Salmo 1: O bem Aventurado

Esboço de sermão Salmo 1 com o título: O bem Aventurado. Sermão Expositivo no Salmo 1.

TÍTULO: O BEM AVENTURADO

TEXTO: SALMO 1

INTRODUÇÃO

O livro de Salmos é o hinário dos judeus, e o primeiro é uma introdução ao Sermão do Monte (Mt 5.3-11).

Ele fala das bênçãos divinas para os fiéis. Pois, com a bênção de Deus, não temo a maldição dos homens.

Sou um homem feliz! Vejamos então, algumas lições do Salmo 1:

I. O QUE O JUSTO NÃO FAZ

“Não anda segundo o conselho dos ímpios” (Salmo 1:1).

O conselho deles é mau e leva à perdição. Por isso, desses “sábios”, não quero conselhos!

“Não se detém no caminho dos pecadores” (v.1)

Quem com porcos se ajunta, acaba na lama.

“Nem se assenta na roda dos escarnecedores” (v.1)

Começa andando com eles e finda sentado no primeiro banco do reino satânico (2 Pe 3.3).

Mas, o crente fiel tem algo melhor a fazer: ir à Casa de Deus!

II. COMO PROCEDE O JUSTO?

“Tem seu prazer na lei do Senhor” (Salmo 1.2)

Abandona o pecado, como o pródigo deixou os porcos e os trapos, e alimenta-se da Palavra, de onde mana leite e mel.

Pois, todos os que amam a Deus amam a sua Palavra.

“Na sua lei medita…” (Salmo 1.2).

Não lê somente a Bíblia, mas, nela medita todo o tempo: no dia da prosperidade e na noite da adversidade.

É como mastigar bem o alimento.

“Será como a árvore plantada junto a ribeiros…” (Salmo 1.3).

Vive sempre viçoso, junto ao rio da vida (Ap 22.1).

As circunstâncias são sempre boas? Não, às vezes vêm os vendavais, mas suas raízes alimentam-se nas correntes de Deus, de fé, de amor… (Gl 5.22).

Alimentam-se com um manjar que os ímpios não conhecem (Jo 4.10)

Os ímpios são árvores secas e seus frutos, maus.

O Justo é frutífero

A árvore é boa, o fruto é bom.

“Colhem-se figos dos abrolhos?” (Mt 7.16,17)

III. CONTRASTES ENTRE OS JUSTOS E OS ÍMPIOS

• Os ímpios não têm prazer na lei de Deus (vv.2-3). São moinha (pragana) que o vento espalha (v.4).
  • O justo é viçoso. Não tem folhas secas. Mas, em raízes profundas e vida abundante. Seu testemunho é sempre novo. Folhas secas são vida murcha, sem Deus.
  • Os ímpios não subsistirão no juízo (v.5).
  • Os justos não entrarão em juízo (Jo 5.24).
  • O caminho dos ímpios perecerá (v.6).
  • O caminho do justo florescerá.

CONCLUSÃO SALMO 1

Queres ser feliz? Bem Aventurado?

Abandona o conselho dos ímpios e a roda dos escarnecedores e junta-te aos que têm prazer na Lei do Senhor.

Aceita Jesus, agora, e serás uma pessoa feliz!

baixar pdf biblioteca do pregador

ESBOÇO SERMÃO EXPOSITIVO SALMOS 1

Salmo-1.pdf (147 downloads)