A Maravilhosa Graça de Deus
Esboço de pregação expositiva em Tito 2:11-15 com o tema: A Maravilhosa Graça de Deus .
Tema: A Maravilhosa Graça de Deus
Texto desta pregação: Tito 2:11-15
11 Porque a graça de Deus se há manifestado, trazendo salvação a todos os homens,
12 Ensinando-nos que, renunciando à impiedade e às concupiscências mundanas, vivamos neste presente século sóbria, e justa, e piamente,
13 Aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do grande Deus e nosso Salvador Jesus Cristo;
14 O qual se deu a si mesmo por nós para nos remir de toda a iniqüidade, e purificar para si um povo seu especial, zeloso de boas obras.
15 Fala disto, e exorta e repreende com toda a autoridade. Ninguém te despreze.
Introdução:
A graça é definida como o “amor e favor imerecido de Deus para com o homem caído”.
Quando você para um momento e considera tudo o que isso significa, é um pensamento incrível! Isso significa que qualquer pecador pode ser salvo! Qualquer tempestade pode ser resistida. Qualquer situação pode ser enfrentada.
Quando cantamos Amazing Grace, estamos dizendo a verdade. Esta passagem é uma das mais claras da Bíblia sobre a graça e seus resultados.
Observe três fatos sobre a maravilhosa graça de Deus.
I. A GRAÇA NOS SALVA (v.11)
Porque a graça de Deus se há manifestado, trazendo salvação a todos os homens
Tito 2:11
A. A graça traz salvação
Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.
Efésios 2:8
Veio, porém, a lei para que a ofensa abundasse; mas, onde o pecado abundou, superabundou a graça
Romanos 5:20
B. Salvação Significa que o cristão foi:
1. Purificado do pecado pelo sangue de Jesus
“e da parte de Jesus Cristo, que é a testemunha fiel, o primogênito dos mortos e o Príncipe dos reis da terra. Àquele que nos ama, e, pelo seu sangue, nos libertou dos nossos pecados, ” (Apocalipse 1:5)
2. Libertados eternamente da bênção do pecado
“Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor.” (Romanos 6:23)
“As minhas ovelhas ouvem a minha voz, eu as conheço, e elas me seguem. Eu lhes digo a vida eterna, e jamais perecerão; ninguém as arrebatará da minha mão. Meu Pai, que me deu todas elas, é maior do que todos ; ninguém as pode arrebatar a mão de meu Pai. Eu e o Pai somos um.” (João 10:27-30)
3. Asseguração do Céu quando morrermos
“Não se turbe o coração seu; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria aqui; vou preparar-vos lugar. E, se eu for e vos preparar lugar, virei outra vez e vos levarei para mim mesmo, para que, onde eu estiver, orienteis vós também.” (João 14:1-3)
“Porque sabemos que, se a nossa casa terrestre deste tabernáculo se desfizer, temos da parte de Deus um edifício, casa não feita por mãos, eterna, nos céus. Porque, na verdade, nesta casa gememos, desejando ser revestidos da nossa habitação, que é do céu. Se, todavia, estando vestidos, não formos achados nus. Porque, na verdade, os que estamos neste tabernáculo gememos, oprimidos que estamos, não porque queremos ser despidos, mas revestidos, para que o mortal seja absorvido pela vida Ora, quem para isso mesmo nos preparou foi Deus, o qual nos deu também o penhor do Espírito. Temos, portanto, sempre bom ânimo, sabendo que, enquanto no corpo, estamos ausentes do Senhor, pois andamos por fé e não por vista Entretanto, estamos em plena confiança e preferimos deixar o corpo e habitar com o Senhor.” (2 Coríntios 5:1-8)
“Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressuscitar e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá; e todo o que vive e crê em mim não morrerá, eternamente. Crês isto?” (João 11:25-26)
C. A necessidade do Novo Nascimento
Jesus respondeu e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus… Não te admira de ter dito: Necessário você é nascer de novo.” (João 3:3,7)
II. GRAÇA QUE NOS ENSINA (v.12)
Ensinando-nos que, renunciando à impiedade e às concupiscências mundanas, vivamos neste presente século sóbria, e justa, e piamente
Tito 2:12
A. Ensina o lado negativo da vida cristã: O que evitar!
1. Impiedade – Qualquer coisa que não glorifique a Deus
“Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus.” (1 Coríntios 10:31).
2. Concupiscências mundanas
“Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizada contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus.” (Tiago 4:4)
“Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não nele está.” (1 João 2:15).
B. Ensina o lado positivo da vida cristã: O que fazer!
1. Sobriamente – Nosso Eu
“Mortificai, pois, os seus membros, que estão sobre a terra: a prostituição, a impureza, o afeição desordenada, a vil concupiscência, e a avareza, que é idolatria; Pelas quais coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência; Nas quais também em outro tempo andastes, quando vivíeis nelas. Mas agora, despojai-vos também de tudo: da ira, da cólera, da malícia, da maledicência, das palavras torpes da vossa boca. Não mintais uns aos outros, pois que já vos desprezais do velho homem com os seus feitos, E vos vestistes do novo, que se renovam para o conhecimento, segundo a imagem daquela que o criou.” (Colossenses 3:5-10)
“Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.” – 2 Coríntios 5: 17)
2. Justamente – Nosso próximo
“Não torneis a ninguém mal por mal; procurei as coisas honestas, perante todos os homens.” (Romanos 12:17)
“Amarás o teu próximo como a ti mesmo.” – Mateus 22:39
3. Piedoso – Nosso Deus
“É a paz de Deus, para a qual também fostes chamados em um corpo, domine em seus corações; e sede agradecidos.” (Colossenses 3:15-17)
“Derrubando raciocínios e toda altivez que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo pensamento à obediência de Cristo.” – 2 Coríntios 10:5)
C. Graça vai te ensinar como viver.
Fico feliz que Deus seja paciente com Seus filhos! Essa é apenas a Sua graça!
III. A GRAÇA NOS SEPARA (v.13-14)
Aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do grande Deus e nosso Salvador Jesus Cristo; O qual se deu a si mesmo por nós para nos remir de toda a iniqüidade, e purificar para si um povo seu especial, zeloso de boas obras.
Tito 2:13-14
A. Faz-nos procurar por Cristo – Jesus está vindo!
“Não se turbe o seu coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria aqui. Vou preparar-vos lugar. E, se eu for e vocês preparam o lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver, sirvais vós também.” (João 14:1-3)
“Aquele que testifica estas coisas diz: Certamente cedo venho. Amém. Ora vem, Senhor Jesus.” (Apocalipse 22:20)
B. Faz com que sejamos um povo peculiar
1. Um povo de Sua propriedade
“Ou não sabeis que o nosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não são de vós mesmos? Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus vosso no corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus.” (1 Coríntios 6:19-20)
2. Esse relacionamento nos promete vitórias especiais
“Seja sua vida sem avareza, contentando-vos com o que tende; porque ele disse: Não te deixarei, nem te desampararei.” (Hebreus 13:5)
“O meu Deus, segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glória, por Cristo Jesus.” – Filipenses 4:1)
C. Faz com que sejamos zelosos de boas obras
“Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie. Porque somos feitura sua , criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas.” (Efésios 2:8-10)
“Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma. Mas dirá alguém: Tu tens a fé, e eu tenho as obras; mostra-me a tua fé sem as tuas obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras.” (Tiago 2:17-18)
Se gostou deste sermão em Tito 2 sobre graça, então veja mais esboços de pregação.