Salmos 31: A vida nas mãos de Deus

Esboço de Pregação no Salmos 31 com o título: A vida nas mãos de Deus. Sermão Expositivo sobre se entregar nas mãos de Deus.

TÍTULO: A VIDA NAS MÃOS DE DEUS

TEXTO: SALMOS 31: 14-16

“Mas eu confiei em ti, SENHOR; e disse: Tu és o meu Deus.

Os meus tempos estão nas tuas mãos; livra-me das mãos dos meus inimigos e dos que me perseguem.

Faze resplandecer o teu rosto sobre o teu servo; salva-me por tuas misericórdias”.

INTRODUÇÃO:

Ilustração: Depende das mãos.

Entregar nossas vidas aos cuidados de Deus é um ato de fé.

Significa colocar nossas vidas completamente sob o Seu poder, sabedoria e misericórdia, para serem guiadas e preservadas exclusivamente de acordo com a Sua vontade.

E, se assim o fizermos, o Deus do universo promete se responsabilizar totalmente por nós: nos alimentandos, nos vestindo, nos abrigando e guardando os nossos corações de todo o mal.

Jesus deu o exemplo final deste tipo de renúncia santa, quando foi para a cruz.

Logo antes de entregar Seu espírito, Jesus clamou em alta voz, “…Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito…” (Lucas 23:46).

Cristo literalmente pôs a guarda, tanto da Sua vida quanto do Seu futuro eterno, em custódia do Pai.

E, fazendo assim, colocou a alma de todas as Suas ovelhas nas mãos do Pai.

Proposição: Num mundo em que as pessoas estão cada vez mais interessadas em si mesmas, autoconfiantes, porém confusas e inseguras acerca do dia de amanhã, em que circunstância poderíamos nos aproximar de Deus e dizer-lhe com a mesma convicção de Davi:

“Nas tuas mãos estão os meus dias”?

Transição: Mesmo sabendo que Deus Tem Autoridade, Sabedoria, Boa Vontade e Amor.

Para sermos convictos como Davi, três aspectos devem ser considerados:

I. DEUS PROTEGE SEU POVO AMADO (SALMOS 31)

  1. Se queremos confiar nossas vidas a alguém, então temos que saber se este alguém tem o poder de nos guardar de todos os perigos, ameaças e violências. Caso contrário, nossa confiança é inútil. A direção de Deus na vida de Davi fazia a diferença.
  2. Ele é Todo-Poderoso, infinitamente sábio e um amigo, mais que um irmão. O apóstolo Paulo escreveu, (2 Timóteo 1:12). “…eu sei em quem tenho crido e estou certo de que ele é poderoso para guardar o meu depósito até aquele Dia”.
  3. Paulo está dizendo, “Eu coloquei a minha vida nas mãos de Deus. E estou convencido de que Ele não irá trair a minha confiança. Ao contrário, fielmente cumprirá Sua palavra no sentido de guardar-me porque pode e quer fazê-lo. Esta tem sido a minha experiência com o Senhor“.

Aplicação:

Podemos entregar nossas vidas nas mãos de Deus, ou então nos responsabilizar pela nossa própria proteção e guarda.

Mas, nos proteger é uma tarefa impossível

Transição: Se você colocou a sua vida totalmente nas mãos de Deus, então:

II. VOCÊ SERÁ CAPAZ DE SUPORTAR TODO E QUALQUER SOFRIMENTO (SALMOS 31)

  1. Não importa a calamidade que caia sobre você (não é uma condenação espiritual). Ele quer que você seja capaz de atravessar o seu dia a dia sem medo ou ansiedade, confiando totalmente no Seu cuidado. E a sua submissão a Ele tem um efeito prático na vida – quanto mais submisso estiver aos cuidados e proteção de Deus, mais indiferente você estará às condições ao seu redor.
  2. Se você se entregou a Ele, não ficará constantemente imaginando como será o próximo passo; não ficará assustado com as notícias horrorosas que o rodeiam; não ficará oprimido quando pensar nos dias que virão, porque você entregou a sua vida, a sua família e futuro nas mãos seguras e amorosa de Deus.
  3. Também, a entrega da nossa vida nas mãos de Deus não pode ser forçada. Ela deve ser uma renúncia livre e desejada. Há exemplos bíblicos de pessoas que falharam nisto. O faraó do Egito: somente quando não pôde mais oferecer resistência às pragas de Deus, foi que se conformou em deixar Israel tomar o caminho do deserto.

Aplicação:

É fácil, para os cristãos, dizerem “Que a vontade de Deus seja feita”.

