A Soberania e Justiça de Deus – Esboço de Pregação em Obadias

Esboço de pregação expositiva, curta, no livro de Obadias.

Título: A Soberania de Deus e a Justiça Divina

Texto do sermão: Livro de Obadias

Introdução:

O livro de Obadias é um pequeno, mas poderoso, livro profético do Antigo Testamento.

Ele apresenta uma mensagem de juízo contra Edom, um povo orgulhoso e arrogante que se opôs a Israel.

Nesta pregação expositiva, examinaremos o livro de Obadias e aprenderemos importantes lições sobre a soberania de Deus, a justiça divina e a humildade diante do Senhor.

I. O Julgamento contra Edom (Obadias 1:1-9)

A. A mensagem de juízo contra Edom (Obadias 1:1-4)

B. A causa do juízo: o orgulho de Edom (Obadias 1:3-4)

C. O castigo divino sobre Edom (Obadias 1:5-9)

II. A Soberania de Deus sobre as Nações (Obadias 1:10-16)

A. A acusação contra Edom por se alegrar com a queda de Israel (Obadias 1:10-12)

B. A advertência contra a arrogância das nações (Obadias 1:13-14)

C. A certeza do juízo divino sobre todas as nações (Obadias 1:15-16)

III. O Dia do Senhor e a Restauração de Israel (Obadias 1:17-21)

A. A esperança para Israel na restauração (Obadias 1:17-18)

B. O julgamento final sobre Edom no Dia do Senhor (Obadias 1:19-20)

C. A vitória final de Israel e o reinado do Senhor (Obadias 1:21)

Conclusão:

O livro de Obadias nos ensina que Deus é soberano sobre todas as nações e que a justiça divina prevalecerá. Devemos aprender a humildade diante do Senhor e evitar o orgulho e a arrogância.

Assim como Israel foi restaurado após o juízo de Deus, podemos encontrar esperança em Cristo, que nos oferece redenção e restauração.

Irmãos, que possamos nos submeter à soberania de Deus e viver uma vida de humildade e obediência diante d’Ele.

Dicas para pregar este esboço de pregação em Obadias

Conheça o contexto histórico: Antes de começar a pregar, é importante ter uma compreensão clara do contexto histórico em que o livro de Obadias foi escrito. Familiarize-se com a história de Edom e sua relação com Israel, bem como a situação política e social da época.

Enfatize a soberania de Deus: Obadias enfatiza a soberania de Deus sobre as nações e Seu poder para trazer juízo e justiça. Destaque essa mensagem ao longo da pregação e mostre como a soberania de Deus é relevante para nós hoje.

Explique o significado do orgulho e da arrogância: Obadias condena a atitude de orgulho e arrogância de Edom. Discuta como essas características podem ser prejudiciais em nossa vida espiritual e como devemos buscar a humildade diante de Deus.

Faça aplicação prática: Sempre que possível, faça conexões entre a mensagem de Obadias e a vida dos ouvintes. Pergunte-se: Como essa mensagem se relaciona com os desafios que os ouvintes enfrentam hoje? Como eles podem aplicar as lições aprendidas em Obadias em sua própria jornada espiritual?

Use exemplos bíblicos: Ao falar sobre a soberania de Deus e a justiça divina, você pode usar outros exemplos bíblicos para reforçar esses conceitos. Por exemplo, você pode mencionar a história de Israel no deserto ou a história de Nínive em Jonas.

Conclua com esperança: Embora o livro de Obadias apresente juízo contra Edom, ele também traz esperança para Israel e para nós hoje. Conclua a pregação destacando a restauração e a redenção que Deus oferece através de Cristo, e como podemos encontrar esperança em Sua soberania e justiça.

Se gostou deste esboço de pregação em Obadias, então veja também:

Obadias na Bíblia: Mensagem e Lições Inspiradoras desse profeta menor

3 Lições-Chave que Podemos Aprender com o Pequeno Livro de Obadias