A visão do vale de ossos secos – 4 lições

Estudo e esboço de pregação baseado em Ezequiel 37 sobre o vale de ossos secos. Quatros lições sobre Ezequiel profetizando no vale.

O vale de ossos secos

No início do ministério de Ezequiel, o Espírito o transportou até junto ao rio, onde ele se assentou no meio dos cativos desanimados (Ez 3:14).

Mais tarde, por meio de visões, o Espírito o levou até Jerusalém (Ez 8:3), à porta do templo, e então o trouxe de volta à Babilônia (Ez 11:1, 24).

Nessa passagem, o Espírito conduziu Ezequiel até um vale cheio de ossos, secos pelo sol e espalhados pelo chão.

Eram esqueletos de cadáveres há muito tempo decompositos, devorados pelas aves e animais carniceiros.

Ossos de pessoas que haviam sido aniquiladas (Ez 37:9), possivelmente de soldados do exército judeu (v. 10).

O Senhor ordenou a Ezequiel que andasse no meio dos ossos, para que ele percebesse a grande quantidade e o quão secos estavam.

Ezequiel já havia profetizado para os montes (Ez 6:2; 36:1) e para as florestas (Ez 20:47), e agora recebe a ordem de profetizar para ossos mortos.

A Palavra de Deus “é viva e eficaz” (Hb 4:12); ela não apenas tem vida, mas também dá vida (1 Pe 1:23).

E em João 6:63 está escrito que “As palavras que eu vos tenho dito são espírito e são vida”.

Vamos agora refletir em quatro lições poderosas sobre o vale de ossos secos nesta passagem de Ezequiel 37.

1. Se posicione para Deus te levar onde Ele quiser (v.1-3)

Veio sobre mim a mão do SENHOR, e ele me fez sair no Espírito do SENHOR, e me pôs no meio de um vale que estava cheio de ossos. E me fez passar em volta deles; e eis que eram mui numerosos sobre a face do vale, e eis que estavam sequíssimos. E me disse: Filho do homem, porventura viverão estes ossos? E eu disse: Senhor DEUS, tu o sabes.

Perceba as palavras “me fez sair”, “me pôs” e “me fez passar”. Isso indica que Deus guiava Ezequiel. Ou seja, Deus estava levando Ezequiel para onde queria.

Mas, isso só foi possível porque Ezequiel estava posicionado. Ele estava na brecha como que dizendo “Eis me aqui”.

Você quer ser usado por Deus? Então deixa Deus guiar sua vida. Não é você que manda, é o Senhor que te leva onde quiser.

Agora, eu te pergunto: Deus tem a direção da sua vida? Se Ele te mandar você vai? O que Ele te pedir, você faz?

2. Mesmo que seja “ossos secos”, se Deus mandou, profetiza (v.4)

Então me disse: Profetiza sobre estes ossos, e dize-lhes: Ossos secos, ouvi a palavra do Senhor.

Deus pode provar a nossa fé. E Ele prova nos levando diante de situações que aos nossos olhos não tem solução.

Mas, Ele é Deus. Ele pode tudo. E Ele sabe como fazer. Então, só precisamos confiar e obedecer. Do resto, Ele se responsabiliza.

E talvez você diz: “Ah, essa situação não tem mais jeito” ou “Aqui não tem mais o que fazer”. Não importa o que você diz ou pensa. O importante é QUEM disse. E, quem disse, é o TODO PODEROSO!

Não tenha o que Ele não possa fazer. Não existe “ossos secos” que Ele não possa fazer reviver. Apenas creia e obedeça.

Se Deus mandar, profetize. O Senhor sempre cumpre o que prometeu fazer. PROFETIZE!

3. Quando você profetiza o que Deus manda, um movimento começa acontecer (v.5-8)

Assim diz o Senhor DEUS a estes ossos: Eis que farei entrar em vós o espírito, e vivereis. E porei nervos sobre vós e farei crescer carne sobre vós, e sobre vós estenderei pele, e porei em vós o espírito, e vivereis, e sabereis que eu sou o Senhor. Então profetizei como se me deu ordem. E houve um ruído, enquanto eu profetizava; e eis que se fez um rebuliço, e os ossos se achegaram, cada osso ao seu osso. E olhei, e eis que vieram nervos sobre eles, e cresceu a carne, e estendeu-se a pele sobre eles por cima; mas não havia neles espírito.

Quando obedecemos à ordem de Deus e profetizamos segundo a Sua vontade, algo começa a acontecer. A palavra de Deus tem poder para mudar o cenário.

Basta profetizarmos com fé, pois, se Deus mandou, algo vai acontecer. Então, não temas dizer o que o Senhor te ordenou.

Deus faz um rebuliço, se for preciso, mas quando Ele coloca as coisas no lugar, Ele realmente coloca. Apenas PROFETIZE!

4. Continue profetizando que onde há morte um grande exército se levanta (v.9-10)

E ele me disse: Profetiza ao espírito, profetiza, ó filho do homem, e dize ao espírito: Assim diz o Senhor DEUS: Vem dos quatro ventos, ó espírito, e assopra sobre estes mortos, para que vivam. 10 E profetizei como ele me deu ordem; então o espírito entrou neles, e viveram, e se puseram em pé, um exército grande em extremo.

Deus continua dizendo a Ezequiel para profetizar. Desta vez, Ele ordena que profetize o sopro do Espírito sobre os ossos secos.

O que acontece é sobrenatural: “então o espírito entrou neles, e viveram, e se puseram em pé, um exército grande em extremo.”

O que antes era um monte de ossos secos, sem vida, agora se torna um grande exército. Onde existia morte, agora há vida. Onde havia apenas sequidão, agora há movimento e barulho. Oh, glória!

Profetize! E não pare de profetizar! Começa com um pequeno ruído, depois um movimento, e, por fim, uma multidão cheia de vida se levanta.

Quem sabe você está caminhando ao redor de “ossos secos”: pessoas mortas espiritualmente, igrejas sem vida, famílias desunidas.

E o Senhor tem permitido que você veja isso. Sabe por quê? Porque Ele quer trazer vida onde há morte. Ele quer levantar um grande exército. Mas isso será através de você. Sim, você precisa PROFETIZAR.

Assim como Ezequiel, Deus te levanta hoje para PROFETIZAR VIDA. Não se contente em olhar a sequidão espiritual ao seu redor. Mas, como profeta de Deus, abra sua boca e pronuncie palavras de VIDA.

Palavras direcionadas que vêm de Deus têm um poder no mundo espiritual que você nem imagina. Por isso, hoje te desafio a se levantar para fazer a diferença no ambiente onde você está.

E se prepare para ver Deus agindo movendo o sobrenatural. Pessoas se levantarão para fazer algo para Deus. Ministérios serão restaurados. Famílias se reconciliarão.

Em nome de Jesus, profetize a falência do mundo das trevas. Em nome de Jesus, profetize almas sendo salvas e o céu sendo povoado.

Leia também: Do vale de ossos secos à vida plena – Pregação em Ezequiel 37

André Lourenço

Bacharel e professor de Teologia, Graduado em Gestão da Qualidade e Pós Graduado em Psicologia nas Organizações, André possui mais de 17 anos de experiência na pregação e ensino da Bíblia. É autor de cursos de Homilética e Hermenêutica. Já escreveu centenas de estudos bíblicos e ministra na EBD. Se considera um eterno aprendiz e apaixonado por Compartilhar a Palavra de Deus!

Artigos relacionados

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
WhatsApp