da Última Ceia, e ali esperou em oração e súplica durante os dez dias que transcorreu até Pentecostes. Assim, devemos usar o intervalo entre qualquer promessa e seu cumprimento. 

A expectativa paciente, a oração com fé, a associação harmoniosa com nossos irmãos nos prepararão para receber o dom do Espírito e nos ajudarão a equipar-nos como testemunhas de Jesus.

Notas de Barnes sobre a Bíblia

Mas recebereis poder… Literalmente, como está traduzido na margem: “Recebereis o poder do Espírito Santo que vem sobre vós”. 

Isso foi dito a eles para consolá-los. Embora eles não pudessem conhecer os tempos que Deus reservou em sua própria designação, ainda assim eles deveriam receber o Guia e Consolador prometido. 

A palavra “poder” aqui se refere à ajuda ou auxílio que o Espírito Santo concederia; o poder de falar em novas línguas; de pregar o evangelho com grande efeito; de suportar grandes provações, etc.

Os apóstolos lhe perguntaram impacientemente se ele estava prestes a restaurar o reino a Israel. Jesus com esta resposta repreendeu sua impaciência, ensinou-os a reprimir seu ardor inoportuno; e assegurou-lhes novamente a vinda do Espírito Santo.

Exposição de Gill de toda a Bíblia

Mas recebereis poder…

Do alto, com o qual eles deveriam ser revestidos, Lucas 24:49 significando o poder do Espírito Santo, força dele para pregar o Evangelho e operar milagres em confirmação disso, e coragem e grandeza de espírito, em meio a todas as censuras e perseguições, para enfrentar e se opor aos seus inimigos, professar o nome de Cristo, cumprir suas verdades e ordenanças, abrir caminho através de todas as oposições e dificuldades e espalhar o Evangelho por todo o mundo.

Se esperavam desfrutar de facilidades, honras e riquezas mundanas, nosso Senhor lhes dá a entender que eles devem esperar trabalho, serviço, aflições e provações, que exigiriam poder e força, e que eles deveriam ter.

Testamento grego do expositor

Atos 1:8 – ἔσεσθέ μου μάρτυρες, “minhas testemunhas”. Não apenas testemunhas dos fatos da vida de seu Senhor, mas também Suas testemunhas, Suas por um relacionamento pessoal direto.

Estudo da visão geral dos capítulos de Atos 1-12

Equipe Redação BP

Nossa equipe editorial especializada da Biblioteca do Pregador é formada por pessoas apaixonadas pela Bíblia. São profissionais capacitados, envolvidos, dedicados a entregar conteúdo de qualidade, relevante e significativo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo