A oração exige mais do coração do que das palavras

Versículo devocional sobre oração: Mateus 6:7-8

“E, quando orarem, não se preocupem sempre repetindo a mesma coisa, como fazem os pagos. Eles acham que por muito falarem serão ouvidos. Não sejam iguais a eles, porque o seu Pai sabe do que vocês precisam, antes mesmo de o pedirem.”

Jesus chama atenção “Este povo se aproxima de mim com a sua boca e me honra com os seus lábios, mas o seu coração está longe de mim.” Ele destaca a diferença entre a aparência externa e a verdadeira atitude do coração.

Na oração, é melhor ter um coração sem palavras do que palavras sem coração. Ou seja, o coração fala mais do que as palavras. Deus disse a Samuel “o homem vê a aparência, mas o Senhor vê o coração” (1 Sm 16:7).

Ana, em sua angústia, orou ao Senhor. Embora suas palavras não fossem audíveis, seu coração falava. E Deus ouviu seu coração.

Davi entendeu que Deus valoriza mais um coração quebrantado e arrependido do que sacrifícios vazios (Sl 51:17).

Jesus, em um momento de profunda agonia, orou ao Pai com intensidade. Sua oração não foi elaborada, mas foi um clamor sincero do coração (Mt 26:36-39).

A oração não é apenas um ato, mas uma atitude, uma atitude de dependência de Deus. Não se preocupe em encontrar as palavras certas; preocupe-se mais em ter o coração correto.

Deus não busca eloquência, mas sinceridade. Não é uma postura do corpo que conta, mas uma atitude do coração.

E, “Da mesma forma, o Espírito nos ajuda em nossas fraquezas, pois não sabemos como orar, mas o próprio Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis.” (Rm 8:26).

Quando estiver diante do Senhor, que suas palavras sejam poucas, mas que seu coração seja fervoroso.

# Em fervente oração, derrame todo seu coração!

🙏 Oração:

Senhor, ensina-me a orar com sinceridade e humildade. Que meu coração esteja sempre alinhado com a Tua vontade. Ajude-me a confiar em Ti completamente e a depender de Tua graça em todas as situações. Amém.

➡️ Leia também: Versículo do dia.

André Lourenço

Bacharel e professor de Teologia, Graduado em Gestão da Qualidade e Pós Graduado em Psicologia nas Organizações, André possui mais de 17 anos de experiência na pregação e ensino da Bíblia. É autor de cursos de Homilética e Hermenêutica. Já escreveu centenas de estudos bíblicos e ministra na EBD. Se considera um eterno aprendiz e apaixonado por Compartilhar a Palavra de Deus!

Artigos relacionados

3 Comentários

  1. Texto doutrinário. Muito bom. Me orientou muito. As vzs penso q tenho q falar tudo pra Deus nas minhas orações. Mas, não precisa. Ele sabe de tudo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
WhatsApp