Tentação: O que é, Como vencer e tudo que a Bíblia diz

Quem nunca foi tentado à pecar? Induzido ao erro? Seja por sentir, ver ou ouvir.

O Problema não está em você ser tentado, ou seduzido à pecar, mas sim, em ceder à tentação. Temos o livre árbitro em todas as nossas decisões, porém, não seremos livres das consequências das mesmas.

Não podemos impedir que os pássaros voem sobre as nossas cabeças, mas podemos impedir que eles façam ninhos sobre elas. Assim também não podemos nos livrar de sermos tentados, mas podemos lutar para não cairmos em tentações“. Martinho Lutero

O que significa a palavra Tentação?

Tentação é a proposta que recebemos do tentador, um convite ao pecado. Ela é uma consequência dos nossos desejos pecaminosos.

Segundo o dicionário wycliffe, a tentação é a indução ao erro, ou seja, somos induzidos a praticar tal ato, mesmo sabendo que é ílicito.

Podemos ser tentados em muitas áreas da nossa vida e em muitas ações, por exemplo, o desrespeito ao conjuge, a trapaça, a ostentação de artigos de luxo, a procrastinação.

O que a bíblia nos diz sobre a Tentação

A Bíblia nos deixa muito claro que podemos sim ser tentados pelo nosso inimigo, que é o diabo. Porém ela nos ensina a estar vigiando para que não entramos em tentação.

“Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca“. (Mateus 26: 41)

A tentação é comum a toda a humanidade, todas as pessoas são tentadas. Mas, sim é possível vencer as tentações.

Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar”. (1 Coríntios 10: 13)

A Bíblia nos diz que Deus não tenta a ninguém.

“Ninguém, sendo tentado, diga: De Deus sou tentado; porque Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta”. (Tiago 1: 13)

Qual é o sinônimo de tentação?

Temos alguns sinônimos da Palavra tentação, porém com o mesmo significado.

Vejamos à seguir:

  1. Ímpeto
  2. Vontade, sugestão
  3. Perdição
  4. Fascinação
  5. Impulso, incitação

Exemplos de Pessoas que venceram as Tentações

1. Jesus

Jesus, foi levado pelo Diabo ao deserto para ser tentado, porém, ele resistiu as tentações de satánas e saiu vitorioso.

E quarenta dias foi tentado pelo diabo, e naqueles dias não comeu coisa alguma; e, terminados eles, teve fome[…] E, acabando o diabo toda a tentação, ausentou-se dele por algum tempo. “. (Lucas 4: 2-13)

2. José

José foi tentado pela esposa de Potifar, para que se deitasse com ela. Porém José, não cedeu a tentação. Sendo lançado, na prisão injustamente, mesmo assim, não desonrou a Deus.

E aconteceu depois destas coisas que a mulher do seu senhor pôs os seus olhos em José, e disse: Deita-te comigo. Porém ele recusou, e disse à mulher do seu SENHOR: Eis que o meu senhor não sabe do que há em casa comigo, e entregou em minha mão tudo o que tem“. (Genesis 39: 7-8)

3. Daniel e seus amigos

Temos também um grande exemplo de Daniel e seus três amigos, mesmo estando na babilônia. Eles preferiram honrar somente a Deus, não se alimentando com as iguarias da mesa do Rei. O Senhor foi com eles, honrando-os.

E Daniel propôs no seu coração não se contaminar com a porção das iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia; portanto pediu ao chefe dos eunucos que lhe permitisse não se contaminar […] Quanto a estes quatro jovens, Deus lhes deu o conhecimento e a inteligência em todas as letras, e sabedoria; mas a Daniel deu entendimento em toda a visão e sonhos.” (Daniel 1: 8-17)

Pessoas que caíram em Tentação na Bíblia

1. Eva

Eva deixou ser seduzida pela serpente, e não venceu a tentação, comendo do fruto proibido. A consequência do seu pecado, é vista ainda hoje, em nossos dias.

ORA, a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o SENHOR Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda a árvore do jardim? […] E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela“. (Genesis 3: 1-6)

2. Sansão

Sansão era um jovem Narizeu, alguém que tinha uma vida consagrada a Deus. Porém, ele não resistiu a tentação, contando para Dalila o seu segredo. Sansão tinha tudo para dar certo, mais, deu errado; pois cedeu a tentação.

Porque eis que tu conceberás e terás um filho sobre cuja cabeça não passará navalha; porquanto o menino será nazireu de Deus desde o ventre; e ele começará a livrar a Israel da mão dos filisteus.[…] Disse, pois, Dalila a Sansão: Declara-me, peço-te, em que consiste a tua grande força, e com que poderias ser amarrado para te poderem afligir. […] Então ela o fez dormir sobre os seus joelhos, e chamou a um homem, e rapou-lhe as sete tranças do cabelo de sua cabeça; e começou a afligi-lo, e retirou-se dele a sua força. (Juízes 16: 1-31)

3. Davi

Davi, constituido por Deus, como Rei de Israel, se deixou ser levado pela cobiça de seus olhos; Caindo em adultério com a mulher de Urias. Este pecado, resultou na morte de seu filho Absalão.

E aconteceu que numa tarde Davi se levantou do seu leito, e andava passeando no terraço da casa real, e viu do terraço a uma mulher que se estava lavando; e era esta mulher mui formosa à vista. […] Porventura não é esta Bate-Seba, filha de Eliã, mulher de Urias, o heteu? Então enviou Davi mensageiros, e mandou trazê-la; e ela veio, e ele se deitou com ela“[…] (2 Samuel 11: 2-4)

Tipos de Tentação

Quando olhamos para a Bíblia Sagrada, vamos ver que sátanas usa 3 tipos de tentação. Ele usou essas 3 estratégias para derrubra Eva no Jardim do éden, e para tentar a Jesus no deserto.

Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo“. (1 João 2:16)

Vejamos à seguir os 3 tipos de tentação:

1. Concupiscência da carne

Desejo de “sentir” alguma coisa, como por exemplo, tô cansado preciso sentir alguma coisa! É neste desejo que entra o pecado de Glutonaria, pornografia, bebedice, edonismo.

2. Concupiscência dos olhos

Aquilo que você vê, e enche os seus olhos de cobiça, exemplo disso: você vê um carro e quer, vê um sapato e quer, vê algo em vitrine e quer; essa é a tentação de “ter”.

3. Soberba da Vida

Tentação do “Ser”, ou seja, você quer ser aplaudido, reconhecido, ser alguém que tenha fama.

Como vencer a Tentação

Para cada tipo de tentação, existe um antídoto, que nos fará vencedores.

1. Integridade

Você precisa ser “inteiro”, não estamos falando que para vencer as tentações, precisamos ser perfeitos, mas sim integros.

Você precisa ser o mesmo no seu local de trabalho, na frente de seus familiares, de seus amigos, na frente de sua igreja, de seu pastor. Mesmo que esteja sozinho em seu quarto, ainda assim, você precisa ser o mesmo.

Portanto, seja íntegro e você vencerá a concupiscência da carne.

2. Seja generoso

Para você vencer a tentação do “ter”, você precisa ser generoso. Abençoe quem está ao seu redor, divida aquilo que você tem, com alguém que esteja necessitando.

3. Pratique a Humildade

Ser humilde não é pensar menos em si, se menosprezar, se fazer de coitadinho; humildade é você pensar menos em voçê e mais na Glória de Deus, no Poder de Deus.

Fazer com que tudo seja para a Glória a Deus, e para abençoar a o nosso próximo.

Versículos para vencer a Tentação

Não sobreveio a vocês tentação que não fosse comum aos homens. E Deus é fiel; ele não permitirá que vocês sejam tentados além do que podem suportar. Mas, quando forem tentados, ele mesmo providenciará um escape, para que o possam suportar“. (1 Coríntios 10:13)

Porque, tendo em vista o que ele mesmo sofreu quando tentado, ele é capaz de socorrer aqueles que também estão sendo tentados“. (Hebreus 2:18)

Vigiem e orem para que não caiam em tentação. O espírito está pronto, mas a carne é fraca.” (Mateus 26:41)

Um exemplo de oração para vencer a tentação

Para concluirmos este estudo sobre a tentação, veremos o exemplo que Jesus nos deixou de oração.

Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome; Venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu; O pão nosso de cada dia nos dá hoje; E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores; E não nos induzas à tentação; mas livra-nos do mal; porque teu é o reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém”. (Mateus 6: 9-13)

Indiara Lourenço

Mãe, esposa e serva que ama fazer a obra de Deus. Contagia a todos com sua alegria está sempre incentivando com palavras motivadoras!
Botão Voltar ao topo