Sermão: Minha Família no Altar do Senhor

Esboço de Sermão temático com o tema: Minha Família no Altar do Senhor.

Tema: Minha Família no Altar do Senhor

Versículo base: Josué 24:15

“Porém, se vos parece mal aos vossos olhos servir ao Senhor, escolhei hoje a quem sirvais; se aos deuses a quem serviram vossos pais, que estavam além do rio, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; porém eu e a minha casa serviremos ao Senhor.”

Introdução desta pregação:

O propósito da família é algo muito importante para Deus. Ele a criou para ser um ambiente de amor, proteção, encorajamento e ensinamentos.

Infelizmente, vivemos em um tempo onde muitas famílias estão desestruturadas e perdendo o sentido de sua existência.

Diante disso, a pergunta que fazemos é: como podemos manter nossa família no caminho de Deus?

Hoje, reunidos neste lugar santo, trazemos nossas famílias diante do altar do Senhor. Nossas casas, nossos relacionamentos, nossos lares, tudo o que somos e temos, dedicamos ao Senhor.

Vamos refletir neste sermão, sobre o significado de trazer nossas famílias ao altar do Senhor e como isso pode transformar nossas vidas.

Em primeiro lugar…

I. O Altar como Lugar de Dedicação

A. Tragamos nossas famílias ao altar como um ato de entrega total ao Senhor

Romanos 12:1 diz:

“Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis o vosso corpo como um sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.”

B. Dedicamos nossos lares a Deus, reconhecendo-O como Senhor sobre todas as áreas de nossas vidas

Provérbios 3:6 diz:

“Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas.”

C. No altar, renunciamos nossas vontades e nos comprometemos a seguir os caminhos do Senhor em nossa família

Em Lucas 9:23 está escrito:

“Dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, dia a dia tome a sua cruz e siga-me.”

D. A dedicação de nossas famílias no altar é um ato de adoração e submissão a Deus, demonstrando nossa confiança em Seu plano para nós

Salmos 37:5 diz:

“Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele tudo fará.”

Em segundo lugar…

II. O Altar como Lugar de Adoração

A. No altar, reconhecemos a soberania e a bondade de Deus sobre nossas vidas e famílias

Salmos 95:6:

“Vinde, adoremos e prostremo-nos; ajoelhemos diante do Senhor, que nos criou.”

B. Levantemos nossos corações em louvor e gratidão, reconhecendo as bênçãos que o Senhor derrama sobre nós e nossas famílias a cada dia

Salmos 100:4:

“Entrai pelas portas dele com ação de graças, e em seus átrios, com louvor; rendei-lhe graças e bendizei o seu nome.”

C. No altar, nos aproximamos de Deus com reverência e devoção, buscando Sua presença e comunhão em nossas vidas. Conforme diz em Tiago 4:8:

“Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós outros. Purificai as mãos, pecadores; e vós que sois de ânimo dobre, limpai o coração.”

D. Ao adorarmos no altar do Senhor, somos transformados pela Sua presença e experimentamos o poder e a glória do Seu amor em nossas vidas

2 Coríntios 3:18:

“E todos nós, com o rosto desvendado, contemplando, como por espelho, a glória do Senhor, somos transformados, de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espírito.”

Em terceiro lugar…

III. O Altar como Lugar de Transformação

A. Ao trazermos nossas famílias ao altar do Senhor, convidamos o Espírito Santo a agir em nossos lares, transformando corações e renovando relacionamentos.

Veja 2 Coríntios 5:17 que diz:

“Assim, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.”

B. Permitamos que o Senhor nos molde à Sua imagem, capacitando-nos a amar, perdoar e servir uns aos outros com humildade e graça.

Romanos 12:2:

“E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.”

C. A presença do Senhor em nossos lares traz cura para as feridas do passado, restauração para o presente e esperança para o futuro.

Isaías 43:18-19:

“Não vos lembreis das coisas passadas, nem considereis as antigas. Eis que faço coisa nova, que está saindo à luz; porventura, não o percebeis? Eis que porei um caminho no deserto e rios, no ermo.”

D. Ao permitirmos que o Espírito Santo opere em nossas vidas e famílias, testemunharemos o poder transformador do amor de Deus em nosso meio, impactando não apenas nossas vidas, mas também o mundo ao nosso redor.

Efésios 3:20-21:

“Ora, àquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós, a ele seja a glória, na igreja e em Cristo Jesus, por todas as gerações, para todo o sempre. Amém!”

E por fim…

IV. O Compromisso de Manter Nossas Famílias no Altar

A. O ato de trazer nossas famílias ao altar do Senhor não é apenas uma experiência única, mas um compromisso contínuo.

Lucas 9:23:

“Dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, dia a dia tome a sua cruz e siga-me.”

B. Devemos cultivar uma vida de oração em nossos lares, buscando a presença de Deus em tudo o que fazemos e mantendo nossos relacionamentos fundamentados na Sua Palavra.

1 Tessalonicenses 5:17 temos um versículo curto, mas poderoso: “Orai sem cessar.”

C. Como pais e líderes espirituais de nossos lares, devemos estar comprometidos em guiar nossas famílias nos caminhos do Senhor, ensinando-lhes Seus mandamentos e praticando-os em nossas vidas.

Deuteronômio 6:6-7:

“Estas palavras que, hoje, te ordeno estarão no teu coração; tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te, e ao levantar-te.”

D. Que o altar do Senhor seja o centro de nossos lares, onde buscamos Sua vontade, encontramos força e renovação, e fortalecemos nossos laços familiares em Seu amor.

Josué 24:15:

“Porém, se vos parece mal aos vossos olhos servir ao Senhor, escolhei hoje a quem sirvais: se aos deuses a quem serviram vossos pais que estavam dalém do Eufrates ou aos deuses dos amorreus em cuja terra habitais. Eu e a minha casa serviremos ao Senhor.”

Conclusão:

Manter a família no caminho de Deus não é uma tarefa fácil, mas é possível quando colocamos nossa confiança no Senhor e seguimos os princípios que Ele estabeleceu em Sua Palavra.

Quando colocamos nossa família no altar de Deus, ensinamos a Palavra de Deus, vivemos em amor e harmonia e servimos juntos, estamos construindo um legado de fé e amor que será transmitido às próximas gerações.

Se você gostou deste sermão Minha Família no Altar do Senhor, então veja mais esboços de pregação aqui.

Equipe Redação BP

Nossa equipe editorial especializada da Biblioteca do Pregador é formada por pessoas apaixonadas pela Bíblia. São profissionais capacitados, envolvidos, dedicados a entregar conteúdo de qualidade, relevante e significativo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo