Os Pilares de um Casamento Saudável
Esboço de pregação e estudo em Efésios 22-28 com o tema: Os Pilares de um Casamento Saudável.
Tema: Os Pilares de um Casamento Saudável
Texto deste sermão sobre casamento: Efésios 5:22-28
Introdução deste sermão para casais
Os pilares de um casamento saudável não são outros senão o próprio marido e mulher. Ambos devem trabalhar juntos para construir um casamento saudável. Neste Dia dos Namorados, vamos descobrir o que você pode fazer como marido e mulher para se tornar os pilares fortes que sustentam seu casamento.
1. O papel da esposa (Efésios 5:22-23)
22 Vós, mulheres, sujeitai-vos a vossos maridos, como ao Senhor; 23 Porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo. 24 De sorte que, assim como a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo sujeitas a seus maridos.
I. As esposas devem se submeter a seus maridos. Não significa que a submissão passiva ou um marido abusivo deve ser tolerado a todo custo ou ela deve obedecer a ponto de pecar contra Deus! (Quanto ao Senhor; Efésios 5:22-24)
II. O que Paulo quer dizer é respeitar o marido, compartilhar seus fardos e seguir sua liderança voluntariamente.
III. Somente ao seu marido, pois a igreja se submete a Cristo no Senhor. Foi assim que Deus projetou o relacionamento conjugal para funcionar. Quando você se submete ao seu marido, você se submete a Deus.
2. O papel do marido (Efésios 5:25-27)
25 Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela, 26 Para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra, 27 Para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível.
I. O amor sacrificial não é apenas fazer atos de bondade para evitar a culpa ou facilitar as coisas com a esperança de ganhar “pontos de brownie”. O que é o amor sacrificial Amá-la incondicionalmente até o ponto de se entregar por ela.
II. Paulo diz: “…como Cristo amou a igreja…” É porque somos perfeitos que Jesus nos ama?
III. Tal amor tolera rejeição, negação e falta de aprovação ( Jo 1:11 ). Maridos que amam suas esposas sacrificialmente, continuam a amá-las mesmo quando não o retribuem.
3. Fazendo o trabalho em equipe
I. Um marido sem amor não pode esperar que sua esposa se submeta à sua liderança. Seu casamento vai doer se você fizer isso.
II. É o mesmo com a esposa. Uma esposa que se recusa a se submeter ao marido prejudica o relacionamento conjugal.
III. Casamento é trabalho em equipe. Assim como você não pode bater palmas com uma mão, o casamento também não pode sobreviver sem o outro.
Conclusão do sermão para casais
Quando marido e mulher trabalham juntos em amor e submissão, seu casamento se torna mais saudável e mais forte, tornando-o menos vulnerável.
Se foi útil este tema, então veja mais esboços de sermões prontos aqui.