A Páscoa e o Cordeiro Pascal – Sermão em Êxodo 12:1-13

Este esboço de sermão expositivo, explora o texto de Êxodo 12:1-13 e reflete sobre o significado da Páscoa e do Cordeiro Pascal.

Tema: A Páscoa e o Cordeiro Pascal

Texto base deste sermão: Êxodo 12:1-13

• Apresentação do tema: “A Páscoa e o Cordeiro Pascal”
  • Contextualização do texto em Êxodo: A libertação dos hebreus da escravidão no Egito
  • A importância do evento da Páscoa na história do povo de Deus

I. A instituição da Páscoa

• A orientação de Deus a Moisés para instruir o povo sobre como celebrar a Páscoa: Deus deu instruções detalhadas sobre como o cordeiro deveria ser escolhido, sacrificado e consumido, e como o sangue deveria ser aplicado às portas das casas.
  • O significado do cordeiro pascal: O cordeiro representava a salvação providenciada por Deus para o seu povo, que seria obtida através do sacrifício do cordeiro sem defeito.
  • A obediência do povo de Deus na celebração da Páscoa: O povo hebreu obedeceu fielmente às instruções de Deus e celebrou a Páscoa conforme o que havia sido ordenado.

II. A aplicação da Páscoa nos dias de hoje

• O cumprimento da promessa de Deus através do sacrifício de Jesus Cristo: Jesus se tornou o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, e através do seu sacrifício na cruz, a salvação é oferecida a todos que crêem.
  • A necessidade de aplicar o sangue de Jesus em nossas vidas: Assim como o sangue do cordeiro pascal era aplicado às portas das casas para proteger os hebreus, o sangue de Jesus deve ser aplicado às nossas vidas para nos proteger do pecado e da morte.
  • A importância de obedecer às ordens de Deus: Obediência às ordens de Deus é uma expressão de nossa fé em seu plano de salvação para nós. Assim como o povo hebreu obedeceu às instruções de Deus na celebração da Páscoa, nós também devemos obedecer às suas ordens para vivermos uma vida de acordo com a sua vontade.

Conclusão

• A importância da celebração da Páscoa na vida cristã: A celebração da Páscoa é uma oportunidade para lembrarmos do sacrifício de Jesus Cristo, renovarmos nossa fé e nos alegrarmos em nossa salvação.
  • A bênção de sermos protegidos e salvos através do sangue de Jesus: Quando aplicamos o sangue de Jesus em nossas vidas, somos protegidos do pecado e da morte, e podemos desfrutar da vida eterna com Deus.

Dicas para pregar este sermão em Êxodo 12:1-13

1. Conheça o contexto: Antes de começar a pregar sobre o texto, é importante ter uma compreensão clara do contexto em que o texto foi escrito. Leia os capítulos anteriores e posteriores ao capítulo 12 de Êxodo para ter uma visão geral da história.
  2. Estude a linguagem e a cultura da época: Para entender completamente o significado do texto, é útil estudar a linguagem e a cultura da época em que o texto foi escrito. Isso pode ajudar a esclarecer termos e expressões que podem ser confusos para um público moderno.
  3. Destaque o tema central: O tema central do texto é a celebração da Páscoa e o sacrifício do cordeiro pascal. Certifique-se de que o seu sermão destaque este tema central e como ele se relaciona com o plano de salvação de Deus.
  4. Explique o significado simbólico: O cordeiro pascal é um símbolo poderoso da salvação de Deus e do sacrifício de Jesus na cruz. Certifique-se de explicar claramente o significado simbólico do cordeiro pascal e como ele se aplica à vida cristã.
  5. Destaque a obediência do povo de Deus: A celebração da Páscoa envolveu a obediência fiel às instruções de Deus. Destaque a importância da obediência às ordens de Deus na vida cristã e como isso pode levar a uma vida abençoada e plena de propósito.
  6. Conclua com uma aplicação prática: Certifique-se de concluir o sermão com uma aplicação prática para a vida cristã. Por exemplo, você pode desafiar a congregação a aplicar o sangue de Jesus em suas vidas, obedecer às ordens de Deus e celebrar a Páscoa como uma oportunidade para lembrar do sacrifício de Jesus e renovar sua fé.