Quem foi Berenice na bíblia? Significado e lições da pecadora impenitente
Berenice foi filha de Herodes Agipa I e irmã mais velha de Drusila, nascida por volta de 28 d.C., em uma família de raça mista. Aos 13 anos ela se casou com Marcos, filho de Tibério Júlio Alexandre. Após a morte de Marcos, Berenice casou-se novamente, casando agora com seu tio Herodes de Cálcis. O qual tiveram dois filhos: Berniceano e Hiranco.
Cerca de 48 d.C., Berenice ficou viúva novamente e se tornou objeto de escândalo incestuoso, passando a viver com o próprio irmão Agripa II. Anos mais tarde, casou-se pela terceira vez com Ptolomeu, rei da Sicília.
O casamento, não durou por muito tempo e então ela volta a viver uma vida completamente errada, com seu irmão. Tempos depois, ela se tornou amante dos imperadores romanos, Vespasiano e de seu filho Tito.
Berenice, uma mulher que abandonou a fé
Você deve estar pensando, assim como eu que a história dessa personagem bíblica chamada Berenice é realmente uma novela. E agora, você vai se chocar ainda mais, ao saber que ela era uma mulher de opinião forte, e quem em certa época foi defensora do povo judeu.
Pois bem, algumas fontes e estudiosos relatam que Berenice chegou a arriscar a sua própria vida para interceder pelos judeus. Sua fé era tão forte, que, em certa ocasião, rapou a cabeça e andou descalço para cumprir um voto feito a Deus. Seu estilo de vida, entretanto, fez com que se desviasse, e abandonasse a fé judaica.
Berenice e Agripa em Cesaréia
Quando Berenice e Agripa foram a Cesaréia com Festo a serviço do Estado, Agripa concordou em ouvir o caso de um prisioneiro, o apóstolo Paulo. Berenice ouviu Paulo defender sua tese em favor de Cristo, mas ignorou sua mensagem.
O fim de Berenice, como de qualquer outro que despreza a mensagem de Jesus Cristo, foi triste. Ela morreu em Roma, depois da queda de Jerusalém, com uma vida dissoluta, entregue aos prazeres da carne.
Berenice na bíblia
“E, passados alguns dias, o rei Agripa e Berenice vieram a Cesaréia, a saudar Festo.”
Atos 25:13
“E, no dia seguinte, vindo Agripa e Berenice, com muito aparato, entraram no auditório com os tribunos e homens principais da cidade, sendo trazido Paulo por mandado de Festo.”
Atos 25:23
“E, dizendo ele isto, levantou-se o rei, o presidente, e Berenice, e os que com eles estavam assentados.”
Atos 26:30
Significado do nome Berenice
O nome Berenice, originado do grego “Bernike”, significa “vitoriosa” ou “portadora da vitória”. Este nome feminino representa alguém que traz ou alcança a vitória.
Lições que podemos aprender com a história de Berenice
A história de Berenice, filha de Herodes Agripa I, é uma narrativa intrigante de uma mulher que viveu em meio ao poder, à controvérsia e ao conflito entre a fé e os prazeres mundanos. Através da vida de Berenice, podemos tirar várias lições importantes, relacionadas às advertências bíblicas sobre fidelidade, moralidade e os perigos do desvio da fé. Vamos examinar alguns pontos-chave, com base nas Escrituras.
1. Cuidado para não perder a fé e se entregar aos prazeres da carne
“Disse-me o Senhor: Vai outra vez, ama uma mulher amada de seu amigo, e adúltera, como o Senhor ama os filhos de Israel, embora se voltem para outros deuses e amem bolos de passas.”
Oséias 3:1
Assim como Israel, Berenice tinha o conhecimento da verdade, mas escolheu os prazeres da carne e os relacionamentos incestuosos, afastando-se da sua fé. Devemos ter cuidado e zelo para não deixar nossa fé se esfriar e então se entregarmos as paixões momentâneas.
2. Mantenha a pureza e a santidade
“Mas, por causa da imoralidade, cada um deve ter a sua própria esposa, e cada mulher o seu próprio marido.”
1 Coríntios 7:2
A vida de Berenice foi marcada por casamentos problemáticos e relacionamentos controversos, especialmente seu vínculo incestuoso com seu irmão Agripa II. Isso ecoa as advertências de Paulo sobre as complicações que surgem nos relacionamentos fora dos princípios bíblicos.
A escolha de Berenice de viver com seu irmão e posteriormente envolver-se com imperadores romanos nos mostra o perigo dos problemas e a degradação moral que surgem quando se ignora a ordem divina para os relacionamentos.
3. Não ignore à Mensagem de Cristo
“Enquanto se diz: Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais os vossos corações, como na provocação.”
Hebreus 3:15
Quando Berenice ouviu a defesa do apóstolo Paulo sobre Cristo, ela escolheu ignorar a mensagem, endurecendo o seu coração. Contudo, a Bíblia constantemente adverte sobre a necessidade de responder ao chamado de Deus com um coração aberto. Deus sempre nos dá uma oportunidade de salvação, só depende de nós, aceitar ou ignorar.
4. Não seja hipócrita
“Porque, assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem obras é morta.”
Tiago 2:26
Apesar dos desvios de Berenice, houve momentos em que ela defendeu o povo judeu, chegando a arriscar sua vida por eles. Isso mostra a complexidade da natureza humana e a hipocrisia que pode existir mesmo em vidas aparentemente comprometidas com o pecado. No entanto, sem uma verdadeira transformação, essas ações são insuficientes.
5. Abandone o pecado e receba a vida eterna
“Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus nosso Senhor.”
Romanos 6:23
O fim de Berenice foi de dissolução e tristeza, um fim comum para aqueles que desprezam a mensagem de Cristo e escolhem viver em oposição aos ensinamentos de Deus. A Bíblia nos lembra que os caminhos do pecado levam à morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna.
Escolha hoje, viver para Cristo em santidade e adoração!
“Se pecaste, não te deites sem arrependimento, porque a falta de arrependimento… endurece ainda mais o coração.”
John Bunyan
Estudo extraído da Bíblia de Estudo da mulher – RA