Por que um cordão de três dobras não se quebra facilmente?

“Um cordão de três dobras não se rompe facilmente.” – Eclesiastes 4:12

Sobre o que esse versículo está falando e como isso se aplica especificamente à sua vida? Vamos examinar a verdade deste versículo.

O que é um cordão de três dobras?

Para ajudá-lo a entender isso, deixe-me pintar um quadro para você. 

De vez em quando, minha esposa passa pela tarefa de trançar o cabelo de nossa filha. Você deveria ver o drama que elas passam para fazer isso. 

Na trança, ela está entrelaçando os cabelos mantendo-os juntos. No entanto, com o tempo, as tranças precisam ser desfeitas para lavar o cabelo. 

Quando chega a hora de desfazer as tranças, é aí que começa a verdadeira “diversão”. Com o tempo, as tranças tornaram-se mais fortes e torna-se uma tarefa muito difícil desfazê-las. Se você já desfez tranças, provavelmente está concordando agora.

Este é um exemplo de como funciona um cordão de três dobras. É simplesmente um cordão de três fios que se tornam trançados ou entrelaçados. 

Este tipo de cordão é muito difícil de romper. Não significa que não possa ser quebrado, significa apenas que é mais difícil.

Qual é o pleno significado de Eclesiastes 4:12?

Para entender este versículo, vamos voltar um pouco e olhar para este pensamento completo.

“É melhor dois do que um porque têm uma boa recompensa por seus esforços. Pois se um deles cair, seu companheiro pode levantá-lo; mas tenha pena daquele que cai sem outro para levantá-lo. Além disso, se dois se deitarem juntos, eles podem se manter aquecidos; mas como uma pessoa sozinha pode se aquecer? E se alguém domina uma pessoa, duas podem resistir a ele. Um cordão de três fios não se rompe facilmente.” – Eclesiastes 4:9-12

Quando você lê o pensamento completo aqui, descobre que Salomão está falando sobre o poder dos relacionamentos. 

Isso pode se aplicar a amizades, casamentos, praticamente qualquer tipo de relacionamento. 

Em alguns casamentos, eles incorporam uma trança de três cordas como parte da cerimônia. Neste caso, os três cordões que não se rompem facilmente representam a noiva, o noivo e Deus. 

Essa é uma representação fantástica, mas como nem todos que estão lendo isso são casados, vamos considerar algumas aplicações que se aplicam a todos.

Realidade prática de Eclesiastes

Uma das coisas mais importantes que esta passagem da Bíblia quer que você saiba é que todos nós precisamos uns dos outros. 

Depois que Deus criou Adão, ele disse palavras que eram verdadeiras na época e permanecem verdadeiras até hoje.

“O Senhor Deus disse: “Não é bom que o homem esteja só”. – Gênesis 2:18

Muitas vezes, isso é aplicado em um sentido conjugal, mas isso é verdade se você é casado ou não. Não é bom você ficar sozinho. 

A ideia de uma pessoa que pensa que não precisa de ninguém não é apenas ruim para o indivíduo, é estranha ao desígnio de Deus para a humanidade. 

Todos precisamos uns dos outros. Eu preciso de você tanto quanto você precisa de mim. Fomos criados para a comunhão. Isso inclui comunhão com Deus e com os outros.

3 dobras para incluir em seu cordão de três dobras

Eu quero que você olhe para este cordão de uma perspectiva diferente por um momento. 

Quero usar o cordão de três dobras como uma analogia para três cordões que você deve considerar em sua vida. 

Acredito que se você tiver isso, construirá o cordão de três dobras que não é facilmente quebrado. Para fazer isso, vejamos alguns dos versículos de Eclesiastes 4:9-12.

O cordão da responsabilidade

“Pois se um deles cair, seu companheiro pode levantá-lo; mas tenha pena daquele que cai sem outro para levantá-lo.” – Eclesiastes 4:10

Um dos cordões que você deve ter em sua vida é a responsabilidade. Deve haver pessoas em sua vida com as quais você possa ser aberto e honesto. Deve haver alguém em sua vida que você permita corrigir, repreender, encorajar e motivá-lo a ser tudo o que Deus o chamou para ser. 

