Amizade na bíblia: 4 histórias inspiradoras de amigos

A princípio, você deve entender que a amizade na bíblia é retratada por muitas histórias que nos inspiram a ter relacionamentos sinceros e saudáveis.

Ter um amigo de verdade para todas as horas é uma dádiva. Além de ser extremamente importante para suas relações sociais e seu crescimento como pessoa. 

Já que ter um amigo, faz com que o caminho que você tem a percorrer seja mais leve e passe mais rápido.

Amizade na bíblia: Você sabe o valor de um amigo?

Algumas pessoas foram privilegiadas com muitos amigos, mas a maioria pode contar os que têm, na palma da mão.

A quantidade pouco importa, o que realmente é essencial, é o quanto essa amizade impacta sua vida. O valor de um amigo está no quanto você pode confiar sua vida a ele e no quanto ele te aproxima do seu propósito de vida.

Quanto mais você se aproximar de Deus através de um amigo, mais valor ele terá na sua vida. É importante que você saiba valorizar essas amizades, entregando-as em oração e retribuindo o amor e cuidado na mesma medida.

Você tem amigos que te aproximam de Deus? Amigos em quem você pode confiar plenamente? Você tem valorizado os amigos que Deus colocou ao seu lado? 

Podemos encontrar amizades na bíblia através de algumas histórias marcantes. Veja a seguir os exemplos de amigos na Bíblia. 

1. Davi e Jônatas

Davi e Jônatas é uma das amizades da bíblia mais famosas, principalmente por conta do pai de Jônatas. Saul odiava, perseguia e tentava matar Davi

E mesmo assim, Davi e Jônatas protegiam um ao outro. Pois sabiam que a confiança é algo que os verdadeiros amigos compartilham.

A bíblia conta que Jônatas amou Davi com a sua alma, por isso tentou proteger seu melhor amigo das armadilhas de seu pai.

Os dois eram tementes ao Senhor e venceram muitas batalhas juntos, pois confiavam no poder de Deus e descansavam nos planos que Ele tinha para o ministério de cada um. 

2. Maria e Isabel

Amigas e primas, Maria e Isabel representam a alegria de comemorar as vitórias de seus amigos. 

Mesmo sendo virgem, Maria engravidou do Messias e Isabel engravidou sendo de idade avançada. Esses milagres fizeram as duas se alegrar pela conquista uma da outra. Aqueles que são seus verdadeiros amigos valorizam suas vitórias como se fossem deles também.

Além disso, o bebê da Isabel saltou de alegria quando ouviu a voz de Maria. Essa amizade na bíblia foi passada de geração, pois Jesus e João Batista também foram amigos.

3. Abraão e Ló

Abraão era tio de Ló, mas sua amizade com o sobrinho era além dos laços familiares. Eles saíram juntos do meio de seus parentes, para morar onde Deus mostraria. 

E mesmo quando decidiram se separar, Abraão orava e clamava a Deus pela vida do sobrinho e toda sua família.

Essa amizade na bíblia nos ensina que nossos amigos sempre devem estar em nossas orações e que a distância não é um impedimento.

Além disso, demonstra também que o sentimento de amizade não escolhe idade e nem parentesco. 

4. Rute e Noemi

Essa amizade na bíblia entre nora e sogra mostra a fidelidade de Rute em cuidar de Noemi mesmo que ela não tivesse mais nada a oferecer.

Noemi perdeu o marido e depois seus filhos, o que havia restado era apenas suas noras, mas como não podia mantê-las, pediu que retornassem às casas de seus pais.

Porém, Rute decidiu ficar com Noemi e enquanto as duas cuidavam uma da outra, Deus guardava o caminho delas. Uma amizade que representa o cuidado que devemos ter com aqueles que amamos.

Amizade na bíblia Versículos

Amizade na bíblia: Versículos

Por fim, destacamos alguns versículos sobre amizade na bíblia que você pode conferir e receber edificação.

Provérbios 17:17

“O amigo ama em todos os momentos; é um irmão na adversidade.”

1 João 4:11

“Amados, visto que Deus assim nos amou, nós também devemos amar uns aos outros.”

Jó 16:20-21

“Os meus amigos zombam de mim, enquanto os meus olhos derramam lágrimas diante de Deus, para que ele decida a contenda entre o homem e Deus, como quem decide a contenda entre homens.”

Gálatas 6:2

“Levem os fardos pesados uns dos outros e, assim, cumpram a lei de Cristo.”

João 15:12-17

“O meu mandamento é este: amem-se uns aos outros como eu os amei. Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida pelos seus amigos. Vocês serão meus amigos, se fizerem o que eu ordeno. Já não os chamo servos, porque o servo não sabe o que o seu senhor faz. Em vez disso, eu os tenho chamado amigos, porque tudo o que ouvi de meu Pai eu tornei conhecido a vocês. Não me escolheram vocês a mim, mas eu os escolhi a vocês; e os designei para irem e darem fruto, e para que o fruto de vocês permaneça, a fim de que tudo o que pedirem ao Pai em meu nome, ele lhes conceda. Este é o meu mandamento: amem-se uns aos outros.”

Vitória Lemos

Vitória Lemos é uma sonhadora cativa nas palavras, Tia rica de risadas e ideias do Ministério Infantil, dedicada aos dons e talentos e serva fiel do Reino na @adtcmutirao.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você precisa desativar o Adblock para continuar navegando em nosso site!