Mas é totalmente diferente ter que nos submeter a Deus uma circunstância adversa.

Muitas pessoas têm dito, “Eu renuncio, eu me entrego, eu confio” somente depois que viram que não havia outra solução para o seu problema.

Mas a verdadeira renúncia que agrada a Deus é aquela feita livre e espontaneamente, antes de não sabermos mais o que fazer.

Como Abraão fez, entregando sua vida a Deus como um cheque em branco deixando o Senhor dirigir tudo.

Em resumo, nossa entrega a Deus deve ser incondicional.

Deus não se deixa iludir por nossas temporárias submissões em tempos de aflição, nem por nossa falsa obediência.

Transição: Não pode haver imposições ou restrições nas coisas do nosso Deus; temos que deixar todo o controle nas Suas mãos, porém uma das coisas mais difíceis que nós cristãos temos que fazer é:

III. NOS LANÇAR NA DEPENDÊNCIA COMPLETA DE DEUS (SALMOS 31)

  1. A renúncia total a Deus é uma tarefa impossível que só pode ser feita pela fé.
  2. Salmo 31 é uma oração de Davi do começo ao fim, onde o vers. 15 é ponto alto de sua súplica. É como se Davi dissesse a Deus: “Nas tuas mãos estão os meus dias porque sem a tua ajuda, proteção e providência em minha vida eu não tenho condições de dar um passo sequer”.
  3. Depender de Deus em tudo, confiar totalmente Nele e ser dirigidos pelas Suas mãos deveriam ser os nossos maiores ideais todos os dias da nossa vida. Porque na vida o que realmente deve importar ao servo e à serva de Deus não é se os sonhos serão ou não realizados, se haverá ou não muito dinheiro no bolso e saúde para dar e vender durante o ano, mas sim, poder entrar, passar e sair de mais um ano com a mesma certeza de Davi: “Nas tuas mãos, Senhor, estão os meus dias”!
  4. Entretanto, temos que estar cientes, que uma vez feito este compromisso, nós acionamos um sonoro alarme no inferno. Logo que um cristão se entrega ao controle do Senhor, colocando todos os problemas de sua vida nas Suas mãos, Satanás se levanta para se opor a Ele com ferocidade.
  5. Aconteceu com Paulo: enquanto caminhava como fariseu, longe da vontade de Deus, ele não teve nenhuma oposição do inimigo. Mas quando colocou a vida inteiramente na custódia de Deus, foi implacavelmente perseguido e atacado.

Aplicação:

Igualmente, amado, se você entrega tudo a Deus, terá a feroz oposição de todos os poderes das trevas.

Satanás erguerá montanhas de situações difíceis diante de você, tentando dirigi-lo à incredulidade.

Ele inundará sua mente e seu coração com dúvidas e medos.

Sua estratégia é simplesmente direcionar o seu olhar para “as coisas ruins” afastando-o das promessas de Deus de protegê-lo de qualquer crise. Satanás fará qualquer coisa para manter nosso foco longe de Jesus!

Nós também sabemos pelas escrituras que todos aqueles que se comprometem a seguir Cristo experimentam este tipo de tentação.

CONCLUSÃO

Será que temos confiado em Deus com a mesma intensidade do salmista

Temos confiado em Deus a ponto de o deixarmos resolver os nossos problemas?

Muitas vezes permitimos que os nossos problemas pareçam maiores que o nosso Deus.

Não acreditamos que Ele possa resolvê-los de fato, ou então esperamos que Ele os resolva ao nosso modo.

Não ousamos dizer-lhe que faça a nossa vontade, mas Deus, que é poderoso e tremendo, sonda o nosso coração e se entristece ao ver que não confiamos Nele de verdade.

Apelo final:

Assim, deixe-me lhe perguntar: você quer enfrentar a próxima dificuldade com uma calma confiança e em paz espiritual?

Então morra hoje para todos os seus próprios caminhos e para os seus próprios meios de sobrevivência, e entregue a guarda total de sua vida aos cuidados de Deus.

Ele é o seu bom e amoroso Pastor e fielmente cuidará de você em tudo!

Senhor, Dê-nos olhos espirituais para enxergar que tu estás guardando e protegendo todos aqueles que entregaram as vidas em suas mãos!

baixar pdf biblioteca do pregador

BAIXE ESSE ESBOÇO SERMÃO SALMOS 31

Salmos-31-nas-maos-de-Deus.pdf (30 downloads)
COMPARTILHE estudos esbocos BIBLIOTECA DO PREGADOR

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.