A razão pela qual muitas pessoas caem é porque não têm ninguém a quem possam prestar contas. Novamente, isso cai na armadilha de estar sozinho. 

O ponto principal da responsabilidade é evitar que você caia, mas se você cair, é ótimo saber que há alguém pronto para levantá-lo e restaurá-lo.

“Irmãos e irmãs, se alguém for pego em pecado, vocês que vivem pelo Espírito devem restaurar essa pessoa gentilmente. Mas cuidem-se, ou vocês também serão tentados.” – Gálatas 6:1

Isso é responsabilidade em ação.

O cordão da unidade

“Além disso, se dois se deitarem juntos, eles podem se aquecer; mas como uma pessoa sozinha pode se aquecer?” – Eclesiastes 4:11

A palavra em que quero que você se concentre neste versículo é juntos. Este é o coração da unidade. 

Observe que Salomão diz que um dos benefícios de estar juntos é o calor. Se você aplicar isso ao seu relacionamento com Jesus, uma das maneiras de mantermos o amor de Deus ardendo em nossos corações é encorajando e inspirando uns aos outros. 

Lembro-me de quando estava na faculdade e conheci alguns outros jovens que estavam em chamas por Jesus. 

Se você não está familiarizado com essa terminologia, significa simplesmente que eles amavam Jesus e isso se mostrou em suas palavras e ações. 

Esse tipo de amor é contagioso, e cresce quando você está unido a outros crentes. Ao se conectar com outros crentes que amam a Deus tanto quanto você, isso manterá o fogo quente do amor de Deus queimando em seu coração.

O cordão da resistência

“E se alguém domina uma pessoa, duas podem resistir a ele.” – Eclesiastes 4:12

Ao passar por esta jornada cristã, você enfrentará desafios. Eles não apenas virão externamente de Satanás, mas também virão internamente de sua natureza pecaminosa. 

Para lutar contra esses dois inimigos, às vezes você deve resistir e, convenhamos, às vezes você se cansa. 

Há uma expressão no boxe que diz que o cansaço faz de todos nós covardes. Quando você se cansa, fica vulnerável. É aqui que o corpo de Cristo entra em ação. 

Quando você está cansado e a ponto de ser dominado, seu irmão ou irmã em Cristo pode intervir e ajudá-lo a permanecer forte. 

É incrível como sua coragem e ousadia podem aumentar quando você não está sozinho. Lembre-se que você não foi criado para ficar sozinho. 

Quando estiver cansado, você apreciará as pessoas ao seu redor, ajudando-o a superar.

Qual é o resultado deste cordão de três dobras?

Quando você considera o impacto desse tipo de cordão de três dobras em sua vida, acho que duas coisas acontecem. Você pode fazer mais e você pode ser mais. Considere Eclesiastes 4:9:

Melhor é dois do que um porque têm uma boa recompensa pelos seus esforços.”

Em última análise, a beleza de um cordão de três dobras é que ele o torna mais forte. Deus sabia disso desde o início e há muitos textos em toda a Bíblia que apoiam isso. 

Com isso em mente, quero lhe fazer uma pergunta. Com quem você está conectado? Isso o tornará mais forte, mais responsável e mais produtivo, então vou perguntar novamente: com quem você está conectado?

É essencial que você se conecte com outros no corpo de Cristo. Se essas pessoas não existem em sua vida, ore para que Deus as traga. 

Em última análise, você será melhor para ele. No entanto, isso não apenas beneficiará você, mas também aqueles com quem está conectado. 

Às vezes você será a corda que precisa ser levantada, e às vezes você será a corda que levanta. 

Independentemente do papel que você desempenhará, e eles mudarão às vezes, apenas fazer parte desse cordão de três dobras significa que você não será facilmente quebrado. 

Você não foi feito para ficar sozinho e nem eu. Vamos crescer juntos, fortalecendo uns aos outros para sermos o povo de Deus que ele deseja que sejamos.


Autor Clarence L. Haynes Jr. 

Botão Voltar ao topo