Movendo-se com o Plano de Deus
Texto do sermão Jeremias 29:11
“Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês, diz o Senhor, planos de fazê-los prosperar e não de causar dano, planos de dar a vocês esperança e um futuro”. – Jeremias 29:11
Introdução deste sermão sobre os planos de Deus
O propósito de Deus para levantar a nação de Israel seguiu um plano incrível que envolveu três grandes nações chamadas hebreus, egípcios e cananeus e muitos indivíduos como Abraão, José, seus irmãos, a esposa de Epifania, o copeiro do rei egípcio, o faraó e sua filha. Moisés e Arão, Josué, Calebe e Raabe, a prostituta (para citar alguns).
É perceptível, porém, que algumas dessas pessoas responderam de forma diferente ao plano de Deus, apesar de sua promessa de trazê-los para uma terra que mana leite e mel.
No sermão de hoje, avaliaremos algumas dessas pessoas e suas respostas e buscaremos nossos próprios corações para descobrir se estamos realmente seguindo o plano divino ou não.
1. Algumas pessoas se movem à frente do Plano de Deus
Êxodo 2:11-14
I. Matar o egípcio foi “presunçoso”. Moisés olhou primeiro “para este lado e para aquele”. Sua consciência revelou que ele não tinha autoridade legal para fazer o que fazia.
II. Ele estava ciente de seu chamado para redimir os israelitas. Impetuosamente fez o movimento errado na hora errada. Ele se tornou um redentor autoproclamado. Como Moisés, algumas pessoas tomam o assunto em suas próprias mãos, apressam o plano e criam uma grande confusão.
III. Isso custou a Moisés outros 40 anos de treinamento em uma terra estrangeira. Deus teve que lhe ensinar que o plano pertence a Deus e que somos apenas instrumentos. Assim, ele nos usará quando quiser. Não quando queremos
2. Algumas pessoas seguem o Plano de Deus
Êxodo 3:1-22; 4:1-17
I. Deus renovou o chamado 40 anos depois e Moisés deu muitas desculpas que indicam “falta de fé”. Desta vez ele estava seguindo o plano de Deus.
II. Ele matou o egípcio por impulso, não pela fé em Deus. As consequências foram a perda de carisma, entusiasmo e fé. Quando o fracasso ataca, perdemos nossa fé, deixamos tudo para trás, incluindo o chamado, promessas e planos de Deus, e voltamos para nosso pequeno mundo, onde nos sentimos seguros
III. Alguns ficam com raiva de Deus e o culpam por não seguir o plano. Na realidade, quem é responsável por mudar para o “Plano B”?
3. Algumas pessoas saem do Plano de Deus
Números 14:39-54, Deuteronômio 1:41-46
I. Os filhos de Israel muitas vezes saíram do plano de Deus porque eram uma nação “rebelde”.
II. Pessoas rebeldes são impacientes com Deus na melhor das hipóteses. Eles pensam que é inútil depender de Deus e escolher andar em caminhos que parecem certos aos seus próprios olhos (Provérbios 14:12)
III. A tabuleta de uma igreja uma vez disse isso. “Há apenas um Deus – pare de se candidatar a sua posição!”
4. Algumas pessoas seguem o Plano de Deus
Josué 2:1-24; Josué 6:22-25
I. Raabe nem mesmo pertencia à nação escolhida de Deus. No entanto, ela manteve o plano. Ela e todos em sua família foram poupados enquanto outros que viviam em rebelião contra Deus foram mortos
II. Pessoas como Raabe são sempre “ vitoriosas ” em tudo porque seguem as instruções de Deus ao pé da letra.
III. Se você quer seguir o plano, espere pacientemente que Deus revele o tempo perfeito, obedeça a ele entregando sua própria vontade à dele, submeta-se à autoridade e tenha fé nele.
Lições deste sermão em Jeremias 29:11
I. Alegremente Deus é capaz de tirar o bem das coisas que estragamos. O próprio impulso que levou Moisés a vingar a transgressão sem o devido processo legal foi desenvolvido para fazer a obra de Deus. Nossos erros interrompem temporariamente o plano, mas não podem frustrá-lo. Você está em uma confusão por causa de decisões presunçosas?
II. Deus tira o bem dos erros que cometemos. No entanto, ele nos envia através de um tempo de disciplina. Nesse período, temos tempo para refletir ociosamente sobre nossos velhos erros, aprender a fazer o que é certo, aprender a depender de Deus e desenvolver paciência e autocontrole. Para Moisés, esse tempo de aprendizado e reflexão durou 40 anos!
III. Quando estamos ociosos, é fácil nos sentirmos desanimados, nos distrairmos e perdermos o entusiasmo e a fé. É por isso que algumas pessoas abandonam o ministério. Portanto, os pastores que estão passando por esses tempos devem esperar ansiosamente em Deus até que sejam chamados de volta à ação.
IV. É muito perigoso sair do plano de Deus. Isso é uma rebelião deliberada contra a autoridade de Deus e é seguro assumir que Deus julgará o rebelde e que ele nunca verá o cumprimento das promessas e planos de Deus destinados a ele, a menos que se arrependa. Como nos movemos fora do plano de Deus? Pelo menos, mas não limitado a rejeitar propositalmente um chamado para servir a Deus, desobedecer à liderança espiritual e até casar com um incrédulo!
V. Como nos movemos com o plano de Deus? Pelo menos, mas não limitado a obedecer incondicionalmente a palavra de Deus, depender do Espírito Santo para obter orientações, submeter-se à autoridade, esperar o momento certo e considerar em oração a vontade divina. O que você está fazendo com o plano de Deus hoje?