Sermão: Barrabás – O Trocado pelo Salvador

Aqui está uma pregação expositiva sobre a história de um personagem bíblico pouco conhecido, mas que teve um papel crucial na crucificação de Jesus Cristo: Barrabás. No texto base de Mateus 27:15-26, vemos como Pilatos deu ao povo a opção de escolher entre soltar Jesus ou Barrabás, um criminoso condenado à morte.

Título: Barrabás: O Trocado pelo Salvador

Texto Base: Mateus 27:15-26

Introdução:

Barrabás era um criminoso conhecido pela população e estava preso por liderar uma rebelião contra o Império Romano. Porém, algo inesperado aconteceu: ele foi escolhido para ser libertado em vez de Jesus. Como isso foi possível?

Vamos explorar essa história e entender o que ela tem a nos ensinar.

I. Barrabás, o criminoso

A. Rebelião contra Roma

B. Assassino

C. Condenado à morte

II. Jesus, o Salvador

A. O Filho de Deus

B. Perfeito e sem pecado

C. Condenado à morte injustamente

III. A escolha do povo

A. Pilatos dá a opção de escolha ao povo

B. Povo é influenciado pelos líderes religiosos

C. Barrabás é escolhido para ser libertado

IV. Barrabás, o trocado pelo Salvador

A. Barrabás representa todos nós, pecadores condenados à morte

B. Jesus se oferece para ser o nosso substituto

C. Exemplos bíblicos de pessoas que foram trocadas pelo Salvador:

1. Isaque, trocado pelo carneiro no sacrifício (Gênesis 22)
  1. Cordeiro da Páscoa, trocado pelos primogênitos (Êxodo 12)
  1. Bode expiatório, trocado pelos pecados do povo (Levítico 16)

Conclusão:

Barrabás foi libertado, mas Jesus foi condenado à morte. Porém, essa troca não foi em vão. Jesus se ofereceu para ser o nosso substituto, para nos libertar do pecado e da morte.

Que possamos reconhecer o sacrifício de Jesus em nosso favor e aceitá-lo como nosso Salvador.

Dicas para pregar este sermão sobre Barrabás

Meu querido, aqui estão algumas dicas para pregar este sermão sobre Barrabás:

1. Conheça o contexto histórico: Antes de pregar sobre Barrabás, é importante entender o contexto histórico em que ele viveu. Isso inclui a ocupação romana da Palestina, as tensões políticas e religiosas entre os judeus e os romanos, e a situação dos prisioneiros na época.

2. Identifique as características de Barrabás: Leia atentamente os relatos bíblicos que mencionam Barrabás e tente identificar suas características, como sua reputação, personalidade e atividades.

3. Analise o contraste entre Barrabás e Jesus: Barrabás foi um criminoso conhecido, enquanto Jesus era um mestre e líder religioso. Ao pregar sobre Barrabás, destaque o contraste entre esses dois personagens e a escolha que o povo fez em libertar Barrabás em vez de Jesus.

4. Mostre a importância da escolha: Destaque a importância da escolha que o povo fez em libertar Barrabás em vez de Jesus. Essa escolha teve consequências significativas para o destino de Jesus e para o curso da história. Incentive a congregação a refletir sobre as escolhas que fazem em suas próprias vidas e as consequências dessas escolhas.

5. Aponte para o sacrifício de Jesus: Embora Barrabás tenha sido libertado, Jesus acabou sendo crucificado no seu lugar. Use essa história como uma oportunidade para apontar para o sacrifício de Jesus na cruz e sua morte como pagamento pelos nossos pecados.

6. Encoraje a congregação a buscar a justiça de Deus: Finalmente, encoraje a congregação a buscar a justiça de Deus em suas próprias vidas e no mundo ao seu redor. Embora Barrabás possa ter sido liberado pelos homens, ele ainda seria julgado por Deus. Incentive a congregação a buscar justiça e a se arrepender de seus próprios pecados.

Gostou do tema? Se sim, então confira mais sermões: