Visão do Futuro – Esboço de pregação em Eclesiastes 11

Esboço de Sermão Expositivo em Eclesiastes 11 com o título Visão do Futuro. Esboço de pregação em Eclesiastes 11.

TÍTULO deste Sermão: Visão de Futuro

TEXTO deste Sermão: Eclesiastes 11: 1-8

INTRODUÇÃO deste Sermão

Muitos jovens têm vivido como se juventude fosse eterna, se o futuro não existisse, se as decisões de hoje não repercutissem no amanhã.

O negócio é viver “aqui e agora” o mais intensamente possível, sem pensar no que vem depois.

Viver intensamente: Para uns é aproveitar em coisas produtivas que tragam alegria e edificação, outros é matar o tempo, não fazer nada.

Uma coisa é certa, o tempo não para e cada um de nós tem que construir a própria história.

Esse texto mostra que precisamos orientar nossos Jovens para viver de maneira sábia e prudente.

I. TRABALHAR ENQUANTO PODE (Eclesiastes 11: 1,2, 6)

O texto ilustra que os comerciantes exportavam cereais por navios e os riscos da viagem e a incerteza das vendas eram inevitáveis.

Contexto político e econômico atual provoca insegurança, instabilidade e medo nos jovens.

Esperança de dias melhores no futuro requer empenho no presente.

II. IR À LUTA (Eclesiastes 11: 3-5)

2 situações:

1) Decidir e agir: ter sabedoria para decidir e fazer o que é certo.

2) Não podemos fazer nada (forças da natureza, economia mundial, política, desemprego, desigualdade social): paciência e persistência para vencer os obstáculos.

Devemos trabalhar pois, quem vive esperando a ação dos outros ou os “ventos mudarem” nunca estará pronto para vencer as barreiras.

Ir à luta significa pôr a mão na massa e fazer o que tem que ser feito, deixando o resto com Deus.

Devemos mostrar aos jovens que angústias, sofrimentos, desespero, stress, são lutas de todos os mortais; mas o nosso diferencial é que temos um companheiro e amigo de todas as horas.

III. SEJA ESPERTO (SÁBIO)

Superou um obstáculo, tome cuidado, o jogo ainda não acabou.

Ser sábio é aproveitar o dia de hoje sem esquecer o amanhã, procurando a cada dia desenvolver os frutos do espírito.

Com essa visão de futuro os jovens terão mais chances de se dar bem a cada novo dia.

CONCLUSÃO deste Sermão em Eclesiastes 11

Na verdade, nem sabemos se haverá amanhã. A única coisa que temos certeza é o agora, o hoje.

Jovem veja se você tem:

• Valorizado as oportunidades do presente.
  • Trabalhado/estudado com sabedoria e determinação.
  • Mantido um coração humilde e digno diante de Deus.

Se você gostou deste sermão sobre Eclesiastes 11, então veja mais esboços de pregação aqui.