8 qualidades de um bom amigo

Antes de mais nada, a amizade é um dom do Senhor. É do Seu coração que nos envolvamos em relacionamentos saudáveis ​​e vivificantes. O que é fundamental não é apenas fazer e manter amigos, mas também reconhecer quais são as qualidades que devemos procurar ao considerar o que é um bom amigo.

1. Tem o melhor interesse no coração

Um sinal de um amigo de qualidade não é apenas que ele escolha estar em um relacionamento com você, mas que, sua amizade é de coração. 

Isso fica evidente pela ação, palavra e fruto da amizade que lhe oferecem. Se alguém é para você, eles procurarão ser uma força encorajadora e positiva em sua vida. Eles não vão te enganar, rebaixar ou menosprezar você. Em vez disso, eles também farão esforços para ajudá-lo a se sentir visto, conhecido e considerado. 

Em última análise, eles tem uma certa consideração pela amizade que eles colocam você antes de si mesmos. 

Já foi dito que o amor é colocar o outro antes de si mesmo, o que é verdade tanto no amor de amizade quanto em qualquer outro tipo de amor.

2. Responsabiliza você

Um amigo de qualidade é encorajador, animador e gentil, mas também o responsabiliza onde e quando for necessário. 

A marca de um verdadeiro amigo geralmente está em como ele aborda as coisas difíceis. Chamar atenção de alguém nunca é fácil, mas é tudo uma questão de posicionamento. 

Um bom amigo não permitirá que ocorra uma má decisão ou comportamento que não seja benéfico. Ainda assim, ele o fará de maneira apropriada, na qual a outra pessoa se sinta valorizada, respeitada e, finalmente, amada. 

Como cristãos, especialmente, devemos prestar contas uns aos outros por meio do amor, discernimento e orientação do Espírito Santo

Por exemplo, pense em como você foi ajudado por Deus em um caminho perigoso e pergunte a Ele como pode a ajudar um amigo.

3. Alguém em quem você pode confiar

dois bons amigos conversando

A confiança é um fator crítico em um relacionamento bom e saudável. É saber que a outra pessoa fala bem de você não só na sua cara, mas pelas costas. 

Isso inclui manter as coisas pessoais e muitas vezes vulneráveis ​​que eles compartilham com a máxima confiança e consideração pelo relacionamento que você compartilha. 

A confiança é conquistada e, quando manchada, pode ser difícil reconquistá-la. 

Pense o que significa para você confiar em outra pessoa e como pode ser uma pessoa confiável na vida das pessoas próximas.

4. Recíproco, não injusto

A amizade é uma via de mão dupla, se não for, algo está severamente desequilibrado. 

Muitas vezes, um sinal de um amigo ruim é quando ele está focado apenas em si mesmo e suga toda a conversa, tempo e energia para si. 

Há, é claro, momentos e situações em que alguém pode estar passando por uma grande problema, e o foco é deslocado para eles por necessidade, mas isso não deve ser o padrão e a base de toda a amizade. 

Ser recíproco é uma grande parte de ser um amigo honrado. Perguntar genuinamente como a outra pessoa está, lembrar detalhes específicos e importantes da vida do amigo e celebrar realizações é parte integrante de uma amizade boa e dinâmica. 

Quando uma amizade é injusta, ou seja, o amigo só pensa em si próprio, muitas vezes é evidente. 

É importante manter amigos que investem em você tanto quanto você procura investir neles.

5. Reserva tempo e esforço para você

No mesmo coração de ser recíproco, é importante manter amigos que reservem tempo para você e se esforcem. 

É igualmente importante que você faça o mesmo pela outra pessoa, mas tenha em mente o que significa honrar a outra pessoa. 

Isso pode ser identificar ou perguntar como essa pessoa se sente mais amada e encontrar essa linguagem do amor com esforço e ação. 

Também pode ser como reservar um tempo para ouvi-los, fazer uma refeição ou um café com eles ou reservar um tempo para orar por essa pessoa. 

Muito de ser um bom amigo está nos bastidores com Deus, vendo como você pode elevar essa pessoa por meio de Seu amor e compaixão por ela. 

Pergunte ao Senhor como você pode estar atento para reservar tempo e esforço para seus amigos e tomar nota dos amigos que procuram fazer isso por você.

6. Atencioso

amizade verdadeira

Ser uma pessoa atenciosa é um aspecto enorme de ser um bom amigo. Na aplicação, isso pode parecer estar atento e ciente de coisas como preferências ou alergias. 

Se você estiver recebendo um amigo com uma alergia alimentar específica, lembre-se de preparar uma refeição que ele possa comer. 

Também pode parecer manter o que eles gostam de fazer por preferência, para que não sejam colocados em uma situação desconfortável ou embaraçosa. 

A comunicação é um aspecto fundamental disso e, levando a sério o que eles dizem, você pode considerá-los conscientemente em suas próprias ações.

7. Boa Comunicação e Bons Limites

Antes de tudo, um bom amigo também é um bom comunicador. Isso significa oferecer expectativas claras, honestas e sinceras dentro da amizade. 

A comunicação é uma marca de um relacionamento saudável e é importante, especialmente na amizade, oferecer claramente o que você está sentindo, pensando ou precisando. 

Mas lembre-se, também é importante respeitar os limites que são dados ou estabelecidos. 

Um bom amigo respeita os limites e faz questão de estar atento ao que pode ou não fazer à outra pessoa.

8. Aproxima você de Cristo

O sinal e indicação mais importante de um bom amigo é que ele o encoraja em sua busca por Cristo. 

Isso não quer dizer que não podemos fazer amizade com aqueles que não conhecem a Deus, mas no contexto e na ideia de um bom amigo, ele deve estar empurrando você para Deus. 

Isso pode ser uma oração em conjunto, oferecendo sabedoria e conselhos bíblicos e sempre um incentivo para buscar a Deus em primeiro lugar. 

Além disso, também pode amar como Cristo nos ama e ser um verdadeiro representante Dele uns para os outros. 

Um amigo piedoso é mais chegado do que um irmão. (Provérbios 18:24).

Uma Oração Para Bons Amigos

Deus pai,

Nós nos reunimos para orar por amizades boas e piedosas. Senhor, Tu nos criaste para o relacionamento uns com os outros. É o cumprimento do Seu coração para nós em amizade quando nos amamos como nos amou de maneira piedosa e bondosa. 

Senhor, por favor, traga bons amigos para nós, e por favor, e que possamos ser bons amigos. Ajude-nos a encontrar as pessoas para que nos motivem a honrá-lo em primeiro lugar e da mesma forma, possamos os motivar. Senhor, obrigado pelo dom da amizade.

Em nome de Jesus, amém.

Veja também: Amizade na bíblia: 4 histórias inspiradoras.

Botão Voltar ao topo