Como lidar de forma sábia com as provações e tentações

Esboço de pregação expositiva em Tiago 1:5-18 com o tema: Como lidar de forma sábia com as provações e tentações.

Tema: Como lidar de forma sábia com as provações e tentações

Texto: Tiago 1:5-18

Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida.

Tiago 1:5

ObjetivoEncorajador: Ensinar como enfrentar provações e tentações com sabedoria e maturidade cristã, confiando no caráter de Deus e no poder da fé.

Introdução

Tiago, em sua carta, nos oferece instruções claras sobre como lidar com as provações e tentações. Ele encoraja os crentes a buscarem maturidade e sabedoria, pois as provações fazem parte do processo de crescimento espiritual.

As provas que enfrentamos não são contrárias à nossa fé, mas sim instrumentos de Deus para fortalecer-nos e moldar nosso caráter. Segundo Elizabeth George, há três passos para adquirirmos essa sabedoria: pedir, pedir a Deus e pedir com fé (1:5-6).

Agora, vamos explorar como lidar de forma sábia tanto com as provações quanto com as tentações.

I. Como lidar de forma sábia com as provações (Tiago 1:5-12)

O objetivo de Deus é nos conduzir à maturidade espiritual (1:2-4,12). À medida que enfrentamos provações, é importante buscar a sabedoria divina e compreender o propósito de Deus.

1. Quando somos provados, precisamos pedir sabedoria (1:5-8)
A sabedoria é essencial para lidar com os desafios da vida. Tiago nos instrui a pedir a Deus essa sabedoria, pois Ele a concede generosamente. Pedir sabedoria com fé é o primeiro passo para enfrentar as provações.

2. Quando somos provados, precisamos conhecer o caráter de Deus (1:5)
Deus é generoso e deseja o nosso bem. Saber que Ele é bom e não nos deixa sozinhos nas provações nos dá segurança.

3. Quando somos provados, precisamos orar com fé (1:6-8)
A oração deve ser feita com uma fé inabalável, confiando que Deus nos ouvirá e responderá. A dúvida enfraquece nossa confiança e nos impede de receber a sabedoria necessária.

4. Quando somos provados, precisamos nos alegrar com as riquezas espirituais (1:9-11)
Mesmo em meio às provações, devemos nos alegrar nas bênçãos espirituais que recebemos. Tiago nos lembra que, independentemente das circunstâncias, o que realmente importa são as riquezas que temos em Cristo.

5. Quando somos provados, precisamos estar de olho na recompensa (1:12)
A perseverança em meio às provações nos leva à coroa da vida, que Deus prometeu àqueles que o amam. A recompensa final deve ser o nosso foco.

II. Como lidar de forma sábia com as tentações (Tiago 1:13-18)

As tentações vêm para nos desviar do caminho de Deus, mas Tiago nos ensina como podemos vencê-las com sabedoria. Há três passos para lidar com as tentações:

1. Olhe para frente e considere o julgamento de Deus (1:13-16)
Deus não é o autor das tentações. Elas surgem dos nossos próprios desejos. Precisamos lembrar que ceder à tentação nos afasta de Deus e nos leva à morte espiritual. O julgamento de Deus deve ser um motivo para resistirmos à tentação.

2. Olhe ao redor e considere a bondade de Deus (1:17)
Tiago nos encoraja a focar na bondade de Deus, que nos dá boas dádivas. Lembrar das bênçãos de Deus nos fortalece contra a tentação.

3. Olhe para dentro e considere a natureza divina dentro de você (1:18)
Deus nos regenerou pela palavra da verdade, fazendo-nos Seus filhos. Devemos lembrar que a nova natureza que recebemos em Cristo nos capacita a vencer o pecado e as tentações.

Conclusão desta pregação

Tiago nos ensina a enfrentar provações e tentações com sabedoria e maturidade.

Precisamos pedir a Deus sabedoria, orar com fé, e nos concentrar nas riquezas espirituais e na recompensa que Ele prometeu.

Ao lidar com as tentações, devemos lembrar do julgamento de Deus, da Sua bondade e da nova natureza que Ele nos deu. Assim, seremos fortalecidos para perseverar e vencer.

Dicas para este Esboço de Pregação em Tiago 1:5-18

Leia Tiago 1:5-18 repetidamente: Leia a passagem várias vezes para entender a profundidade dos ensinamentos de Tiago sobre sabedoria, provações e tentações. Isso te ajudará a dominar o conteúdo e a aplicar cada lição com mais confiança.

Aplique cada lição de forma prática: A pregação em Tiago 1:5-18 traz instruções sobre como buscar sabedoria em meio às provações (v.5), como entender o propósito das dificuldades, e como resistir às tentações. Por exemplo, ao falar sobre a sabedoria que vem de Deus (v.5), encoraje-os a pedir a Deus direção em tempos de incerteza.

Foque no objetivo da pregação: O tema central é ajudar os crentes a entender como enfrentar provações e resistir às tentações com sabedoria. Focar no objetivo te ajudará a não sair do tema da mensagem.

Use ilustrações e exemplos práticos: Você pode usar exemplos que mostrem como buscar sabedoria em tempos de dificuldade e como resistir às tentações. Pode ser um testemunho pessoal ou uma história bíblica, como José resistindo à tentação da esposa de Potifar (Gênesis 39). Essas ilustrações tornam a mensagem mais acessível e relevante.

Enfatize a importância de pedir sabedoria a Deus: No versículo 5, Tiago instrui a pedir sabedoria com fé. Destaque que, quando buscamos sabedoria, devemos confiar que Deus responderá. Encoraje os ouvintes a orar pedindo direção quando enfrentarem situações difíceis ou tentações.

Destaque a diferença entre provações e tentações: Ajude a congregação a entender que provações e tentações são diferentes, mas ambos podem ser enfrentados com sabedoria de Deus. As provações servem para fortalecer nossa fé (v.12), enquanto as tentações vêm para nos afastar de Deus, mas nunca vêm dEle (v.13).

Confira mais esboços de pregações rápidas.